NOVA AURORA

PARANÁ

Com apoio do Estado, 480 agentes de viagens de todo país conhecem destinos paranaenses

Publicado em

A Convenção da Shultz proporcionou uma experiência única a 486 agentes de viagens de 145 cidades brasileiras. O evento, que começou na sexta (28) e terminou nesta segunda-feira (31), teve apoio do Viaje Paraná, órgão de promoção do setor vinculado à Secretaria Estadual do Turismo. Esta é a primeira vez que o Paraná sedia eventos como este – a reunião integra uma das 10 Convenções e capacitações no Estado somente neste ano, com a participação de mais de 5,3 mil agentes e profissionais do setor.

“É uma ação importante onde os profissionais que fazem o trabalho final, de venda dos produtos e destinos, se reúnem e conhecem os atrativos in loco. Nada melhor que conhecer de perto o que nós temos a oferecer”, destaca o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.

Durante a programação dos agentes de viagens em Curitiba, o Viaje Paraná apresentou diversos destinos paranaenses além da Capital, como Foz do Iguaçu, Litoral e Campos Gerais. Durante quatro dias em Curitiba, os participantes conheceram o Museu Oscar Niemeyer, a festa de Carnaval curitibana Zombie Walk, a rica gastronomia, a rede hoteleira da cidade e passeios como a descida pela Serra do Mar por trem, com direito a um passeio pelo Litoral.

“Os agentes saem daqui conscientes de que o Paraná tem muitos atrativos, inclusive Curitiba, e queremos muito vender passeios no Estado. A Secretaria do Turismo está fazendo um trabalho exemplar para o setor”, disse o presidente das empresas Schultz, Aroldo Schultz.

Leia Também:  PCPR prende 14 pessoas em operação de combate ao abuso de crianças e adolescentes

TROCA DE EXPERIÊNCIAS – Uma das atividades que chamou bastante a atenção dos participantes foi a rodada de negócios no restaurante Madalosso, nesta segunda-feira (31). Gerusa Pastuch, representante comercial da Europa Mundo, ressaltou a qualidade do evento.

“Eu, como curitibana, me sinto orgulhosa de receber agentes de tantas regiões do Brasil. Foi uma Convenção que teve seu grande momento de negócios e palestras e para os agentes conhecerem passeios únicos, como o trem que vai para Morretes e o Museu Oscar Niemeyer, por exemplo”, afirmou.

Maria Cristina Maroti, colaboradora da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, destacou os ganhos com uma rodada de negócios para o setor. “A gente tem o contato direto com os agentes de viagens com o mesmo objetivo de unir as forças para promover o turismo tanto no Paraná quanto na Bahia. Queremos estreitar os laços com o Paraná para que possamos fazer esse intercâmbio de turistas”, disse.

Para os empreendedores do turismo, como rede hoteleira e a gastronomia, a vinda de agentes de viagens de outros estados fortalece ainda mais a imagem do Paraná como polo turístico. Segundo Karin Oliveira, representante do Hotel Nacional Inn, a Convenção se tornou uma oportunidade de negócios. “Curitiba tem oito hotéis da rede de cinco marcas diferentes. No Brasil todo, a marca está em 33 cidades com 84 hotéis. Estamos vendo o crescimento do turismo no Estado de forma bastante positiva”, destacou.

A Convenção, iniciou no MON, teve seu encerramento no Hard Rock Café. “Receber esses agentes foi importante para mostrar que o nosso espaço é uma parada obrigatória para o turista que visita Curitiba. Aqui eles curtiram uma boa música e a gastronomia única que o Hard Rock Café proporciona”, disse Laura Martins, representante do estabelecimento.

Leia Também:  Estado publica edital do anteprojeto do Terminal Metropolitano de Londrina

Ana Carolina Gurgel, representante comercial do Restaurante Madalosso, que também recebeu os agentes, afirmou que a presença deles na cidade é a melhor maneira de apresentar a gastronomia local. “Divulgar o nosso restaurante e também o nosso polo gastronômico como espaço turístico traz enormes benefícios e é muito importante para a movimentação econômica da região. Vimos no olho de cada operador de turismo um brilho de conhecer o que temos a oferecer”, afirmou.

Neste mês de março, o Paraná esteve presente também em outras Convenções e capacitações de profissionais do trade. Em São Paulo, os destinos turísticos foram apresentados no Fórum Panrotas (dias 11 e 12), na capacitação EHTL (dias 13, 20 e 25), e no Clube Amigos CVC (no dia 20).

O Estado também se fez presente na capacitação da EHTL no Rio de Janeiro (no dia 18) e no Meeting Coorporativo & Lazer em Minas Gerais (no dia 22). No Paraná os eventos, além da Convenção da Schultz, foram a Convenção da Abreu em Foz do Iguaçu (nos dias 14 a 16), a Convenção Visual Rextur, também em Foz do Iguaçu (nos dias 16 a 19) e a capacitação Clube Amigos CVC em Curitiba (no dia 27).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  PCPR prende 14 pessoas em operação de combate ao abuso de crianças e adolescentes

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Paraná envia delegação com 140 pessoas para a edição 2024 das Paralímpiadas Escolares

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA