O Museu de Arte Contemporânea do Paraná estreia em maio o projeto “MAC de Portas Abertas”, uma iniciativa do Setor Educativo que convida artistas, educadores, facilitadores e profissionais de diversas áreas a proporem atividades educativas, artísticas ou de pesquisa para serem desenvolvidas no espaço da instituição.
A primeira ação do projeto será o curso “A Arte Contemporânea Japonesa e as Estéticas Basara e Kawaii”, ministrado pela pesquisadora e artista visual Simonia Fukue Nakagawa. Voltado a pessoas a partir de 16 anos interessadas em arte, cultura japonesa e estética contemporânea, o curso está com inscrições abertas AQUI e tem vagas limitadas.
Os encontros serão às quintas-feiras de maio, das 14h às 16h, no MAC Paraná. Ao longo das quatro aulas, o público será convidado a explorar a arte contemporânea do Japão a partir de influências históricas, filosóficas e culturais, com ênfase nas estéticas Basara (excentricidade) e Kawaii (fofura subversiva). O curso propõe uma imersão crítica e sensível sobre o impacto dessas expressões na arte, moda, design e cultura pop japonesa.
Programação dos módulos:
08/05 – Módulo 1: Introdução à Arte Contemporânea Japonesa
Da arte tradicional à contemporaneidade
Movimentos artísticos e influências culturais
O impacto da globalização na arte japonesa
15/05 – Módulo 2: Estética Basara – Excentricidade
Origens e manifestações visuais e performáticas
Artistas e designers influenciados pelo Basara
Do Kabuki ao street fashion
22/05 – Módulo 3: Estética Kawaii – A Subversão
História e conceito do Kawaii
Moda, design gráfico e arte contemporânea
Identidade, gênero e crítica social
29/05 – Módulo 4: Arte Contemporânea Japonesa e o Cenário Global
Artistas contemporâneos e suas contribuições
Diálogos entre tradição e modernidade
A influência global da cultura pop japonesa
SOBRE A MINISTRANTE – Simonia Fukue Nakagawa é mestre pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, especialista em História da Arte e Comunicação Audiovisual, com pesquisas voltadas à arte japonesa, cultura pop, mangá, jogos digitais e artes visuais. Seu trabalho transita entre a prática artística e a pesquisa teórica.
MAC PARANÁ – O Museu de Arte Contemporânea do Paraná, fundado em 1970, tem um acervo de mais de 2.000 obras de artistas paranaenses, brasileiros e estrangeiros. Além do acervo, possui o Setor de Pesquisa e Documentação, um dos maiores arquivos especializados em arte moderna e contemporânea do Brasil, disponível para consulta de pesquisadores e pesquisadoras, e um Setor Educativo que promove visitas mediadas e oficinas gratuitas.
MAC DE PORTAS ABERTAS – O “MAC de Portas Abertas” é uma iniciativa que convida artistas, educadores, facilitadores e profissionais de diversas áreas a enviarem propostas de práticas educativas, artísticas ou de pesquisa para serem realizadas no espaço do museu. As propostas podem abranger uma variedade de formatos, como oficinas práticas, workshops, atividades interativas, performances, rodas de conversa e outras ações que incentivem o público a refletir, criar e interagir com os temas das exposições em vigência e da contemporaneidade. É possível enviar uma proposta de atividade por meio deste link.
Serviço:
MAC de Portas Abertas | A Arte Contemporânea Japonesa e as Estéticas Basara e Kawaii
Ministrante: Simonia Fukue Nakagawa
Data: quintas-feiras de maio, das 14h às 16h
Local: MAC no MON – Rua Marechal Hermes, 999 – Sala 08
Atividade gratuita com limite de 20 vagas, preenchidas por ordem de inscrição.
Inscrições AQUI.
Fonte: Governo PR