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Carro movido a hidrogênio de alunos da Unioeste vai competir no Shell Eco-Marathon, nos EUA

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O Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE), projeto de extensão do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, está prestes a embarcar para um novo desafio. Após obter resultados notáveis na etapa nacional da Shell Eco-Marathon, realizada em agosto do ano passado no Pier Mauá (RJ), a equipe prepara os últimos detalhes para participar da Shell Eco-Marathon Americas 2025, na categoria Urban Concept, em Indianápolis, nos Estados Unidos, com o carro movido a hidrogênio verde produzido no Itaipu Parquetec.

Partem rumo à competição na próxima segunda-feira (31) um total de 12 alunos acompanhados pelo professor da Unioeste e coordenador do projeto, Fernando José Gaiotto, e pelo professor e subcoordenador, Antonio Marcos Massao Hachisuca (Shiro). O grupo alcançou em 2024 o feito histórico de se tornar a primeira equipe da América Latina a ser aprovada nas inspeções técnicas e a colocar um veículo conceito urbano movido a hidrogênio na pista para rodar. O desempenho impressionou engenheiros e técnicos da competição, levando ao convite para a etapa americana.

“A última vez que o GCEE competiu nos Estados Unidos foi em 2012. Agora, em 2025, a equipe tem a possibilidade de repetir esse feito e com grandes chances de se tornar campeã. Temos um carro competitivo, robusto e com tecnologia embarcada que nos garante um certo conforto. O veículo vai contar com um sistema de telemetria que informará os dados para o box enquanto o piloto dirige em tempo real com o veículo na pista”, conta o professor e coordenador da equipe Fernando Gaiotto.

Durante a competição, promovida de 2 a 6 de abril, a equipe terá o desafio de percorrer o trajeto de 16 quilômetros em 35 minutos no icônico circuito da Indianapolis Motor Speedway. “Na etapa americana nós temos um trecho mais longo do que a etapa brasileira. São quatro voltas de aproximadamente 4 quilômetros de pista, com duas paradas cada volta, dentro de um tempo total de 35 minutos, para completar a prova. Buscamos e treinamos para sermos eficientes. Realmente para conquistar essa categoria. Nossa equipe está muito motivada para trazer esse título para o Brasil”, complementa Gaiotto.

A capitã e acadêmica do curso de engenharia mecânica, Giulia Demarchi, compartilha as expectativas da equipe para essa grande competição. “Estamos muito orgulhosos por representarmos o Brasil, o Estado do Paraná e a Unioeste. Nossas expectativas estão muito altas, e temos nos dedicado intensamente na preparação. O ritmo está acelerado, e cada membro da equipe está dando o seu melhor para garantir um ótimo resultado. Melhoramos nosso projeto em relação ao que apresentamos no Rio de Janeiro no ano passado, e isso nos deixa ainda mais confiantes na expectativa de conquistar um prêmio para a nossa universidade e para o país”, conta.

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GCEE – O GCEE foi iniciado há mais de 15 anos por alunos dos cursos de engenharia elétrica e engenharia mecânica e posteriormente teve a integração de estudantes de ciências da computação. “Procuramos motivar os alunos participantes para que eles possam conciliar com seus estudos, ter a vivência de uma competição universitária e a experiência de colocar em prática os conhecimentos de engenharia mecânica e elétrica, para que eles possam também compartilhar com novos membros. No último semestre de 2024 recebemos mais alguns membros e o grupo aumentou tanto na quantidade de integrantes e quanto na capacidade”, afirma Gaiotto.

De Foz do Iguaçu para Indianápolis (EUA): equipe da Unioeste disputará Shell Eco-Marathon Americas 2025

Segundo o professor Shiro, a participação do grupo só foi possível graças ao apoio financeiro da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), do reitor Alexandre Webber, junto com os setores de convênio, compras, financeiro, empenho, jurídico da reitoria e do campus de Foz do Iguaçu, que se empenharam em todos os momentos para que pudesse viabilizar a participação.

“Gostaríamos de agradecer o secretário Aldo Bona, junto com o reitor Alexandre Webber, que em 2023 confiou na nossa equipe e financiou o desenvolvimento de pesquisa aplicada para a construção do primeiro veículo universitário para competição de eficiência energética, movido a célula a combustível de hidrogênio. Fomos a única equipe da América Latina a passar pela inspeção técnica na etapa Shell Ecomarathon Brasil 2024, que resultou em recebermos o convite de competir na etapa dos Estados Unidos em 2025″.

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HIDROGÊNIO VERDE – A construção do protótipo do veículo ocorreu nos laboratórios do Itaipu Parquetec utilizando como fonte do combustível o hidrogênio verde produzido na Planta Experimental do Parque Tecnológico, implementada em 2011 para o desenvolvimento de tecnologias aplicadas à produção, armazenamento e conversão do hidrogênio.

De acordo com o diretor de tecnologias do Itaipu Parquetec, Alexandre Leite, o Centro de Tecnologias de Hidrogênio apoia o GCEE na aplicação da tecnologia de célula a combustível de hidrogênio em veículos para competição de eficiência energética. “Além de produzir o hidrogênio utilizado para os testes, auxiliamos os alunos em como montar e operar os equipamentos de forma segura, contribuindo também com o conhecimento para operação de forma eficiente do equipamento no veículo”, destaca.

Alexandre também destacou a importância do projeto para a transição energética e a formação de capital intelectual. “A aplicação e validação de tecnologias em ambiente de competição internacional traz ganhos de conhecimento e fortalecimento do ecossistema, tanto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná quanto do Itaipu Parquetec, quando o assunto é transição energética”, afirmou o diretor de tecnologias.  

SHELL ECO-MARATHON – A Shell Eco-marathon é uma competição global que desafia estudantes do ensino médio e universitários a projetarem, construírem e testarem veículos altamente eficientes em termos de consumo de energia. Com eventos anuais nas Américas, Europa e Ásia, essa iniciativa incentiva a inovação e a criatividade dos participantes, que buscam percorrer a maior distância possível utilizando a menor quantidade de energia.

Em 2025, a competição completa 40 anos o oferecendo aos estudantes a oportunidade de aplicar conhecimentos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática em um ambiente prático, preparando-os para enfrentar os desafios energéticos do futuro.

PATROCINADORES – A equipe é patrocinada por diferentes instituições públicas e privadas. São patrocinadores e parceiros estratégicos o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, a Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec e a Unila; XBRI Pneus; H2helium; FUNDEP; Horizon; Ponte Nova Energia; Enerluz e Leser. Também apoiam a iniciativa Altair Cycles e Correia Bikeletro; IdeiaTrix; Receita Federal do Brasil; LabMaker; e LabIoT.

Fonte: Governo PR

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Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

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O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

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MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

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No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

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