POLÍTICA PR
Pluralidade de temas marca agenda do Poder Legislativo na próxima semana
Publicado em
21 de março de 2025por

Transporte, saúde e meio ambiente estão entre os temas em pauta na próxima semana na Assembleia Legislativa do Paraná. A diversidade de assuntos abrange as novas concessões de pedágio, a síndrome de Down, o Dia da Água, o aniversário de Curitiba e homenagens a personalidades e entidades. A programação inclui também as sessões plenárias e reuniões das comissões permanentes e temáticas.
Os resultados e desdobramentos do primeiro ano das novas concessões de pedágio no Paraná serão analisados em uma audiência pública promovida pela Frente Parlamentar das Engenharias e Infraestrutura, presidida pelo deputado Fabio Oliveira (PODE). O evento acontece na segunda-feira (24), às 9 horas, no Auditório Legislativo, reunindo autoridades, representantes das concessionárias, órgãos fiscalizadores e a sociedade civil organizada. Este mês, completou-se um ano desde o início da cobrança das tarifas nos novos contratos dos lotes 1 e 2.
O Dia Mundial e Estadual da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, será tema de dois eventos na segunda-feira: no Espaço Cultural (14 horas) e no Grande Expediente (14h30). A data, reconhecida oficialmente pelas Nações Unidas desde 2012 e instituída no Paraná pela Lei Estadual nº 20.599/2021, foi escolhida por representar a trissomia do 21º cromossomo, que causa a síndrome. A iniciativa é do deputado Pedro Paulo Bazana (PSD) e o objetivo celebrar a vida das pessoas com síndrome de Down, além de ampliar a conscientização e inclusão.
Durante a sessão, o deputado Paulo Gomes (PP) fará a entrega dos primeiros exemplares do Código de Defesa do Consumidor Paranaense. Uma edição história da compilação das leis que regem as relações de consumo no estado e também uma forma de homenagear colaboradores que atuaram durante o trabalho de organização do Código.
Mais tarde, às 18 horas, no Plenário, será entregue o Título de Cidadania Honorária do Paraná a Ademar Batista Pereira. Natural de Constantina (RS), ele é educador, escritor e fundador da Escola Atuação. A honraria foi concedida por meio de uma lei de autoria do ex-deputado estadual e atual deputado federal Paulo Litro, enquanto a proposição da sessão solene é assinada pela deputada Márcia Huçulak (PSD).
Dia da Água
Os impactos dos investimentos socioambientais da Itaipu Binacional no Paraná, como a revitalização de matas ciliares, a conservação da biodiversidade e a promoção de soluções sustentáveis de energia, serão discutidos em uma audiência pública na terça-feira (25), às 9 horas, no Plenarinho. A iniciativa é da Liderança da Oposição na Assembleia.
O tema também será abordado no Grande Expediente, às 14h30, com a presença do presidente da Itaipu, Enio Verri, que falará sobre a importância do Dia da Água, comemorado em 22 de março. A data destaca a relevância desse recurso natural essencial, que, quando bem utilizado, também é fundamental para a geração de energia na usina.
Santas Casas
Os 39 anos da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa) serão celebrados em uma sessão solene na terça-feira (25), às 18 horas, no Plenário. As entidades desempenham um papel fundamental na saúde pública brasileira, sendo responsáveis por grande parte dos atendimentos de alta complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS). “A Femipa reúne cerca de 70 instituições, que respondem por mais de 50% dos atendimentos SUS no estado e chegam a atender 70% da demanda dos procedimentos de alta complexidade”, destacou a proponente do evento, deputada Márcia Huçulak.
Aniversário de Curitiba
Os 332 anos de Curitiba serão comemorados na Assembleia Legislativa do Paraná na próxima terça-feira (25), a partir das 18h30, no Plenário. A solenidade, promovida pelo deputado Ney Leprevost (União), irá homenagear pessoas de diversos segmentos que contribuem para o desenvolvimento da cidade. Além disso, haverá um bolo de aniversário para marcar a celebração.
Já na quinta-feira (27), será realizada uma homenagem pelos 30 anos do Conselho Permanente dos Direitos Humanos do Estado do Paraná (COPEDH). O Conselho tem a missão de auxiliar na implementação e no acompanhamento das políticas públicas de direitos humanos no estado, garantindo a proteção e promoção dos direitos da população paranaense. O evento, proposto pelo deputado Professor Lemos (PT), acontece às 14 horas, no Plenário.
Sessão Plenária
Na sessão plenária da segunda-feira (24), ás 14h30, um dos destaques será a discussão do projeto de lei 460/2024, que institui a Campanha Permanente de Conscientização, Prevenção e Tratamento das Doenças do Sono no Estado do Paraná. A proposta será um dos dez itens da ordem do dia.
O projeto, de autoria do deputado Tito Barichello (União), tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância do sono para a saúde, estabelecer diretrizes para a formação e capacitação de profissionais no diagnóstico e tratamento das doenças do sono, além de incentivar pesquisas e estudos para aprimorar a prevenção e o tratamento dessas condições.
Também em primeiro turno, será analisado o projeto de lei complementar 2/2025, que modifica a Lei Complementar nº 26/1985, relacionada ao Estatuto da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), e a Lei nº 14.234/2003, que institui o Fundo Especial da PGE. A proposta ainda revoga a Lei nº 18.919/2016, que permitia à PGE celebrar composições em execuções fiscais.
Em segundo turno, está prevista a votação do projeto de lei 125/2023, dos deputados Luiz Fernando Guerra (União) e Requião Filho (PT), que altera a Lei nº 14.855/2005, estabelecendo padrões técnicos de qualidade nutricional para lanchonetes e similares em escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio.
Outro projeto em segundo turno, o 465/2024, de autoria do deputado Tito Barichello (União), institui a Campanha de Conscientização sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), com o intuito de sensibilizar a população e fomentar a coleta e análise de dados sobre a doença.
Em turno único, serão analisadas duas proposições: a 233/2024, que institui a Semana Cultural Aviva Litoral, proposta pelo deputado Ney Leprevost (União), e a 544/2024, que concede o Título de Utilidade Pública à Associação SOS Socorrendo Vidas (ASV), de Cambé, de autoria do deputado Alexandre Amaro (REP).
Redação final
Quatro projetos estão em redação final. O 312/2024, de autoria do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), que determina a obrigatoriedade da inclusão da informação sobre o fator de alto risco na carteira de pré-natal pelos serviços de saúde públicos e privados no Estado do Paraná.
E os projetos de lei 708/2023, da deputada Maria Victoria (PP), que concede o título de utilidade pública ao Instituto de Arte e Cultura de Maringá (Instarte); o 259/2024, do deputado Soldado Adriano (PP), que institui no calendário oficial do Estado do Paraná o Dia Estadual do Compositor Musical Paranaense, a ser comemorado anualmente em 31 de março; e o 715/2024, do deputado Lei Leprevost (União), que concede o título de Utilidade Pública Estadual ao Grupo de Capoeira Guerreiros dos Palmares.
Transmissão
A sessão plenária da próxima segunda-feira (24), terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, por meio do canal 10.2, em TV aberta, e no canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo.
Fonte: ALPR PR

POLÍTICA PR
Em Sessão Solene, Assembleia Legislativa celebra os 80 anos da Porcelana Schmidt
Published
6 horas agoon
8 de abril de 2025By

Os 80 anos da Porcelana Schmidt foram celebrados nesta terça-feira (08), em sessão solene, no Plenário da Casa de Leis. A empresa se tornou um símbolo de qualidade e tradição na produção de porcelanas que estão presentes na mesa e na memória afetiva de milhões de paranaenses. “A Porcelana Schmidt é um verdadeiro patrimônio da indústria paranaense. “Essa homenagem é um reconhecimento à sua história, à sua contribuição econômica e ao orgulho que representa para todos nós”, afirmou o autor da homenagem, deputado estadual Fabio Oliveira (Podemos). Ele lembrou ainda que Campo Largo já é a Capital da Louça e hoje quase 75% da louça que é colocada em bares, restaurantes, hotéis, é produzida no Paraná, em Campo Largo.
“São tão poucas indústrias no Brasil, ainda mais indústrias familiares que conseguem chegar nessa data, 80 anos. É uma vida toda dedicada ao negócio. Então, pra nós é um motivo de muito orgulho. Nós temos uma empresa que mantém a tradição, que ainda hoje tem o maior nome dentro do mercado de porcelana no Brasil, e acredito que tem sido um esforço muito grande que temos feito, porque não é fácil ser empresário no Brasil, ainda mais com tantas dificuldades e sobe e desce que acontece na economia”, disse o gestor da Porcelana Schmidt, Nelson Luiz Vieira de Morais Lara. Para ele, o grande diferencial da empresa é o produto de extrema qualidade. “É um produto que se você perguntar para nove entre dez mulheres no Brasil elas vão dizer que a Schmidt é o nome de maior referência dentro do setor, apesar de não sermos mais os maiores, mas evidentemente nós somos os melhores”, afirmou.
Na mesma linha, o presidente do Sindicato da Indústria de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica, Louça e Porcelana no Paraná (Sindilouças), Fábio José Germano da Silva, destacou a qualidade dos produtos Schmidt no cenário nacional. “Ela é responsável hoje por uma linha que o Brasil inteiro a reconhece, que é a linha destinada ao setor de gastronomia e de hotelaria. E, apesar da concorrência, o setor ainda é muito forte no Paraná devido a qualidade deste produto”, disse.
“O saber fazer, a questão artesanal, porque a cerâmica não é uma coisa industrial, ela é semi-artesanal com muitas peças feitas à mão ainda. Então quando eu coloco uma linha de produção robotizada, eu perco a sensibilidade e esse é o que traz o diferencial para a Campo Largo, a qualidade dos produtos, que nenhuma outra região no Brasil tem”, afirmou Germano.
História
A trajetória da Porcelana Schmidt teve início em 1945, na cidade de Pomerode (SC), com a fundação da primeira unidade fabril pela família Schmidt. Mas a história começou antes, em 1937, quando a família Schmidt chega a Mauá, no estado de São Paulo, com Fritz Erwin Schmidt, e funda a Porcelana Mauá. Após desentendimentos com os sócios, Fritz Erwin Schmidt pediu demissão e fundou a Porcelana Real, em Mauá, em 1943.
Em 1945, a família Schmidt se muda para Santa Catarina e funda a Porcelana Schmidt. Na década de 1950, a empresa se expande para São Paulo e Paraná, adquirindo as fábricas Porcelana Real em Mauá e Porcelana Steatita em Campo Largo. Em 1991, as três fábricas passaram por uma reestruturação e não usaram mais as marcas Steatita e Real, trabalhando todas sob a marca Porcelana Schmidt.
Hoje, a Porcelana Schmidt tem uma unidade no Paraná, grande variedade de produtos para casa e gastronomia e é uma das principais representantes do comércio de mesa posta do Brasil. Sua marca é reconhecida pela sofisticação de suas peças, que atendem lares, hotéis, restaurantes e estabelecimentos de diversos segmentos, no Brasil e no exterior. A empresa é ligada à Federação das Indústria do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Sindicato das Indústrias de Louça de Cerâmica do Paraná (Sindilouça) e atualmente fabrica mensalmente 1,3 milhão de peças de porcelana e conta com mais de 700 colaboradores.
Também participaram da solenidade a vice-prefeita de Campo Largo, Chrystiane Barbosa Pianaro Chemin; os vereadores de Campo Largo, André Trevisan Gabardo, Athos Martinez, Junior Polaco Preto e Victor Augusto Bini, além de familiares e colaboradores da empresa.
Capital da louça
Em 2010, a lei nº 16.773 reconheceu o município de Campo Largo como Capital da Louça e Porcelana de Mesa e da Cerâmica do Paraná. O objetivo da lei, proposta pelo ex-deputado estadual e atual deputado federal Stephanes Junior (PSD), foi ajudar a cidade à captação de recursos ou investimentos referentes à porcelana de mesa, à cerâmica e à louça.
Com uma média anual de 36 milhões de peças, Campo Largo é o maior polo de produção do País. Hoje, mais de 70% da louça profissional do Brasil, que é vendida a hotéis e restaurantes, por exemplo, são produzidas na cidade. Além disso, o setor é o segundo maior empregador do município, movimentando a economia local e também a do Paraná.
Fonte: ALPR PR

Corinthians arranca empate na Copa Sul-Americana contra América de Cali

Botafogo vence Carabobo no Engenhão e retoma caminho da vitória na Libertadores

Grêmio vence Atlético Grau e consolida liderança no Grupo D da Copa Sul-Americana

ExpoLondrina amplia acesso de produtores rurais à meliponicultura e apicultura

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973
PARANÁ


Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973
Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática...


ExpoLondrina amplia acesso de produtores rurais à meliponicultura e apicultura
O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) participou do 2° Encontro Regional de Meliponicultura e Apicultura nesta terça-feira (8). O evento...


Seagri participa de encontro de meliponicultura e apicultura na ExpoLondrina
O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) participou do 2ª Encontro Regional de Meliponicultura e Apicultura nesta terça-feira (8). O evento...
POLÍCIA


PCPR realiza palestra para guardas municipais em Araucária
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou nesta terça-feira (8) uma palestra na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), com...


PCPR prende 29 pessoas em megaoperação contra grupo suspeito de desviar R$ 3 milhões de prefeituras do Paraná
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 29 pessoas investigadas por integrar um grupo suspeito de desviar, por meio de...


PCPR apreende adolescente por tráfico de drogas na Capital
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu nesta segunda-feira (7), um adolescente, de 17 anos, pelo ato infracional análogo ao...
ENTRETENIMENTO


Carlinhos Maia se surpreende ao ver Henry, filho de Simone dirigindo carro: ‘To passado’
Carlinhos Maia protagonizou um momento divertido e de surpresa nas redes sociais ao ver o carro que Henry, filho de...


Maiara se declara para Matheus e relembra início do romance: ‘Não desgrudamos mais’
Maiara aproveitou a madrugada desta terça-feira (8), para fazer uma homenagem especial ao namorado, Matheus Gabriel, que está completando mais...


Arthur Aguiar reúne família e amigos para celebrar anos 60 anos da mãe: ‘Especial’
Arthur Aguiar, de 36 anos, compartilhou nas redes sociais nesta terça-feira (8), um vídeo celebrando o aniversário da mãe, Katia...
ESPORTES


Corinthians arranca empate na Copa Sul-Americana contra América de Cali
Na noite desta terça-feira (08.04), o Corinthians somou seu primeiro ponto na Copa Sul-Americana ao empatar em 1 a 1...


Grêmio vence Atlético Grau e consolida liderança no Grupo D da Copa Sul-Americana
Nesta terça-feira, a Arena do Grêmio foi palco de um duelo importante pela segunda rodada da fase de grupos da...


Botafogo vence Carabobo no Engenhão e retoma caminho da vitória na Libertadores
Derrotado na primeira rodada da Libertadores, o Botafogo voltou a sorrir na noite desta terça-feira (08.04), ao vencer o Carabobo,...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR7 dias ago
“Governo do Paraná libera dados sensíveis à fundação contratada sem licitação”, alerta líder da Oposição
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Questão indígena merece tratamento prioritário diz deputado Goura (PDT) em seminário na OAB-PR
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Deputado Cobra Repórter (PSD) apresenta projeto para reforçar segurança e qualidade do transporte escolar no Paraná
-
AGRONEGÓCIO7 dias ago
Logística e infraestrutura travam exportação de frutas no Brasil