NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Exposições artísticas movimentam o Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná

Publicado em

Impressões da Alma é o tema da exposição aberta nesta segunda-feira (31), no Espaço Cultural da Assembleia. Organizada pela Concha Associação dos Amigos e Moradores do Centro Histórico de Londrina, com proposição do ex-deputado estadual e atual prefeito de Londrina, Tiago Amaral (PSD), a mostra apresenta artistas explorando a expressividade da arte figurativa, com cada obra revelando a sensibilidade e a emoção do seu autor. “É uma honra representá-los e levá-los para diversos espaços porque eles são excelentes artistas”, disse a presidente da Cocha Associação, Iara Franco Coutinho Hernandes. “Para nós e para eles é muito importante esse reconhecimento, esse acolhimento da Casa de Leis”, afirmou Hernandes.

“É uma orgulho para a Londrina abrir essa exposição aqui na Assembleia com os artistas da cidade Pé Vermelho. É um momento onde a gente consegue colocar a inspiração, o cuidado, a arte, o coração e, como diz, a alma das pessoas em uma mostra”, afirmou a secretária da Família e Desenvolvimento Social de Londrina, Marisol Chiesa, que representou o prefeito da cidade no evento.

Leia Também:  Capanema receberá van para transporte de pacientes viabilizada por Adão Litro

“É um convite ao público para que ele tenha uma experiência de contemplação e conexão”, explica a artista Josiane Dias. “Para nós do Ateliê Terra Rouge, que é o pé vermelho, é uma honra estar aqui que é a casa que representa o nosso estado, então nós estamos muito orgulhosos e muito felizes por mostrar o quanto Londrina, Arapongas representam para esse estado em termos de arte, em termos de comunidade visual, em termos de cultura”, continuou Dias.

Já a artista Wanda Coutinho explica que eles são um grupo de artistas e que cada um escolheu alguma coisa que tocasse o seu íntimo, o seu coração, a sua vontade. “São impressões da alma, então, por exemplo, cada um buscou o seu interesse para representar”, disse. A mostra conta ainda com a participação dos artistas André Itimura, Cely Batista, Cibele Pugliesi e Cynthia Gushi, do Atelier Terra Rouge de Londrina e segue aberta até o dia 14 de março, das 9h às 18h.

Autismo sem máscara

O autismo também ganha destaque aqui na Assembleia. Nesta terça-feira (01), também no Espaço Cultural da Casa de Leis, acontece a exposição Autism Without Mask (Autismo sem Máscara), projeto que utiliza a arte para promover inclusão, sensibilização e reflexão sobre o universo das famílias atípicas.

Leia Também:  Deputada Maria Victoria (PP) destaca importância da construção de ponte entre Mirador e Guaporema

O projeto, que teve sua primeira exibição em 2021, em Miami, reforça o papel das famílias de autistas como principais vozes do movimento. A mostra, uma iniciativa da deputada Flávia Francischini (União), será exibida a partir das 09h, no Espaço Cultural, e ficará aberta ao público ao longo do dia. À noite, às 18h, ele segue para o Museu Oscar Niemeyer (MON). “A arte tem o poder de sensibilizar e provocar reflexões, e é exatamente isso que queremos trazer para essa mostra: mais empatia, mais inclusão e mais respeito às pessoas autistas e suas famílias”, disse a deputada Flávia.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Assembleia Itinerante desembarca em Londrina nesta semana com amplo leque de serviços e atendimento à população

Published

on

By

A próxima edição da Assembleia Itinerante, que acontecerá entre os dias 8 e 11 de abril, em Londrina, será marcada por novidades. Além da aproximação com os deputados estaduais, agora quem participar do programa de interiorização da Assembleia Legislativa do Paraná terá acesso a serviços do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), da Escola do Legislativo, Defensoria Pública do Paraná e da Procuradoria da Mulher da Assembleia. “É uma parceria que faremos agora na nesta próxima edição da Assembleia Itinerante, dentro do nosso estande, para oferecer vários atendimentos à população. Nós entendemos que muitas pessoas têm dificuldade de ir até alguns desses órgãos e pretendemos expandir para todas as edições de interiorização, que já está na 21ª edição”, explicou Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia.

Além da tradicional sessão especial, que será realizada no dia 10, às 18h, o estande da Assembleia terá uma série de atrativos para os visitantes da Expolondrina, que vai de 4 a 13 de abril, no Parque de Exposições Ney Braga. Foram ampliadas as ações de atendimento, oferecendo novos serviços no estande.

Leia Também:  Audiência debateu políticas públicas para ampliar e aprimorar as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

O TRE-PR atenderá a população dos dias 8 a 11 de abril. Os serviços disponíveis serão o de emissão de título de eleitor para as pessoas com 15 anos ou mais, transferência de domicílio, revisão eleitoral e quitação de multa. O serviço será gratuito. Só haverá necessidade de pagamento de multa para aqueles que deixaram de votar, no valor de R$ 3,51 por turno de eleição.

Pensando em garantir uma assistência jurídica gratuita e de qualidade, a Defensoria Pública do Paraná estará no estande da Assembleia nos dias 9 e 10 de abril. O principal critério para ser atendido é a família ter renda de até três salários mínimos ou que não possam bancar custos honorários advocatícios sem prejuízo do sustento familiar.

São diversas áreas de atendimento, como família, sucessões, registros públicos, cível, fazenda pública, infância e juventude cível e infracional, violência doméstica e familiar contra a mulher, criminal e execução penal.

A presença da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná também é uma das novidades. O órgão fará atendimento de 08 a 10 de abril, a partir das 9h, no estande da Assembleia Itinerante.

Leia Também:  Proposta visa melhorar assistência às pessoas alérgicas nas redes de saúde e educação

Os serviços oferecidos são o recebimento, análise e encaminhamento de denúncias de Violência Política de Gênero; recebimento e encaminhamento de mulheres em situação de violência aos órgãos da Rede de Proteção e do Poder Judiciário; promoção de eventos de capacitação aos gestores que atuam na defesa dos direitos femininos; promoção de ações e campanhas de conscientização contra a violência e discriminação contra a mulher, bem como palestras afirmativas visando o fortalecimento emocional das mulheres e acompanhamento legislativo sobre proposições que, no mérito, abordem a pauta feminina.

Por fim, a outra grande novidade é a presença da Escola do Legislativo da Casa de Leis, que apresentará duas palestras aos visitantes da Expo. Elas serão realizadas no dia 9, a partir das 14h, na Casa do Criador no Parque de Exposições. Os temas são: “Do Planejamento à Economia: Como Implementar Energia Solar no Setor Público” e “Comunicando para Conectar: Novas Técnicas de Comunicação em Tempos Digitais”.

Para participar das palestras é necessário fazer inscrição aqui: https://www.assembleia.pr.leg.br/escoladolegislativo/palestras

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA