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Com movimento de R$ 50 milhões na economia, Festival de Curitiba impacta o turismo

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Na edição deste ano, o Festival de Curitiba foi responsável por movimentar, de acordo com estimativa dos organizadores, cerca de R$ 50 milhões na economia criativa de Curitiba e região. As programações aqueceram os comércios, além de jogar holofotes nacionais e internacionais sobre o Paraná. O evento chegou ao fim neste domingo (6) e teve durante toda a programação apoio do Governo do Estado, além de patrocínio inédito do Viaje Paraná – serviço social autônomo da promoção turística paranaense.

Durante 14 dias, a Capital se transformou no grande polo turístico e cultural do Brasil, recebendo mais de 200 mil pessoas durante que ocuparam teatros, praças, ruas e espaços alternativos. Ao todo, foram realizados mais de 350 espetáculos e apresentações em 70 espaços dedicados à cultura.

Durante o evento aconteceu também a terceira edição da Rodada de Conexões, posicionando o Festival de Curitiba como uma plataforma de negócios e articulação cultural, por meio do fomento de novas peças e networking entre profissionais e empresas do ramo cultural. Foram mais de 70 participantes registrados e 380 oportunidades de negócios geradas, com estimativa de movimentação entre R$ 14 milhões e R$ 18 milhões nos próximos meses.

“O setor cultural é um dos pilares do turismo, seja no aspecto dos negócios e eventos, quanto da própria identidade paranaense. Ele aquece a economia dos municípios e acaba atraindo visitantes, trabalhadores e demais pessoas envolvidas naquele meio. É turismo, porque movimenta os hotéis, restaurantes, atrativos e alavanca a imagem do Estado”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.

“A cultura e o turismo caminham juntos e se fortalecem mutuamente. Quando um festival deste porte acontece, estamos também apresentando o Paraná ao Brasil e ao mundo. Cada peça assistida, cada prato saboreado, cada ponto turístico visitado representa um ciclo virtuoso de desenvolvimento. A arte atrai, motiva e prolonga a estadia dos visitantes, consolidando nosso Estado como destino turístico-cultural de excelência”, ressaltou a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

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IMPACTO NO SETOR – Os reflexos positivos também foram celebrados pelos sindicatos e associações ligadas ao setor do turismo. Durante uma parte da programação, a rede hoteleira chegou a registrar quase 100% de ocupação devido a diversos eventos que aconteciam na cidade, entre eles, o Festival de Curitiba.

“Graças ao apoio e iniciativas vindas do poder público, há um incentivo para que Curitiba esteja na rota de grandes eventos e programações. É necessário que tenhamos cada vez mais festivais deste porte, porque eles geram emprego e renda a diversos setores”, disseFábio Aguayo, presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar).

PROMOÇÃO TURÍSTICA – Durante a intensa programação, o Viaje Paraná contou com estandes de promoção e divulgação dos atrativos turísticos estaduais, um deles no Teatro Guaíra, palco de grandes apresentações do circuito principal do festival.

Os outros dois estandes do turismo estadual estavam acessíveis no Risorama – evento em formato de comedy club que reuniu 8,1 mil pessoas em oito sessões – e no Gastronomix, programação gastronômica que recebeu 7 mil visitantes, com 16 horas de música ao vivo e o consumo de 2,25 toneladas de alimentos, em pratos preparados por chefes renomados do cenário nacional.

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A gerente de Eventos do Viaje Paraná, Patrícia Gusso, explica o motivo do órgão apoiar de maneira inédita o Festival. “O apoio é importante, porque a cultura é indutora do turismo. Aquela pessoa que vem a Curitiba para assistir, não apenas as peças de teatro, mas também acompanhar o Risorama e o Gastronomix, sempre acaba visitando pontos turísticos, muitas vezes ampliando a estadia para visitar os atrativos. Ou seja, ela movimenta a economia local, gerando emprego e renda para a população, através da atividade turística”, explicou.

MOVIMENTO INTENSO – A Mostra Fringe também foi um dos pilares desta edição, reunindo 280 espetáculos, com artistas de 11 estados e outros cinco países, ocupando nove praças em Curitiba e chegando a quatro municípios da Região Metropolitana. Ela é uma mostra aberta, em que companhias profissionais e estudantes de teatro, circo, música e dança, do Brasil e Exterior, participam por meio de inscrições voluntárias, recebendo apoio do evento. 

O público infantil também teve protagonismo com o Guritiba, que vendeu mais de 2 mil ingressos e, por meio de uma parceria com a Prefeitura de Curitiba, levou outras 2 mil crianças da rede pública ao Teatro Positivo. Além disso, o tradicional show de variedades Mish Mash reuniu cerca de 3 mil pessoas em duas sessões regulares, uma extra e um ensaio aberto.

“O Festival de Curitiba apresenta, para a cidade, para o Brasil e para quem se interessa por arte, as inúmeras possibilidades que ela traz, atingindo todos e cada um”, destacou Leandro Knopfholz, diretor do evento.

Fonte: Governo PR

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Municípios já podem aderir ao incentivo de R$ 159 milhões para crianças e adolescentes

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Os municípios Paraná já podem formalizar a adesão ao incentivo financeiro do Governo do Estado que destina R$ 159 milhões para ações de fortalecimento da Política da Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes em todo o Paraná. O repasse foi liberado no início do mês pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Os recursos, oriundos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PR) e administrados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), serão repassados na modalidade fundo a fundo e poderão ser usados de maneira autônoma pelas cidades.

“Este é um momento importante para que cada município possa atender às suas necessidades específicas, de acordo com a realidade local. Estamos dando um passo significativo na construção de políticas públicas voltadas para nossas crianças e adolescentes”, afirma o secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.

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Os valores poderão ser utilizados em materiais de consumo, pedagógico e esportivo, materiais de higiene e limpeza, artesanato e recreação, além do desenvolvimento de materiais de áudio, vídeo e foto, despesas com impressão de materiais gráficos, alimentos perecíveis e não-perecíveis, veículo e móveis.

Os termos de adesão devem ser preenchidos pelos municípios nos próximos dias através do Sistema de Acompanhamento do Cofinanciamento Estadual Fundo a Fundo (SIFF). As orientações sobre o incentivo estão na Deliberação 013/2025-CEDCA/PR. O documento traz detalhes, como prazos, itens de despesas e valores destinados para cada município.

Carboni ressalta a importância da regularização de saldos encerrados e da prestação de contas. “É fundamental que os prefeitos estejam atentos a essas questões para garantir a aptidão em novas adesões e o encerramento adequado do processo”, destaca.

O secretário orienta os prefeitos a tomarem algumas ações. “Caso identifiquem pendências ou saldos, é necessário enviar um e-mail para duvidassiff@sedef.pr.gov.br, solicitando as orientações necessárias. Além disso, é essencial manter os extratos bancários atualizados mensalmente no SIFF”, explica.

Cada município receberá, no mínimo, R$ 250 mil. Do total dos recursos disponíveis, dois municípios vão receber R$ 250 mil; 246 cidades receberão entre R$ 300 mil e R$ 400 mil; 137 devem receber entre R$ 400 mil e R$ 500 mil; 12 vão receber entre R$ 600 mil e R$ 700 mil; um município receberá R$ 800 mil; e Curitiba, devido ao porte, receberá R$ 1,5 milhão.

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REQUISITOS – Todas as cidades paranaenses estão elegíveis para receberem os recursos, desde que tenham realizado sua adesão e desenvolvam projetos e programas seguindo os eixos da garantia de direitos, como vida e saúde; respeito à dignidade; convivência familiar e comunitária; educação, cultura, esporte e lazer; profissionalização; e fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Fonte: Governo PR

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