NOVA AURORA

PARANÁ

Podcast mostra como o turismo religioso ajuda a movimentar a economia do Paraná

Publicado em

Festas religiosas, rotas que unem fé, história e natureza, igrejas e templos de diferentes religiões se tornaram mais do que sinônimos de devoção e passaram a integrar os atrativos turísticos do Paraná. O turismo religioso, que ajuda a fomentar a economia local, é o tema do episódio do podcast Notícia Boa Paraná que entrou no ar nesta quinta-feira (3) no Youtube e no Spotify do Governo do Estado.

Na próxima semana, a mesquita Omar Ibn Al Khattab, em Foz do Iguaçu, na região Oeste, vai sediar a edição de 2025 do Fórum do Turismo Religioso do Paraná. O evento está em sua sétima edição e integra todas as religiões e crenças que se interessam pelos debates sobre este segmento turístico.

Para falar sobre o fórum e sobre a movimentação do segmento no Estado, os jornalistas Beto Pacheco e Ana Tigrinho recebem no estúdio Eliseu Rocha, coordenador do Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso do Paraná, e Elcir Francisco Amadei, idealizador do projeto Santiago Brasil, rota de peregrinação que está sendo implantada na cidade de Dois Vizinhos, no Sudoeste, inspirado no tradicional Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

Leia Também:  Lottopar regulamenta exploração lotérica, oficializa as bets e aposta em novas modalidades

O caminho será mais uma das atrações entre os roteiros religiosos já presentes no Paraná, como a Rota do Rosário, que atravessa diversas cidades dos Campos Gerais e do Norte Pioneiro, as igrejas ucranianas com arquitetura bizantina, em Prudentópolis, e a própria mesquita de Foz do Iguaçu, que é um dos atrativos da cidade que mais recebem turistas no Paraná.

Além deles, festas como a de São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes, de Bom Jesus da Cana Verde, em Siqueira Campos, de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, e de Santa Rita de Cássia, e Lunardelli, também exemplos de eventos que reúnem milhares de devotos, ajudando a movimentar a economia local, principalmente de pequenos empreendedores.

O segmento ganhou tanta relevância que o Paraná conta hoje com o Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso, que reúne 21 instituições relacionadas a diferentes denominações religiosas e também aos setores de turismo e serviços. Com apoio do Estado, os agentes que fazem parte do segmento também têm a oportunidade de participar de capacitações e diferentes eventos que buscam fomentar o turismo religioso no Estado.

Leia Também:  Sanepar investirá R$ 539 milhões em obras de saneamento em Curitiba e Região

NOTÍCIA BOA – O Notícia Boa Paraná é produzido pela Secretaria da Comunicação e E-Paraná Comunicação e vai ao ar toda quinta-feira, às 17h. Além do Spotify e do canal do Governo do Estado no Youtube, também pode ser acompanhado pelas redes sociais do governo no TikTok, Instagram e Facebook.

O episódio é transmitido ainda na Rádio Educativa (97,1 FM), às quintas-feiras, sempre às 23h; e na TV Paraná Turismo, às sextas (23h), sábados (22h30) e domingos (20h30).

Confira:

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Secretaria da Saúde promove mutirão de cirurgias pediátricas em Londrina neste sábado

Published

on

By

Com o objetivo de reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas pediátricas e ampliar o acesso ao atendimento especializado para crianças, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Hospital Eulalino Ignácio de Andrade (Zona Sul) de Londrina, promove neste sábado (12) um mutirão de cirurgias pediátricas. A ação vai beneficiar pacientes do próprio município e de outras cidades que integram a 17ª Regional de Saúde.

Ao todo, serão 22 procedimentos cirúrgicos: 16 postectomias – cirurgia comum em crianças, voltada à correção de fimose, e seis intervenções de otorrinolaringologia, como a retirada de amígdalas ou adenoides, indicadas para pacientes com infecções recorrentes ou dificuldades respiratórias.

Os pacientes atendidos no mutirão terão internação e alta no mesmo dia, com atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para viabilizar a ação, o hospital reservou 26 leitos exclusivos para a internação e recuperação pós-cirúrgica e mobilizou uma equipe especializada, composta por 15 profissionais, entre cirurgiões, anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipe de apoio administrativo.

Leia Também:  Após força-tarefa, captação do Pitangui volta a operar para o abastecimento de Ponta Grossa

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou a importância da ação e o impacto positivo na rotina das famílias. “Estamos falando de cirurgias simples, mas muito importantes para a saúde e o bem-estar das crianças. Sabemos o quanto as famílias aguardam por esses procedimentos e, com esse esforço concentrado, conseguimos dar agilidade à fila de espera. Ampliar o acesso é uma missão que temos levado muito a sério em todo o Paraná”, afirmou.

O Hospital Zona Sul é referência regional em cirurgias pediátricas de média complexidade. Em média, realiza 160 procedimentos eletivos por mês, sendo 120 na área de otorrinolaringologia e 40 em outras especialidades. Do total de pacientes atendidos, 58% são de Londrina e 42% vêm de outros municípios do Paraná.

O diretor-geral da unidade, Geraldo Júnior Guilherme, reforça que a realização de mutirões tem sido uma estratégia eficaz para desafogar a demanda reprimida e atender as crianças que esperam pelo procedimento há mais tempo. “Somos o único hospital da região que realiza cirurgias pediátricas em nível secundário. Sabemos da responsabilidade que isso representa e, por isso, estamos organizando ações como essa, que ajudam a dar vazão à fila e garantem mais agilidade no cuidado com os pequenos”, pontuou.

Leia Também:  Turnê do Coral Sanepar chega a municípios do Oeste do Estado no fim de semana

ATENDIMENTOS – O Hospital Zona Sul vem registrando números expressivos em 2024. Já foram realizadas 10 mil cirurgias eletivas, mais de 10 mil internações e 25 mil atendimentos ambulatoriais. Apenas no primeiro trimestre deste ano, foram 2.684 cirurgias, 2.299 internações e 6.536 atendimentos ambulatoriais, consolidando o papel estratégico da unidade na assistência especializada da região.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA