NOVA AURORA

PARANÁ

Saúde capacita profissionais do Noroeste no manejo de serpentes, aranhas e escorpiões

Publicado em

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) promoveu nesta semana uma capacitação de profissionais para identificação correta de animais peçonhentos, de forma a permitir ações de prevenção a acidentes mais eficazes. O treinamento foi de terça até esta quinta-feira (25 a 27), reuniu 130 profissionais dos municípios de abrangência da 14ª Regional da Saúde, com sede em Paranavaí (Noroeste) e teve a participação de especialistas do Instituto Butantan.

Paulo Goldoni e Antonio Brescovit compartilharam conhecimentos sobre a identificação taxonômica dos animais peçonhentos, além dos fluxos de vigilância necessários para prevenir e controlar acidentes na região. Ministrada pela Divisão de Vigilâcia de Zoonoses e Intoxicações da Sesa, em parceria com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) de Maringá, o curso foi focado no manejo de acidentes envolvendo serpentes, escorpiões e aranhas.

Médicos, enfermeiros e técnicos de imunização que atuam na Atenção Primária à Saúde (prestada nos municípios) e dos serviços de emergência, receberam capacitação no manejo clínico adequado de acidentes com esses animais, com ênfase na indicação oportuna de soroterapia, essencial para o tratamento eficaz.

Leia Também:  IDR-Paraná terá em Londrina horto de plantas medicinais, aromáticas e condimentares

Também foram abordadas estratégias de prevenção, controle e vigilância, principalmente para equipes de vigilância em saúde e imunização. “Essa capacitação tem grande importância para fortalecer a capacidade técnica dos nossos profissionais da saúde”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “A identificação rápida e o manejo adequado em casos de acidentes com animais peçonhentos podem salvar vidas. É fundamental que a equipe da saúde esteja bem preparada para agir com rapidez e precisão, minimizando os riscos à população”, disse o secretário.

TRABALHO DE CAMPO – Um dos momentos mais destacados do curso foi a realização de um trabalho de campo com as equipes de vigilância, que incluiu uma busca ativa de animais peçonhentos, especialmente escorpiões. As equipes da Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicação, junto com profissionais do Instituto Butantan, capturaram e identificaram os animais, aprimorando as técnicas de vigilância e controle.

Bebês nascidos no Hospital do Trabalhador recebem vacina BCG nas primeiras horas de vida

O evento também contou com a participação ativa das equipes de vigilância da Sesa. “A realização de aulas práticas, com a presença de amostras didáticas e animais capturados, é fundamental para que os participantes adquiram confiança na identificação e manejo dos animais. Com esse treinamento, os profissionais estão mais preparados para realizar as ações de vigilância e controle de forma mais eficiente e oportuna, garantindo maior segurança à população da região”, explicou a bióloga da Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações da Sesa, Juliana Cequinel.

Leia Também:  Paraná participa de reunião do Ministério da Saúde e municípios sobre o programa Mais Médicos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Museu Oscar Niemeyer é destaque em importante publicação de arte internacional

Published

on

By

O jornal britânico The Art Newspaper, um dos mais importantes veículos internacionais de arte, publicou nesta terça-feira (1º) uma reportagem sobre a volta do grande público aos museus, após o período da pandemia. Na matéria, o Museu Oscar Niemeyer (MON), espaço do Governo do Estado, localizado em Curitiba, aparece em destaque como a instituição brasileira com mais visitantes numa única mostra e também como a que registrou maior crescimento percentual entre 2023 e 2024. Confira a matéria.

A reportagem informa que no ano passado o MON alcançou 712 mil visitantes, um aumento de 41% comparado ao ano anterior. A matéria destaca, ainda, a mostra “Extravagâncias”, da artista Joana Vasconcelos, cujo período expositivo atraiu 600 mil pessoas (entre novembro de 2023 e setembro de 2024).

“Ver o MON citado em uma publicação internacional dessa importância é o reconhecimento do trabalho de uma equipe comprometida e que está sempre trabalhando em prol de um espaço melhor e cada vez mais completo”, diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. “Temos tido uma excelente resposta do público às exposições apresentadas e a uma série de atividades educativas oferecidas pela instituição, o que é motivo de muita satisfação e alegria para nós”, comenta. “Todo o nosso trabalho visa sempre garantir a melhor experiência possível aos visitantes do MON”.

Leia Também:  Dia D: Saúde prevê adesão da população e disponibiliza mais de 1,3 mil salas de vacinação

THE ART NEWSPAPER – Segundo a matéria veiculada pela publicação The Art Newspaper, o MON foi o museu brasileiro que recentemente mais ganhou público. O segundo foi a Pinacoteca de São Paulo. “Esses dois museus superaram seus números pré-pandêmicos: o Museu Oscar Niemeyer subiu 89% em relação a 2019, enquanto a Pinacoteca de São Paulo subiu 50%”, diz a reportagem.

Em 2024, o Museu Oscar Niemeyer registrou o maior público desde a sua inauguração: 712.196 pessoas. Nos últimos três anos, o MON vem numa curva ascendente, superando seus próprios recordes anteriores. Do total de 2024, 75% foram ingressos gratuitos. Entre os destaques do ano passado, além de 13 exposições realizadas, o Museu entregou importantes obras de infraestrutura e conquistou diversos prêmios, nacionais e internacionais.

“Meu Pequeno Maxixe”: MON realiza oficina sensorial para bebês de 2 a 3 anos em abril

A exposição da artista portuguesa Joana Vasconcelos, “Extravagâncias”, foi inaugurada em 24 de novembro de 2023 e ficou em cartaz até 29 de setembro do ano passado. Foi a maior mostra individual da artista no Brasil e uma das mais grandiosas já realizadas pelo MON, ocupando o Olho e diversos espaços singulares abaixo dele, andares da torre e a principal rampa interna do Museu, com obras gigantescas como a “Valquíria Miss Dior”, com mais de 20 metros de comprimento.

Leia Também:  Paraná participa de reunião do Ministério da Saúde e municípios sobre o programa Mais Médicos

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA