NOVA AURORA

PARANÁ

Adaptação de “Odisseia”, de Homero, chega nesta sexta-feira ao Teatro Guaíra

Publicado em

O Miniauditório Glauco Flores de Sá Brito recebe de sexta (18) a domingo (20) o espetáculo “Odisseia de Homero, canto 4 – Helena de Esparta”. As apresentações da Cia Iliadahomero de Teatro serão na sexta e sábado, às 20 horas, e no domingo, às 19 horas, com entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do espetáculo.

Nesta apresentação, o público é convidado a mergulhar no universo épico de Homero, autor daquela que é considerada a primeira grande narrativa da literatura ocidental. “Odisseia” está, ao lado da “Ilíada”, entre os textos fundacionais da língua grega e, por extensão, das tradições greco-latinas — funcionando, por assim dizer, como um primeiro “dicionário” poético da cultura ocidental.

Mais do que a origem das palavras, encontramos em Homero o sentido primordial do dizer: o uso vivo da linguagem em sua forma inaugural. “Ilíada” e “Odissei”a oferecem também um modelo narrativo-retórico que atravessa séculos de literatura — verdadeiros manuais do contar, do como contar e do porquê contar histórias.

Leia Também:  Em expansão, raça de gado paranaense Purunã terá avaliação para aprimoramento

Das várias traduções existentes, a Cia Iliadahomero de Teatro utiliza a realizada por Manoel Odorico Mendes, vertida diretamente do original grego, publicada em 1874.

“É uma tradução experimental, um português que nunca foi falado pelos mortais, assim como os poemas de Homero, escritos numa fusão de pelo menos quatro dialetos, uma língua dos Deuses”, afirma o diretor Octavio Camargo.

Serviço:

Datas e horários: 18, 19 e 20 de abril

Sexta e sábado às 20h e domingo às 19h

Local: Teatro Guaíra – Miniauditório Glauco Flores de Sá Brito (Rua Amintas de Barros, 70 – Centro – Curitiba)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

Published

on

By

A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

Leia Também:  Be8 vai investir em esmagadora de soja para aumentar produção de biodiesel, em Marialva

“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

Leia Também:  16,6% do valor do IPVA lançado em 2023 tem pagamento em atraso; veja como regularizar

“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA