NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Segurança, infraestrutura e saúde dominam reivindicações entregues pela comunidade de Telêmaco Borba e região

Publicado em

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Paraná receberam, nesta quinta-feira (20), diversas demandas e sugestões de órgãos públicos e da sociedade civil organizada durante a sessão especial de interiorização realizada em Telêmaco Borba. Além de novos pedidos, o presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), anunciou o atendimento de diversas solicitações feitas na primeira edição do evento, realizada em 2024.

Durante a sessão especial, Alexandre Curi informou que os pedidos recebidos pela Assembleia e encaminhados ao Governo do Paraná foram rapidamente atendidos. Ele destacou a construção de duas trincheiras em Telêmaco Borba, a implantação da Delegacia Cidadã, a construção do Instituto Médico Legal (IML), uma nova unidade prisional e três colégios estaduais, sendo dois em Telêmaco Borba e um em Reserva. Além dessas obras, R$ 15 milhões em emendas parlamentares serão destinados à continuidade da pavimentação entre Imbaú e Reserva e ao Programa Escola Mais Bonita.

“Esta é uma prestação de contas que comprova nosso compromisso com a região. Continuaremos trabalhando em parceria com o Governo do Paraná para atender ainda mais as demandas e garantir a realização de projetos importantes para todas as regiões do Estado”, afirmou Curi.

Reivindicações

Leia Também:  Deputados aprovam proposta para aumentar a conscientização sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica no Paraná

A Prefeitura de Telêmaco Borba apresentou aos parlamentares diversas solicitações, entre elas a construção do Ambulatório de Oncologia, a implantação da Delegacia Cidadã, a criação de uma Unidade Prisional em área periférica da cidade, a construção de uma unidade da Polícia Científica/IML, a construção de uma trincheira ligando a PR-239 à Estrada Max Staudacher e a construção de uma trincheira sobre a rotatória da Braslumber. Alexandre Curi anunciou o atendimento de praticamente todas essas solicitações, com exceção da construção do Ambulatório de Oncologia.

A Associação Comercial de Telêmaco Borba (Acitel) também apresentou uma série de reivindicações, como a criação de um Programa Estadual de Capacitação e Qualificação Profissional, o estabelecimento de subsídios estaduais para comerciantes e microempreendedores individuais (MEIs), incentivos à inovação no comércio local com treinamentos voltados para automação, e-commerce e inteligência artificial aplicada ao varejo.

Outras demandas incluem a criação de um Fundo de Apoio ao Comércio para Qualificação Profissional, benefícios fiscais para empresas que investirem na qualificação profissional de seus colaboradores, digitalização e modernização, a implantação do Núcleo Regional de Inovação e Qualificação Empresarial em Telêmaco Borba e o estabelecimento de um Centro de Capacitação e Desenvolvimento Comercial dentro da Acitel, em parceria com o Governo do Paraná.

Também foram sugeridas parcerias com universidades para o desenvolvimento de programas de estágio e inserção de novos talentos no comércio local, a criação de um Laboratório de Inovação no Varejo e programas de apoio à participação de empresas locais em feiras, eventos e rodadas de negócios voltadas à inovação no comércio.

Leia Também:  As perspectivas do turismo de negócios são analisadas na edição de hoje do programa Assembleia Entrevista

Em documento conjunto, os vereadores de Telêmaco Borba solicitaram a implantação de uma clínica para tratamento de câncer, a construção de uma clínica multidisciplinar para atendimento de crianças com transtorno do espectro autista, a destinação de recursos para a aquisição de ambulâncias e equipamentos para a rede de saúde pública municipal, o aumento da oferta de exames, melhorias na PR-160 entre Telêmaco Borba e Imbaú, melhorias na PR-340 entre Telêmaco Borba e Tibagi, além de um investimento de R$ 15 milhões para a construção de uma passarela na PR-160 e de uma trincheira.

A empresa Klabin solicitou agilidade na elaboração de um convênio para a construção de um novo Centro de Hemodiálise em Telêmaco Borba. A empresa se dispôs a construir o centro, que terá 2 mil metros quadrados, enquanto caberá ao Governo do Paraná garantir a continuidade dos serviços de nefrologia no município.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Assembleia Legislativa participa do Google Cloud Next nos Estado Unidos

Published

on

By

O diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná, Wellington Dalmaz, representará a instituição na edição de 2025 do Google Cloud Next, que ocorre entre os dias 9 e 11 de abril, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O encontro anual reúne os CEOs das principais organizações do mundo para conhecerem as principais novidades do Google em relação a serviços na nuvem, inteligência artificial e segurança cibernética. A Assembleia Legislativa do Paraná é uma das poucas instituições públicas brasileiras convidadas para o evento.

Durante a Google Cloud Next, Dalmaz tratará dos termos finais de uma parceria que está sendo firmada entre a Assembleia, o Google e a Companhia de Tecnologia e Informação do Paraná, (Celepar) para a incorporação de ferramentas de inteligência artificial nos processos, atividades e serviços prestados pela Assembleia.

O termo de cooperação, que deverá ser assinado ainda em abril, prevê a implantação de pelo menos quatro soluções de Inteligência Artificial: um assistente virtual para interação e suporte em atividades legislativas (Chatbot); uma ferramenta de busca para identificar similaridade de leis; uma plataforma de apoio para a elaboração de textos legislativos de acordo com as normas exigidas; e uma ferramenta para agilizar a elaboração e revisão de pareceres técnicos e jurídicos.

Leia Também:  Adão Litro participa de vistoria de projeto para pavimentação entre Dois Vizinhos e Boa Esperança do Iguaçu

Wellington Dalmaz informa que uma das metas estabelecidas pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa que tomou posse neste ano é avançar em soluções tecnológicas para otimizar os trabalhos da Casa. Segundo ele, a cooperação com o Google é uma inovação e trará benefícios diretos em aspectos como transparência e eficiência.

“Um dos principais pontos que será discutido na Google Cloud Next é a aplicação da Inteligência Artificial no serviço público. E a Assembleia Legislativa vai estar lá para acompanhar tudo isso, mas principalmente para finalizar as tratativas do Protocolo de Intenções de uma parceria estratégica de cooperação com o Google e a Celepar”, comenta. “A nova Mesa Executiva, presidida pelo deputado Alexandre Curi, determinou que buscássemos o que há de mais moderno no mundo corporativo para trazer ainda mais eficiência para a administração da Casa. Modernizar o Legislativo paranaense garante um Estado mais produtivo e sensível às necessidades das pessoas”, acrescenta.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA