NOVA AURORA

PARANÁ

Programa Arte para Maiores promove encontro na mostra “Afinidades III – Cochicho”

Publicado em

Em abril, os encontros do programa Arte para Maiores (APM), direcionado ao público maior de 60 anos, do Museu Oscar Niemeyer (MON), serão na exposição “Afinidades III – Cochicho”, do artista contemporâneo Luiz Zerbini, com curadoria de Marc Pottier. A atividade terá dois encontros: nos dias 1º e 8 de abril, das 14h às 17h.

A proposta é participar de uma visita mediada pela exposição e de uma oficina prática, em diálogo com o trabalho do artista. A ação será conduzida pela equipe educativa do Museu, proporcionando um olhar mais íntimo sobre as pinturas e aquarelas de Zerbini. As obras foram feitas como um diário de viagem, desde 2014, e podem ser vistas pela primeira vez.

Com pequenas telas e cadernos, o artista registrou paisagens e objetos que chamaram a sua atenção, revelando um olhar sensível ao seu redor. É um convite para observar com atenção e se conectar com a beleza sutil em suas obras. Com foco na natureza, ele criou uma atmosfera intimista e delicada na Sala 7.

Leia Também:  Qualidade da água: bandeira azul predomina nas praias de Guaratuba

Na exposição “Afinidades III – Cochicho”, Zerbini selecionou obras de cinco importantes nomes da arte paranaense que estão presentes no acervo do MON em afinidade com sua produção. Os artistas selecionados foram: Guido Viaro, Miguel Bakun, Bruno Lechowski, Guilherme William Michaud e Theodoro de Bona.

APM – O premiado Arte para Maiores, oferecido pelo MON desde 2014, é um programa educativo que proporciona ao público maior de 60 anos a sensibilização para a arte e pela arte. A ação promove encontros presenciais e virtuais, visitas mediadas em sala expositiva, atividades de experiência artística e dinâmicas de integração.

A participação no programa APM é gratuita e pessoas com mais de 60 anos têm entrada livre no Museu. Porém, é necessária a inscrição antecipada, que deve ser feita por este formulário.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Leia Também:  Paraná recebe nota máxima em ranking de qualidade fiscal pelo 3º ano consecutivo

Serviço:

Arte para Maiores – “Afinidades III – Cochicho”

Mediação e oficina

Data: 1º e 8 de abril

Horário: 14h às 17h

Local: Espaço de Oficinas – Subsolo do MON – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba

Inscrição AQUI.

www.museuoscarniemeyer.org.br

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Educação abre inscrições para dobra de padrão dos professores da rede estadual

Published

on

By

Começaram nesta segunda-feira (7) e ficam abertas até 16 de abril as inscrições para professores da rede estadual no processo de alteração de regime de trabalho, a chamada dobra de padrão, que permitirá a ampliação da jornada de 20 horas para 40 horas semanais. A mudança pode beneficiar 2 mil professores. As inscrições devem ser feitas pelo site oficial da Secretaria de Estado da Educação

“Será um salto na carreira e também na vida financeira dos profissionais. Esta é mais uma forma do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seed), de  valorização dos nossos professores, tão fundamentais para os avanços educacionais que temos obtido ao longo dos últimos anos”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda. 

Este é o primeiro edital para dobra do regime de trabalho em mais de 15 anos. O último é do ano de 2009. A medida era uma reivindicação muito aguardada pela categoria e reforça o compromisso do Estado com a qualidade da educação. 

“Fora o impacto financeiro para o professor, que passa a ganhar mais, a dobra de padrão vai estreitar os vínculos dos profissionais da educação com os alunos e com a escola. Um professor pode acompanhar uma turma por mais tempo, conhecendo a fundo suas  competências e dificuldades”, acrescenta  o secretário.

Leia Também:  No Sudoeste, Sistema de Agricultura do Paraná debate prevenção da influenza aviária

EDITALO edital oferece 2 mil vagas, distribuídas por todo o Estado. O resultado final será divulgado até o final de maio, com efetivação no sistema estadual de ensino no segundo semestre de 2025.

As vagas contemplam os componentes curriculares de Arte, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia e também são para a Educação Especial.

CRITÉRIOS – A classificação será única em nível estadual e levará em consideração três critérios: suprimento de carga horária (30% da pontuação), idade do candidato (40%) e nível e classe (30%). Em caso de empate, serão considerados, na ordem, o maior tempo de serviço na linha funcional, o maior nível de classe e a maior idade. O período analisado para os critérios da seleção abrange de 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2024.

MAIS VAGAS – Neste ano, já foram convocados mais de 1,1 mil professores e pedagogos aprovados no último concurso público realizado pelo Estado. Contabilizando as convocações, desde 2023, já são mais de 4,5 mil profissionais.

Leia Também:  Qualidade da água: bandeira azul predomina nas praias de Guaratuba

Em março, o Estado também repassou R$ 150 milhões a mais para 1,5 mil colégios pelo programa Escola Mais Bonita. O aporte ajuda na realização de serviços essenciais nas estruturas das escolas, como reparos em alvenaria, nos sistemas hidráulicos e elétricos ou adaptações para acessibilidade.

Além disso, o Estado acaba de ampliar para 2 mil vagas em 2026 o maior programa de intercâmbios entre todas as redes estaduais de ensino do Brasil. Somente em 2025, o Ganhando o Mundo está enviando 1,3 mil alunos para estudar ao longo de um semestre letivo em países de língua inglesa, com todas as despesas pagas.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA