NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar orienta moradores de Assis Chateaubriand sobre novas ligações de esgoto

Publicado em

Os moradores dos jardins Araçá, Jussara, Panorama e parte do Jardim América, em Assis Chateaubriand, devem ficar atentos ao fazer a conexão das tubulações internas de esgoto à rede pública de coleta. A Sanepar orienta que a ligação deve ser feita de acordo com recomendações e padrões técnicos para que o sistema funcione corretamente e não ocorra transtornos para os moradores e nem para a cidade.

“Não ligar água de chuva na rede de esgoto é uma das principais recomendações que devem ser seguidas, pois este lançamento irregular é a principal causa de sobrecarga na rede. O que traz consequências negativas como extravasamentos ou até o retorno do esgoto para algum imóvel”, comenta o gerente regional da Sanepar Donizete Obara.

A instalação correta de caixa de gordura é outra recomendação que deve ser seguida para garantir a eficiência da coleta e tratamento de esgoto, evitando transtornos como entupimentos da tubulação.

Desde o fim do ano passado, cerca de 2.500 imóveis já estão com o acesso ao sistema de coleta e tratamento público de esgoto liberado. Para fazer a ligação os moradores podem contratar encanadores de sua confiança ou, eles mesmos podem fazer a ligação.

Leia Também:  Saúde capacita profissionais para conter a chikungunya em Pato Branco

Nas Centrais de Relacionamento da Sanepar, estão disponíveis, materiais de orientação de como deve ser feita a ligação. No site da Sanepar, também está disponível o Guia do Cliente, onde estão todas as informações de como executar uma ligação de esgoto.

REDE DE ESGOTO – Para garantir o acesso ao sistema de esgoto, a Sanepar finalizou em dezembro de 2024, o assentamento de mais de 60 quilômetros de rede coletora de esgoto e colocou em operação a estação de tratamento de esgoto Rio Verde, que está localizada próximo à rodovia que liga Assis Chateaubriand e Jesuítas. Esta nova unidade utiliza tecnologia de lodo ativado, que é mais moderna que a ETE Baiano. Com isso, o índice de atendimento com rede coletora de esgoto na cidade vai ultrapassar 70%. 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Estado repassa R$ 6,7 milhões a General Carneiro para recuperar estragos causados por chuvas

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  UEPG divulga o regulamento e abre as inscrições para o 51º Fenata

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA