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Censo: Paraná registra 2º maior crescimento do Brasil em matrículas para ensino integral

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A rede estadual de ensino do Paraná registrou o segundo maior crescimento do Brasil no número de matrículas para ensino integral, de acordo com o Censo Escolar de 2024, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), nesta quarta-feira (9). Com 33.027 a mais do que em 2023, a rede estadual paranaense chegou a 98.297 inscrições em vagas integrais.

O índice só é inferior ao registrado pela rede estadual do Pará, que teve um crescimento de 35.480 matrículas nesta modalidade. Na sequência estão Bahia (32.757), Ceará (20.937) e Pernambuco (18.289). Em todo Brasil, foram 207.620 novas matrículas em escolas estaduais integrais.

Proporcionalmente, o número de matrículas no Paraná cresceu 50,6% entre 2023 e 2024, mais do que cinco vezes acima do crescimento médio das redes estaduais de todo o Brasil, que foi de 8,91%.

A proporção de alunos em tempo integral matriculados na rede pública paranaense também avançou consideravelmente no período. Nos anos finais do ensino fundamental público, a proporção de alunos de ensino integral aumentou de 8,4% para 12,5%. No ensino médio público, a proporção de alunos na educação integral em relação ao total cresceu de 6,9% para 10%.

O crescimento é resultado do Programa Paraná Integral, que fez saltar o número de escolas com ensino integral no Estado de 253 em 2023 para os atuais 412 colégios. Essa expansão tem significado um impacto positivo no aprendizado dos estudantes, com notas do Ideb superiores à média. Considerando apenas as escolas integrais, o Paraná atingiu a nota de 5,2 para as escolas do Ensino Médio, frente a uma média brasileira de 4,7, e de 5,5 no Ensino Fundamental, diante da média brasileira de 5,4.

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MATRÍCULAS EM ALTA – O Censo Escolar apontou ainda que a rede estadual de ensino paranaense teve 912.166 matrículas em 2024. É o terceiro maior contingente de todo o Brasil, atrás apenas de São Paulo (3.584.373) e Minas Gerais (1.609.076). Mesmo tendo populações maiores que a do Paraná, Rio de Janeiro e Bahia têm menos alunos matriculados nas suas redes estaduais de ensino, com 666.232 e 686.140, respectivamente.

Ao todo, a rede estadual de ensino do Paraná chegou a 349.256 alunos matriculados no ensino médio e 505.294 nos anos finais do ensino fundamental.

Na comparação com 2023, o Paraná foi um dos 11 estados brasileiros que registraram crescimento no número de matrículas nas redes estaduais. Foram 18.509 novas matrículas ao todo, o terceiro maior crescimento do Brasil, atrás apenas de Goiás (75.871) e Pará (23.472). A alta paranaense foi de 2%. Em todo o Brasil, houve queda no número de matrículas nas redes estaduais de 0,1%.

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EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – Os dados do MEC também mostram um avanço nas matrículas do ensino profissionalizante no Paraná. O número de alunos matriculados neste modelo na rede estadual aumentou de 82.860 em 2023 para 106.832 em 2024, um crescimento de 23.972 novas matrículas, que representa uma alta de 28%.

Os números fazem do Paraná o quarto estado com maior proporção de matrículas de programas profissionais em relação ao total de matriculados no ensino médio. Ao todo, 28,5% dos alunos de ensino médio da rede pública estão em escolar técnicas. A proporção é quase o dobro da média brasileira, que é de 15,4%.

Para 2025, a Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PR) firmaram uma parceria que trouxe um novo aumento expressivo na oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio. Serão disponibilizadas 5.950 vagas, um crescimento de 138% em relação às 2.500 vagas ofertadas em 2024.

Os cursos abrangem áreas como eletromecânica, automação industrial, mecatrônica e biotecnologia. Eles têm duração de três anos e são integrados à carga horária regular do ensino médio. Além disso, os estudantes contam com transporte e alimentação durante as aulas práticas. A matrícula para os interessados deve ser feita até 13 de janeiro, nas escolas participantes.

Fonte: Governo PR

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Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

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Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

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Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

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“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

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