NOVA AURORA

PARANÁ

Incubada no Tecpar, startup quer aumentar eficiência do processo de geração de energia solar

Publicado em

Uma solução inovadora para reduzir custos e aumentar a eficiência no setor de energias renováveis está sendo desenvolvida com o apoio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). A proposta é da i9+ Baterias Elétricas e Energias, empresa selecionada no mais recente edital da Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), voltado ao fomento de empreendimentos de base tecnológica.

Com o apoio da Intec, a empresa trabalha na criação de um equipamento que avalia a eficiência e a degradação dos painéis solares, chamado Traçador de Curva IxV de baixo custo para módulos solares fotovoltaicos.

Os traçadores são utilizados para diagnosticar problemas nos módulos fotovoltaicos, como condições de sombreamento, conexões defeituosas ou de degradação, e também para medir o potencial de geração de energia desses painéis.

O gerente do Creative Hub do Tecpar, Rogério Moreira de Oliveira, explica que muitos painéis que são descartados após um período de vida útil ainda têm condições de gerar energia. O projeto da i9+ propõe uma segunda aplicação para esses painéis, ou seja, que eles sejam usados para formar módulos para geração fotovoltaica com 70% de vida útil de geração de energia – e todos dentro do mesmo padrão.

“Para conseguir identificar esses padrões e saber o quanto cada um desses painéis ainda está gerando de energia, será aplicado o traçador de curva que está sendo desenvolvido. O equipamento faz essa identificação para que seja possível montar estações para geração de energia fotovoltaica, usando painéis com a mesma capacidade”, diz.

Sandro Moreira, CEO da i9+, ressalta que ter apoio do Tecpar neste projeto é fundamental, porque permite contar com infraestrutura especializada, suporte técnico e conexões estratégicas. Para ele, isso facilita tanto o aprimoramento do produto quanto sua futura inserção no mercado.

Leia Também:  Nos EUA, Viaje Paraná mostra potenciais do Estado para operadoras de cruzeiros

“Buscamos a Intec para acelerar o desenvolvimento e a validação do nosso produto, aproveitando a estrutura e o suporte oferecidos. Nosso objetivo com essa parceria é transformar a inovação em uma solução viável para o mercado, garantindo acesso a recursos tecnológicos e networking qualificado”, salienta.

Por ter sido selecionada na modalidade residente do programa da Intec, a i9+ Baterias contará com um espaço físico para estabelecer sua linha de desenvolvimento, além de todos os recursos que o Tecpar, via Creative Hub, coloca à disposição das incubadas.

“A Intec pode dar o aval necessário para um projeto que está iniciando e que muitas vezes ainda é desconhecido no mercado. Pelo fato de ter sido selecionada por uma incubadora tecnológica, essa empresa já ganha uma visibilidade diferenciada frente ao mercado, e na medida que o projeto necessite, ela recebe todo o apoio das mentorias nas áreas de negócio e tecnologia”, enfatiza o gerente do Creative Hub.

DIFERENCIAL – O CEO da i9+ explica que o produto que está sendo desenvolvido com o apoio da Intec se destaca por integrar, em um único equipamento, a medição elétrica e a captura de parâmetros ambientais para a avaliação do desempenho e da degradação dos módulos fotovoltaicos. Segundo ele, não há indícios de que exista no Brasil o desenvolvimento de hardware e de software dessa natureza.

“Nosso produto atende a necessidade de monitoramento e análise do desempenho dos painéis fotovoltaicos. Ele permite prever falhas e otimizar a geração de energia, garantindo maior eficiência e durabilidade dos sistemas solares. Isso representa economia para os consumidores e maior confiabilidade para o setor”, afirma.

De acordo com Sandro Moreira, ao utilizar métodos avançados – que combinam diversos tipos de análises e Inteligência Artificial – o sistema da i9+ corrige e processa os dados coletados, possibilitando comparações precisas com as especificações dos fabricantes e com registros históricos.

Leia Também:  UEL define calendário de atividades de graduação do ano letivo de 2023

Embora existam diversos tipos e marcas de traçadores no mercado, seus custos ainda são bastante elevados. Este é outro diferencial do produto da i9+. “Essa abordagem integrada e de baixo custo confere uma análise mais abrangente e automatizada, diferenciando-o dos traçadores convencionais disponíveis tanto no mercado nacional quanto internacional”, destaca.

Nossa tecnologia tem impacto positivo no meio ambiente, pois contribui para o melhor aproveitamento da energia solar, reduzindo desperdícios e incentivando o uso de fontes limpas e renováveis. Além disso, beneficia o setor energético, permitindo diagnósticos mais precisos e manutenção preventiva em instalações fotovoltaicas.

EDITAL – A Intec está com edital aberto até 2026 para novos ingressos de empresas ou startups interessadas em participar do seu programa de incubação.

Atualmente, sete startups de base tecnológica participam do programa de incubação do Tecpar, e outras duas estão em processo de adesão. A intenção do instituto é chegar a 20 empresas apoiadas.

A oportunidade é voltada para empresas de base tecnológica, ou seja, aquelas que investem em tecnologia nos seus processos, no desenvolvimento de seus produtos, e que sejam, preferencialmente, empresas de hardware.

Para se candidatar a uma vaga, os participantes precisam demostrar inovação em seu projeto de produtos, serviços ou modelos de negócio inovadores, conforme critérios que serão avaliados por uma banca examinadora.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Na WTM Latin America, Paraná apresenta potencial turístico ao mercado internacional

Published

on

By

O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná e da Secretaria do Turismo (Setu-PR), promove e participa de uma série de reuniões com empreendedores, prestadores de serviços, organizadores de eventos e empresas do setor turístico, com foco em ampliar o alcance do mercado paranaense diante do trade global. Os encontros ocorrem durante a WTM Latin America, maior evento do setor de turismo da América do Sul, que acontece São Paulo (SP).

A World Travel Market (WTM) Latin América teve início na segunda-feira (14), segue até o dia 16 e espera atrair mais de 29 mil pessoas ao Expo Center Norte. Apenas nesta terça-feira (15), os paranaenses se reuniram com representantes da Expo BH, com a operadora de turismo FRT, a CCR Aeroportos, Azul Linhas Áreas, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), com a plataforma online Civitatis e diversas outros players do mercado turístico global.

Além do espaço e participação em reuniões, o Governo do Estado reúne em seu estande expositores paranaenses que apresentam a rede hoteleira, gastronomia, atrativos e demais serviços do turismo estadual. Novos mapas dos segmentos de Turismo Gastronômico e Ecoturismo & Aventura, traduzidos para o inglês, também podem ser encontrados no espaço. 

“Esta feira tem cerca de 30 mil pessoas conhecendo os produtos brasileiros e o Paraná está na entrada principal do Centro de Eventos em São Paulo. Estamos apresentando nossos cartões de visita para a América Latina e para o mundo”, afirmou o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos. “É mais uma ação da nossa Setu para reforçar a divulgação do Estado”.

Leia Também:  Governador entrega 10 novos caminhões para combate a incêndios

CONTATO COM O MERCADO – Entre os temas debatidos nas reuniões estão a captação de eventos e de convenções para o Paraná, estudos para ampliação de mercado turístico e soluções para empreendimentos do setor. O encontro com a Operadora FRT teve como mote a promoção de Curitiba e Foz do Iguaçu por meio de Famtours e Roadshows, modalidades em que agentes de viagens são convidados a conhecer destinos presencialmente, facilitando a venda futura dos atrativos.

Outro encontro importante foi com a CCR Aeroportos, que administra os aeroportos Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba, e de Foz do Iguaçu e Londrina, além de diversos outros municípios brasileiros.

Graziella Delicato, gerente executiva de negócio aéreos da empresa, explica que a reunião ajudou a elucidar estratégias para captação e atração de novas rotas aéreas, nacionais e internacionais ao Paraná. “Essa foi uma oportunidade de ampliar o contato direto do Paraná com as companhias aéreas. O Estado mostrou os investimentos realizados no setor, para que novas empresas e rotas se somem às que já estão em operação. A CCR tem esse papel, de prover estrutura e ampliar o contato do destino com as empresas áreas. É um compromisso que a gente firmou com o Estado, de aumentar a oferta doméstica e internacional”, disse.

ALCANCE – A WTM Latin America é um dos maiores eventos B2B (business to business, ou empresa para empresa) de viagens e turismo da América Latina. Ela é palco de oportunidades para os players conhecerem destinos e profissionais qualificados do setor. A edição de 2024 reuniu 797 marcas e expositores de 41 países. Segundo a organização, este ano deve registrar números ainda maiores, graças aos novos painéis, ampliação no número de palcos e aumento de 10% no espaço de exposições.

Leia Também:  Secretaria da Fazenda registra aumento de arrecadação do ITCMD

“A feira é um ambiente oportuno para apresentação e negociação com o mercado”, explicou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor no Estado. “Em outras gestões, o Turismo do Paraná era tímido, mas agora, com os investimentos e ações do Estado, conseguimos impactar o mercado em feiras do Brasil e Exterior, chamando atenção do trade e recebendo cada vez mais turistas. O comprometimento do Paraná com o turismo é muito grande”.

CODESUL – Ainda nesta terça-feira, o Paraná marcou presença na reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). Com a participação do diretor-presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o encontro discutiu ações de fomento ao turismo do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul.

Durante o encontro, foi assinada a ata que estabelece cooperação mútua entre os três estados do Sul e a Embratur para desenvolvimento em áreas de interesse comum, como a promoção turística, melhoria de práticas na liderança turística e expansão área do Codesul, visando aumentar a conectividade aérea da região.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA