NOVA AURORA

PARANÁ

Educação pública: Cursinho Pré-Vestibular da Unioeste em Foz do Iguaçu comemora 20 anos

Publicado em

O Cursinho Pré-Vestibular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, celebrou 20 anos de existência em 2025. A comemoração foi feita na abertura do novo ano. Durante a cerimônia, foram entregues homenagens, com destaque às professoras que iniciaram o projeto, Conceição Souza Licurgo Soares, do Curso de Letras, e Renata Camacho Bezerra, do Curso de Matemática.

Criado em 2005, o cursinho pré-vestibular gratuito, preparatório para a Prova de Vestibular da Unioeste e para o Exame Nacional do Ensino Médio, iniciou com o objetivo de preparar estudantes da rede estadual pública e funcionários da instituição para o processo seletivo de universidades, especialmente as públicas.

Inicialmente era realizado apenas com algumas disciplinas, mas o projeto cresceu e com isso houve a necessidade de formar um grupo de professores para trabalhar com as áreas de humanas e de exatas, contando com a participação de outras IES do município, como a Faculdade Uniamérica, e, a partir de 2010, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA.

Nas duas primeiras edições, foram atendidos 240 alunos. No período de 2022 a 2024, houve uma expansão de vagas no cursinho pré-vestibular, devido a uma parceria da Unioeste e da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. Nos anos de 2023 e 2024, o cursinho contou com seis turmas, sendo três no campus da Unioeste e três em escolas-bairro de Foz do Iguaçu, nas regiões do Jardim São Paulo, Morumbi e Porto Meira.

Leia Também:  PCPR na Comunidade atende mais de 360 pessoas na Cidade Industrial de Curitiba

Desde 2022, cerca de 1.350 alunos de escolas públicas foram atendidos devido ao fluxo contínuo de inscrições, com a participação de 518 monitores, acadêmicos dos cursos de graduação (Unioeste e Unila), que receberam aproximadamente 345 bolsas de incentivo para iniciação à docência. No total, são ministradas 13 disciplinas.

A atual coordenadora do projeto, Berenice Borssoi Juraszek, relembrou os desafios enfrentados desde que assumiu a coordenação, em 2022, destacando a superação e a força de vontade necessárias para levar adiante o legado do cursinho. “Nesses 20 anos de Cursinho Pré-Vestibular (CPV), parabenizo cada docente, agente universitário e acadêmico em formação pelo trabalho realizado com os estudantes do ensino médio”, disse.

A professora Renata Camacho Bezerra, uma das fundadoras, expressou seu orgulho por ter contribuído para a formação de muitos alunos que conseguiram ingressar na universidade pública. “A educação transformou minha vida e a vida da minha família, por isso queria retribuir à sociedade tudo o que o ensino público proporcionou para mim. São muitas histórias de sucesso, de vitórias e de superação de alguns momentos difíceis. Este é um projeto de muitas mãos”, afirmou.

Leia Também:  Secretaria de Estado da Indústria passa a integrar ações do Pró-Metrópole

Para a acadêmica do curso de Matemática e monitora do cursinho, Danielly Furlaneto Azeredo, a expectativa para esta a edição de 2025 é excelente, tanto para o desenvolvimento dos alunos quanto para sua própria experiência na docência. “Essa experiência tem sido extremamente enriquecedora para mim, pois representa meu primeiro contato como professora em uma sala de aula. Poder ajudar os alunos a superar desafios e ganhar confiança na disciplina é algo muito gratificante”, disse.

Já o aluno Bernardo Tomazolli de Oliveira, de 17 anos, do 5º Colégio da Polícia Militar do Paraná, compartilhou suas expectativas em relação ao curso. “Minha expectativa é seguir o curso até o fim do ano e estar preparado para realizar o Enem e o vestibular específico da universidade e ser aprovado na Unioeste no curso de Direito. Meu primeiro dia no curso pré-vestibular foi muito bom, os professores são excelentes e a qualidade de ensino é ótima”, afirmou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Com 3 mil vagas, inscrições para a Corrida do Porto estão na reta final

Published

on

By

Com o intuito de estreitar os laços com a comunidade local e celebrar o aniversário de 90 anos do Porto de Paranaguá, a 3ª Edição da Corrida do Porto já está movimentando os meios esportivos, turísticos e de ação social. Em menos de 20 dias desde a abertura das inscrições, 2.000 vagas já foram preenchidas. Atualmente, 80% das inscrições foram ocupadas, restando apenas o último lote disponível.

Entre os atletas que irão participar este ano está o parnanguara Tiago Hamilton Rodrigues Teodoro, que irá correr no dia do aniversário de seu pai. “Eu tenho muito orgulho de meu pai ter sido um portuário, de como ele tratou o porto como uma casa. Essa corrida será uma homenagem a ele; vou correr com todo o coração, do início ao fim”, afirmou.

Além do aumento no número de vagas, que passou de 2.000 para 3.000, este ano o evento também contará com um percurso ampliado. Os competidores poderão escolher entre três trajetos: 5,5 km (caminhada e corrida), 10 km (corrida) e 15 km (corrida). Na edição de 2024, a maioria dos competidores eram de outras cidades e estados, o que movimentou o turismo e o comércio da região.

“Com 55% dos atletas vindos de fora de Paranaguá, temos um impacto positivo na rede hoteleira, na gastronomia e no comércio em geral. Além disso, eventos como esse reforçam a identidade cultural e histórica da cidade, valorizando nosso patrimônio e estimulando novas oportunidades para o turismo esportivo e de experiência”, afirmou a secretária de Turismo de Paranaguá, Paula Patrícia Torres Teixeira.

Leia Também:  Programação da Sanepar deve reunir cerca de mil pessoas na Semana do Meio Ambiente

Além de movimentar a economia e fortalecer a relação porto-cidade, a Corrida apoia ações sociais. As inscrições são revertidas em doações para comunidades vulneráveis. Em 2024, por exemplo, R$ 75 mil foram doados para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, e outra parte da arrecadação foi convertida em 20 toneladas de alimentos, distribuídas para comunidades em Paranaguá.

Neste ano, o valor total arrecadado será revertido para melhorias na infraestrutura do Lar dos Idosos Perseverança e do Asilo São Vicente de Paula, ambos localizados em Paranaguá.

Os atletas podem se inscrever até o dia 13 de maio pelo site Ticket Sports. Cada participante receberá um kit contendo uma mochila, viseira e camiseta personalizadas, que serão entregues em Curitiba, no dia 15 de maio (horário e local a confirmar), e em Paranaguá, nos dias 16 e 17 de maio, no Palácio Taguaré — sexta-feira, das 14h às 18h, e sábado, das 10h às 19h.

Os patrocinadores do evento este ano são as empresas Engine e Cattalini. Após a corrida, os atletas poderão utilizar o espaço de massagem, o espaço Kids e os painéis interativos para fotos dos atletas.

Leia Também:  Projeto Bancas Itinerantes do Detran-PR passa por Jaguapitã e São João do Ivaí

CORRIDA DO PORTO – O evento é pioneiro no Brasil e no mundo, sendo a primeira competição atlética dentro de um cais portuário e entrou no calendário oficial de eventos do município. Para a realização da corrida, as operações portuárias são suspensas durante o evento, e a segurança é reforçada.

A iniciativa também alcançou reconhecimento internacional ao ser premiada na Exposição e Convenção Anual da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), realizada nos Estados Unidos em 2023, na categoria “Eventos Especiais”, destacando-se por sua contribuição ao fortalecimento dos vínculos com a comunidade.

Serviço:

Venda de inscrições online – Corrida do Porto 2025

Valor:  3º lote – R$ 159,00

Site: Ticket Sports

Inscrições até: 13 de maio, às 12h

Data da corrida: 18 de maio

Horário da Corrida: 08h

Local: Porto de Paranaguá

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA