NOVA AURORA

PARANÁ

Com apoio do Estado, Fazenda Rio Grande e Piraquara fazem conferências para debater futuro

Publicado em

Dois eventos importantes sobre desenvolvimento urbano aconteceram nesta quinta-feira (10) em municípios da Região Metropolitana de Curitiba. A 6ª Conferência Municipal das Cidades de Fazenda Rio Grande e a 5ª Conferência Municipal das Cidades de Piraquara antecedem o evento estadual, que deve ocorrer em junho.

Com o objetivo de promover o diálogo e a formulação de propostas voltadas ao fortalecimento do desenvolvimento urbano sustentável, os eventos tiveram a participação de representantes municipais, sociedade civil e movimentos sociais para debater diretrizes sobre habitação, mobilidade, saneamento e políticas públicas. 

O secretário das Cidades, Guto Silva, representou o Governo do Estado. Ele ressaltou a importância do fórum municipal, visto que é nas cidades que se dá o dia a dia do cidadão, sendo que as conferências servem para escutar a população, entender as dores dos cidadãos e ajudam a buscar com a prefeitura e com as lideranças soluções que vão ter impacto na rotina das pessoas.

“Temos programado uma série de investimentos para todas as cidades, como o Asfalto Novo, Vida Nova, que é o maior plano de urbanização da América Latina. Para uma cidade que cresce tanto como a Fazenda Rio Grande, o poder público municipal e estadual têm esse dever de correr atrás para poder melhorar essa infraestrutura e beneficiar o cidadão”, disse.

Leia Também:  Miniauditório do Guaíra recebe a peça "Make Morte Pop Again" nesta semana

As prefeituras de todo o Paraná têm que convocar conferência até o dia 15 deste mês e realizá-la até 30 de abril. A realização é uma das exigências legais de elegibilidade dos municípios a receberem recursos públicos para investimentos locais e antecede a Conferência Estadual das Cidades. As Conferências Municipais das Cidades são fundamentais para a elaboração e implantação de políticas públicas no âmbito de atuação dos governos municipais, estadual e federal. 

Segundo Orlando Bonette, secretário executivo do Conselho Estadual das Cidades (Concidades), o Paraná tem sido referência nacional na questão da organização desses conselhos, momento em que os municípios debatem as questões relacionadas ao desenvolvimento urbano e trazem as propostas para o Estado encaminhar ao evento nacional.

“Vários municípios têm realizado suas conferências, o Paraná já tem mais de 200 agendadas e mais de 60 já realizadas. Levar o secretário Guto Silva a Fazenda Rio Grande e Piraquara mostra que o governo está preocupado realmente com os municípios, dando importância à abertura desse canal de diálogo com a população e com a sociedade civil”, disse.

A professora aposentada Ana Lúcia Zambão, de Piraquara, que representa a sociedade civil organizada através da APP Sindicato e da associação municipal de professores, participou do evento por acreditar que os conselhos são fundamentais para desenvolver o município.

Leia Também:  Nas salas e no gramado: MON terá programação intensa de férias em janeiro

“As conferências são um grande espaço de articulação entre a gestão pública, as políticas nacionais, estaduais e municipais, e ouvir a sociedade como um todo nos seus diversos segmentos é fundamental. As organizações sociais têm muito a contribuir, porque estudam e vivem próximas à população, seja uma associação de moradores, seja uma organização com apoio universitário ou não-governamental, que visam desenvolver políticas públicas”, disse.

Regina Belo, assistente social e conselheira titular do Concidades Estadual, representando o Conselho Regional de Serviço Social do Estado do Paraná (CRES), disse em Fazenda Rio Grande que, neste ano, os municípios tratam dos planos plurianuais e de mobilidade urbana, o que vêm ao encontro do tema do encontro: “Construindo a Política Nacional do Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.

“As discussões vão se somar para que possamos levantar as propostas pertinentes para a conferência estadual, que deve ocorrer em junho. Devemos lembrar que a participação popular é muito importante porque são as pessoas que conseguem identificar as questões que precisam ser melhoradas”, disse.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Primeiro Paraná em Ação de 2023 atendeu a população de Terra Boa

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Pavimento da PR-151 cede em Jaguariaíva e tráfego está bloqueado

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA