NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Deputado Ney Leprevost (União) pede aumento da oferta de alimentos sem glúten nos Armazéns da Família

Publicado em

O deputado Ney Leprevost, coordenador da Frente Parlamentar da Medicina na Assembleia Legislativa do Paraná, encaminhou expediente à Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba (SMSAN), solicitando providências para o aumento da oferta de alimentos sem glúten destinados aos celíacos.

De acordo com estimativas da Associação dos Celíacos do Paraná (Acelpar), a doença celíaca afeta 1% dos curitibanos, cerca de 20 mil pessoas. Segundo o Ministério da Saúde, a doença celíaca é uma condição auto-imune causada pela intolerância ao glúten, uma proteína que está presente em alimentos como trigo, aveia, cevada e centeio.

Essa condição impede a absorção adequada de nutrientes pelo corpo, resultando em deficiências de vitaminas, minerais e água. Os sintomas podem surgir entre seis meses e dois anos de idade, como também na fase adulta e seu diagnóstico é feito por meio de exames clínicos, biópsia e exames laboratoriais.

Desde 2019 os Armazéns da Família de Curitiba possuem o cadastro para as pessoas diagnosticadas com a doença celíaca poderem adquirir produtos sem glúten por preços mais acessíveis. Segundo o deputado Ney Leprevost, ele tem recebido diversas solicitações da população relatando que a oferta de produtos em Curitiba é pouca e a reposição dos mesmos nem sempre é feita com frequência.

Leia Também:  Assembleia Legislativa celebra os 332 anos de Curitiba em sessão solene nesta quarta-feira (26)

“Diante dessa realidade, é urgente que medidas sejam tomadas para suprir a falta dos produtos sem glúten nos Armazéns da Família de Curitiba, a fim de garantir um atendimento completo e adequado à população que enfrenta a doença ”, afirmou Leprevost.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Lançamento da 13ª edição Prêmio Gestor Público e seminário marcam a agenda da Escola do Legislativo na próxima semana

Published

on

By

A Escola do Legislativo promoverá na próxima semana dois eventos, nos dias 23 e 24 de abril. Além da cerimônia de lançamento da 13ª edição do Prêmio Gestor Público do Paraná (PGP-PR), a Escola vai organizar um ciclo de palestras e capacitações.

Nos dias 23 e 24, a Escola do Legislativo promove o Seminário “Captação de Recursos, Prestação de Contas e Normatização para OSCs e Fundos Municipais”. As palestras vão acontecer no Plenário da Casa.

Os temas das palestras serão: “Sustentabilidade e interação entre área contábil e gestão das organizações da sociedade civil”; “O papel dos Fundos Municipais na viabilização dos projetos sociais”; “Legislação e os desafios jurídicos das OSCs”; “A fiscalização e o acompanhamento do Ministério Público nas OSCs”; “A fiscalização e a prestação de contas da OSCs”.

Também serão feitas duas rodas de conversa com os temas: “Cases de sucesso sobre a captação de recursos e gestão sustentável nas organizações da sociedade civil” e “Critérios de seleção de instituições beneficiadas: experiências e vantagens das empresas e indústrias doadoras”.

Leia Também:  Deputado Goura (PDT) destaca a realização do 2º Seminário Paranaense de Ciclomobilidade e Cicloturismo - Paraná Bici

Entre os palestrantes estão o procurador do Estado Fernando Mânica; a promotora Karina Anastácio; a secretária de Desenvolvimento Humano de Curitiba, Amália Tortato e o consultor William Fischer.

Para participar, é necessário fazer a inscrição clicando neste link.

Premiação

Já no dia 23 de abril, o Plenarinho da Casa recebe, a partir das 11 horas, a cerimônia de lançamento da 13ª edição do Prêmio Gestor Público do Paraná (PGP-PR), premiação organizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) com a participação especial da Assembleia Legislativa do Paraná.

Com o tema “Acessibilidade e Inclusão: O Espaço Público com Dignidade para Todos os Cidadãos”, a iniciativa visa destacar gestões municipais inovadoras que promovam o desenvolvimento local. Criado em 2013, a ideia do prêmio é incentivar as cidades paranaenses a aprimorarem seus processos de planejamento, execução e controle das ações governamentais.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA