NOVA AURORA

PARANÁ

2 mil pessoas acompanharam o concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná neste domingo

Publicado em

O Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) lotou na manhã do último domingo (13) para o concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), que segue celebrando os seus 40 anos com uma programação especial. Mais de 2 mil pessoas acompanharam o evento sob regência do maestro convidado José Soares. A orquestra interpretou obras de Sergei Prokofiev e Robert Schumann, grandes compositores da história, emocionando o público.

“Foi uma honra imensa reger a Orquestra Sinfônica do Paraná nesse momento tão simbólico da sua história”, destacou José Soares, que já havia colaborado com a Orquestra Sinfônica do Paraná.

A primeira parte do programa trouxe o “Concerto nº 2 para Piano”, de Prokofiev, obra caracterizada pela complexidade técnica e intensidade emocional, e que contou com a participação do solista convidado Estefan Iatcekiw, pianista curitibano de 20 anos que vem ganhando destaque internacional e que já é um dos nomes mais importantes da nova geração do piano brasileiro.

A apresentação marcou o retorno de Iatcekiw ao palco do Teatro Guaíra, que ele considera como uma segunda casa. Ele estudou na Juilliard School, em Nova Yotk, uma das instituições de artes performativas mais reconhecidas do mundo. “É um prazer enorme voltar a este teatro com a orquestra. Eu toco aqui desde pequeno aqui, sou muito grato, é uma alegria imensa”, disse. “Eu cresci assistindo a esses músicos e aprendi muito com eles. Essa apresentação teve um sabor ainda mais especial por fazer parte das comemorações dos 40 anos”.

Leia Também:  Paraná sediará Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação; inscrições abertas

O jovem artista iniciou seus estudos aos 5 anos e, aos 9 anos, passou a ser orientado pela pianista russa Olga Kiun. Em 2019, também foi aceito no Conservatório Tchaikovsky de Moscou como o aluno mais jovem da história da instituição. Desde então, vem se apresentando como solista em importantes salas de concerto no Brasil e no Exterior.

Na segunda parte do concerto, a Orquestra Sinfônica do Paraná apresentou a “Sinfonia nº 3 Renana”, de Robert Schumann. A obra, inspirada nas paisagens do rio Reno, foi conduzida com lirismo pelo maestro.

O público ficou impactado. O ator e escritor Antonio Sérgio, frequentador assíduo das apresentações da Orquestra Sinfônica do Paraná desde a sua fundação em 1989, considerou um dos melhores concertos que já presenciou. “Na minha opinião, foi o melhor concerto dos últimos dois anos. A orquestra está em um nível impressionante, e o jovem pianista foi simplesmente extraordinário”, disse.

A atuação de Estefan também impressionou dois jovens estudantes de 17 anos, João Camargo e Leon Leminski. “Foi a minha parte preferida do concerto. O piano expressa a alma”, disse Leon. João, que assistiu ao concerto da Orquestra pela primeira vez com o amigo, completou: “Fiquei muito impactado com o desempenho da Orquestra”.

Leia Também:  Oito municípios do Paraná têm 158 vagas abertas em cursos gratuitos sobre turismo

40 ANOS – O concerto deste domingo faz parte de uma série de apresentações que celebram os 40 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná, que serão comemorados oficialmente no final de maio, com concertos especiais sob regência do diretor musical e maestro titular Roberto Tibiriçá.

Estão programadas três apresentações, nos dias 28 e 29 de maio e 1 de junho, com a execução da grandiosa Sinfonia nº 2 de Gustav Mahler, conhecida como Sinfonia da Ressurreição. Além disso, uma websérie documental com quatro episódios será lançada no YouTube do Instituto de Apoio à OSP e do Teatro Guaíra, resgatando momentos marcantes da trajetória do grupo.

Fundada em 1985, a OSP é a principal orquestra pública do Estado e uma das mais respeitadas do País. Com mais de mil apresentações realizadas e cerca de 900 obras em seu repertório, a orquestra segue emocionando plateias e reafirmando seu papel como patrimônio cultural do Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Na WTM Latin America, Paraná apresenta potencial turístico ao mercado internacional

Published

on

By

O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná e da Secretaria do Turismo (Setu-PR), promove e participa de uma série de reuniões com empreendedores, prestadores de serviços, organizadores de eventos e empresas do setor turístico, com foco em ampliar o alcance do mercado paranaense diante do trade global. Os encontros ocorrem durante a WTM Latin America, maior evento do setor de turismo da América do Sul, que acontece São Paulo (SP).

A World Travel Market (WTM) Latin América teve início na segunda-feira (14), segue até o dia 16 e espera atrair mais de 29 mil pessoas ao Expo Center Norte. Apenas nesta terça-feira (15), os paranaenses se reuniram com representantes da Expo BH, com a operadora de turismo FRT, a CCR Aeroportos, Azul Linhas Áreas, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), com a plataforma online Civitatis e diversas outros players do mercado turístico global.

Além do espaço e participação em reuniões, o Governo do Estado reúne em seu estande expositores paranaenses que apresentam a rede hoteleira, gastronomia, atrativos e demais serviços do turismo estadual. Novos mapas dos segmentos de Turismo Gastronômico e Ecoturismo & Aventura, traduzidos para o inglês, também podem ser encontrados no espaço. 

“Esta feira tem cerca de 30 mil pessoas conhecendo os produtos brasileiros e o Paraná está na entrada principal do Centro de Eventos em São Paulo. Estamos apresentando nossos cartões de visita para a América Latina e para o mundo”, afirmou o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos. “É mais uma ação da nossa Setu para reforçar a divulgação do Estado”.

Leia Também:  Dia de Luta da Pessoa com Deficiência: Paraná acumula avanços na garantia de direitos

CONTATO COM O MERCADO – Entre os temas debatidos nas reuniões estão a captação de eventos e de convenções para o Paraná, estudos para ampliação de mercado turístico e soluções para empreendimentos do setor. O encontro com a Operadora FRT teve como mote a promoção de Curitiba e Foz do Iguaçu por meio de Famtours e Roadshows, modalidades em que agentes de viagens são convidados a conhecer destinos presencialmente, facilitando a venda futura dos atrativos.

Outro encontro importante foi com a CCR Aeroportos, que administra os aeroportos Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba, e de Foz do Iguaçu e Londrina, além de diversos outros municípios brasileiros.

Graziella Delicato, gerente executiva de negócio aéreos da empresa, explica que a reunião ajudou a elucidar estratégias para captação e atração de novas rotas aéreas, nacionais e internacionais ao Paraná. “Essa foi uma oportunidade de ampliar o contato direto do Paraná com as companhias aéreas. O Estado mostrou os investimentos realizados no setor, para que novas empresas e rotas se somem às que já estão em operação. A CCR tem esse papel, de prover estrutura e ampliar o contato do destino com as empresas áreas. É um compromisso que a gente firmou com o Estado, de aumentar a oferta doméstica e internacional”, disse.

ALCANCE – A WTM Latin America é um dos maiores eventos B2B (business to business, ou empresa para empresa) de viagens e turismo da América Latina. Ela é palco de oportunidades para os players conhecerem destinos e profissionais qualificados do setor. A edição de 2024 reuniu 797 marcas e expositores de 41 países. Segundo a organização, este ano deve registrar números ainda maiores, graças aos novos painéis, ampliação no número de palcos e aumento de 10% no espaço de exposições.

Leia Também:  Escolas estaduais e municipais já estão participando da nova força-tarefa de vacinação

“A feira é um ambiente oportuno para apresentação e negociação com o mercado”, explicou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor no Estado. “Em outras gestões, o Turismo do Paraná era tímido, mas agora, com os investimentos e ações do Estado, conseguimos impactar o mercado em feiras do Brasil e Exterior, chamando atenção do trade e recebendo cada vez mais turistas. O comprometimento do Paraná com o turismo é muito grande”.

CODESUL – Ainda nesta terça-feira, o Paraná marcou presença na reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). Com a participação do diretor-presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o encontro discutiu ações de fomento ao turismo do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul.

Durante o encontro, foi assinada a ata que estabelece cooperação mútua entre os três estados do Sul e a Embratur para desenvolvimento em áreas de interesse comum, como a promoção turística, melhoria de práticas na liderança turística e expansão área do Codesul, visando aumentar a conectividade aérea da região.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA