NOVA AURORA

PARANÁ

Turismo: projeto que valoriza riquezas locais impacta educadores dos Campos Gerais

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR), promoveu nesta terça-feira (25) mais uma ação do projeto Turismo na Escola, capacitando cerca de 90 profissionais da educação, de mais de 50 colégios da região dos Campos Gerais. Agora, os educadores estão preparados para aplicar conhecimentos sobre o turismo com alunos em atividades extracurriculares, valorizando o setor estadual.

Com apoio da Agência de Desenvolvimento Turístico (Adetur Campos Gerais), o evento aconteceu na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), capacitando profissionais de nove municípios da região. Estiveram representantes de Castro, Carambeí, Tibagi, Ortigueira, Palmeira, Ponta Grossa, Arapoti, Telêmaco Borba e Piraí do Sul.

Por meio do projeto, os professores são incentivados a identificar os potenciais turísticos de suas regiões, apresentando o setor e seus benefícios. O objetivo é criar um maior contato dos alunos com suas próprias regiões e atrativos, desenvolvendo um senso de orgulho e pertencimento regional.

“Essa capacitação é importante porque é um projeto que vai alimentar o conhecimento e o pertencimento regional nas novas gerações, fortalecendo o turismo do Paraná. Estamos confiantes que, com as boas parcerias e o conteúdo aplicado aqui, vamos propagar cada vez mais a importância do turismo nas regiões”, explica Wanda Pille, coordenadora de Qualificação do Turismo da secretaria estadual.

Leia Também:  Rompimento de rede afeta abastecimento em bairros de Ponta Grossa

PREPARADOS – Após a capacitação com os educadores, alunos do ensino fundamental (a partir do 5º ano) de escolas municipais devem ser impactados com conteúdos que valorizam as riquezas naturais e culturais do Paraná e de suas regiões.

“Apoiamos esse projeto porque entendemos a importância dele nas comunidades escolares, valorizando o turismo regional e municipal. Com o Turismo na Escola, visamos orientar nossos professores e educadores junto ao núcleo, para que essa implementação do projeto seja efetiva e faça a diferença na vida de nossas comunidades”, relatou o professor Paulo Henrique Fernandes, do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa.

O conteúdo deve ser aplicado por meio de aulas e atividades extracurriculares, em diferentes disciplinas. A capacitação com educadores, promovida pela Setu-PR, é a primeira etapa do projeto, quando são explicadas as diretrizes da ação.

“Estamos incentivando realmente o pertencimento regional. Queremos que o turismo chegue aos lares e à comunidade rural, aquecendo todo o setor e gerando novas oportunidades de emprego, seja no turismo, na cultura ou na educação. Estamos muito felizes com esse encontro”, explicou Maria Luiza Cortes Cavazotti, conselheira da Adetur Campos Gerais.

Leia Também:  Compagas e consórcio de cidades da RMC firmam parceria para a produção de biometano

HISTÓRICO – O projeto já vem sendo implantado no Estado de forma individualizada em alguns municípios desde 2023. A adesão das cidades se dá por meio das escolas e das Instâncias de Governança Regionais (IGRs), instituições responsáveis por fomentar o turismo em suas áreas de abrangência. Com o evento desta terça-feira, em Ponta Grossa, o projeto já abrange cinco regiões: Sudoeste, Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais, Oeste e Norte Pioneiro. A iniciativa alcança a marca de mais de 350 profissionais capacitados, impactando mais de 2.000 alunos.

PRÓXIMAS – O Estado promove outras duas ações do projeto Turismo na Escola em abril, impactando educadores e colégios de cerca de 30 municípios. Em Cascavel, profissionais da região Oeste terão a oportunidade de conhecer mais sobre o projeto em 16 e 17 de abril. Educadores do Sul do Paraná participam do programa nos dias 24 e 25, em União da Vitória.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Compagas e consórcio de cidades da RMC firmam parceria para a produção de biometano

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  No Paraná, conferência do G20 + Favelas é realizada no Complexo Penitenciário de Piraquara

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA