NOVA AURORA

PARANÁ

Missal terá curso de encanadores, parte das obras de 54 km de redes coletoras

Publicado em

Estão abertas as inscrições para o Curso de Encanador da Sanepar em Missal. Esta é uma oportunidade de aprimoramento técnico para profissionais que trabalham com instalações hidráulicas. O curso é gratuito e tem vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas na sede da Agência do Trabalhador, no CRAS ou ainda pelo WhatsApp (44) 99148-7555.

A capacitação será realizada no dia 16 de abril, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na Escola do Trabalho, Rua Dom Pedro I, 225. O objetivo é preparar os profissionais para executarem de forma segura e correta as ligações dos imóveis dos clientes à rede pública de coleta e tratamento, auxiliando para que o esgoto siga o curso correto até o sistema de tratamento, sem causar transtornos para os moradores ou danos ambientais por uma instalação inadequada.

Os participantes vão receber informações técnicas sobre as interligações dos imóveis ao sistema de saneamento, a verificação de níveis e de medições, instalação de caixas de passagens e de gordura e canalização adequada da água da chuva. O curso e todo o material didático fornecido é gratuito. Os participantes terão direito a almoço e receberão certificados.

Leia Também:  Portos do Paraná apresenta projeto de revitalização do Barão de Teffé em Antonina

A Sanepar também promove, na terça-feira (15), uma reunião com os moradores da cidade para falar sobre o andamento das obras de implantação do serviço de coleta e tratamento de esgoto e a importância da ligação correta entre os domicílios e a rede pública, além do uso adequado das instalações hidráulicas. O encontro será às 19h, na Escola Municipal Renascer, Rua do Ofício, 50.

OBRAS – O curso de encanador e a reunião comunitária fazem parte do Programa de Trabalho Social da Sanepar que segue em paralelo às obras de implantação do sistema de esgoto doméstico. Na cidade, por meio de convênio entre Sanepar, Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, estão sendo finalizadas as obras de instalação de mais de 54 quilômetros de rede coletora, duas unidades de bombeamento e cerca de 12 quilômetros de tubulações que levarão o esgoto coletado até a estação de tratamento.

Leia Também:  Piana destaca vantagens competitivas do Paraná em fórum econômico na China

Para essas obras, são investidos R$ 19,44 milhões, que irão beneficiar mais de 2.500 famílias que moram na região urbana de Missal.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Membros de oito comitês da Fundação Araucária que julgam projetos tomam posse

Published

on

By

Tomaram posse nesta segunda-feira (14) os 216 membros dos oito Comitês Assessores de Áreas (CAAs) da Fundação Araucária. Destes, 24 assumem a coordenação.

Entre outras funções, os comitês são os responsáveis por analisar, avaliar e selecionar os projetos submetidos a chamadas públicas da Fundação Araucária, instituição ligada ao Governo do Estado que atua para fomentar o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Paraná por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.

Os comitês atuam em oito áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde e Engenharias.

“Os comitês assessores são fundamentais porque não há ciência, não há mérito na ciência se as propostas não forem julgadas por pares. Todos os nossos projetos, mesmo que seja um projeto estratégico, de interesse do Estado, precisam ter o parecer dos pares”, explica o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig. 

Ou seja, os comitês são integrados por especialistas do mesmo campo de pesquisa ou especialidade do trabalho submetido. “A partir da proposta apresentada e julgada pelos pares, existe um mérito científico e podemos apoiar financeiramente”, afirma Wahrhaftig.

Leia Também:  Estado incentiva adesão a programa que agiliza exames e consultas especializadas

A composição dos CAAs é ocorre mediante um processo de consulta às instituições de ensino e pesquisa, de caráter público ou privado sem fins lucrativos, sediadas e atuantes no Paraná. Para cada área do conhecimento a Fundação Araucária seleciona um grupo de especialistas com mandato de quatro anos, permitindo-se uma recondução imediata. 

“Temos que agradecer a participação dos nossos cientistas, que se propõem a darem pareceres sobre propostas de outros cientistas, porque sem eles, sem essas propostas, não teríamos uma ciência do nível que temos e com o avanço que queremos ter futuramente”, destacou o presidente da Fundação Araucária.

As atribuições vão desde a contribuir para a formulação de programas e planos de desenvolvimento científico e tecnológico; analisar solicitações de bolsas e auxílios, apoiados por consultores ad hoc (os que exercem um trabalho colaborativo e voluntário), emitindo parecer fundamentado quanto ao mérito científico e técnico e a sua adequação orçamentária, recomendando ou não sua concessão.

Os comitês também indicam nomes de pesquisadores que possam integrar o quadro de consultores ad hoc.

Leia Também:  Paraná prospecta novos negócios no maior evento de turismo da América Latina

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA