NOVA AURORA

PARANÁ

Circuito Regional de Xadrez Escolar 2025 está com as inscrições abertas

Publicado em

O Circuito Regional de Xadrez Escolar (Crexe) 2025 tem inscrições abertas para estudantes de todo o Paraná. O evento, que chega à 18ª edição, é organizado anualmente pelo Núcleo Regional de Educação de Umuarama (NRE). Neste ano, a primeira etapa da competição será disputada no Ginásio de Esportes de Douradina, no Noroeste, em 11 de abril.

Podem participar estudantes matriculados em escolas públicas e privadas de todo o Estado. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até a próxima sexta-feira (4), por meio do site do evento. Segundo a organização do Crexe 2025, a expectativa é reunir cerca de 300 enxadristas por etapa.

“Ano após ano, o Circuito Regional de Xadrez Escolar se consolida como uma das principais competições de xadrez a nível estadual. É uma excelente oportunidade para estudantes de todo o Estado que querem praticar um esporte de estratégia, desenvolver protagonismo e ampliar horizontes. Apoiamos a iniciativa e incentivamos a participação de escolas de todo o Paraná”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

Os atletas inscritos serão divididos em cinco categorias masculinas e cinco femininas, conforme a faixa etária. Cada instituição de ensino pode inscrever até oito estudantes por categoria.

Leia Também:  Agentes de saúde de Iretama participam de capacitação sobre saneamento básico

Os cinco primeiros classificados por categoria em cada etapa receberão medalhas, assim como os cinco melhores pontuadores de cada categoria ao final do circuito. Já as três instituições de ensino com a maior somatória de pontos em cada categoria serão premiadas com um troféu. A organização do Crexe 2025 prevê a realização de cinco etapas durante o ano, em datas e locais a serem definidos.

ESTRATÉGIA E DISCIPLINA – Com apoio da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), o NRE Umuarama organiza o Crexe desde 2005, ano em que o torneio foi idealizado – a primeira edição no formato de circuito ocorreu em 2006. A iniciativa também conta com apoio da Secretaria de Estado do Esporte (Sees-PR) e das prefeituras municipais das cidades-sede.

Ao longo das 17 edições, o Crexe recebeu quase 30 mil inscrições e promoveu ao menos 150 mil partidas de xadrez. Conforme a organização, jovens talentos revelados pelo circuito costumam obter destaque em outras competições de xadrez a nível estadual, como os Jogos Escolares do Paraná, os Jogos da Juventude e os Jogos Abertos do Paraná.

Leia Também:  Paranaguá fará parte de novo projeto da Anatel para envio de alertas de desastres

Enxadristas participantes do Crexe também conquistaram colocações significativas em torneios como o Campeonato Paranaense de Menores, o Campeonato Brasileiro de Xadrez e a Copa Mercosul de Xadrez Escolar.

Segundo o coordenador do Crexe, Fábio Canônico Gonzalez, a prática do xadrez contribui para o aprimoramento de habilidades relacionadas à estratégia, disciplina, tolerância e respeito ao adversário. “Embora o Crexe tenha caráter classificatório e com premiação, seu verdadeiro objetivo é dar oportunidade ao espaço onde o professor possa trazer seus alunos para vivenciar, na prática, o aprendizado de sala de aula, em interação com outros alunos e professores”, destacou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Membros de oito comitês da Fundação Araucária que julgam projetos tomam posse

Published

on

By

Tomaram posse nesta segunda-feira (14) os 216 membros dos oito Comitês Assessores de Áreas (CAAs) da Fundação Araucária. Destes, 24 assumem a coordenação.

Entre outras funções, os comitês são os responsáveis por analisar, avaliar e selecionar os projetos submetidos a chamadas públicas da Fundação Araucária, instituição ligada ao Governo do Estado que atua para fomentar o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Paraná por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.

Os comitês atuam em oito áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde e Engenharias.

“Os comitês assessores são fundamentais porque não há ciência, não há mérito na ciência se as propostas não forem julgadas por pares. Todos os nossos projetos, mesmo que seja um projeto estratégico, de interesse do Estado, precisam ter o parecer dos pares”, explica o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig. 

Ou seja, os comitês são integrados por especialistas do mesmo campo de pesquisa ou especialidade do trabalho submetido. “A partir da proposta apresentada e julgada pelos pares, existe um mérito científico e podemos apoiar financeiramente”, afirma Wahrhaftig.

Leia Também:  622 candidatos participam no fim de semana do 23º Vestibular dos Povos Indígenas

A composição dos CAAs é ocorre mediante um processo de consulta às instituições de ensino e pesquisa, de caráter público ou privado sem fins lucrativos, sediadas e atuantes no Paraná. Para cada área do conhecimento a Fundação Araucária seleciona um grupo de especialistas com mandato de quatro anos, permitindo-se uma recondução imediata. 

“Temos que agradecer a participação dos nossos cientistas, que se propõem a darem pareceres sobre propostas de outros cientistas, porque sem eles, sem essas propostas, não teríamos uma ciência do nível que temos e com o avanço que queremos ter futuramente”, destacou o presidente da Fundação Araucária.

As atribuições vão desde a contribuir para a formulação de programas e planos de desenvolvimento científico e tecnológico; analisar solicitações de bolsas e auxílios, apoiados por consultores ad hoc (os que exercem um trabalho colaborativo e voluntário), emitindo parecer fundamentado quanto ao mérito científico e técnico e a sua adequação orçamentária, recomendando ou não sua concessão.

Os comitês também indicam nomes de pesquisadores que possam integrar o quadro de consultores ad hoc.

Leia Também:  Estados do Sul buscam soluções para ampliar alcance do Cadastro Único

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA