NOVA AURORA

PARANÁ

Governo do Estado lança novas ações para ampliar utilização do BIM em obras públicas

Publicado em

A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) realizou nesta quarta-feira (19) o evento de lançamento das Ações de Aceleração da Estratégia BIM Paraná para 2025-2026, com oito iniciativas para ampliar a utilização da metodologia Building Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção) no setor de obras públicas.

O BIM é um processo que envolve profissionais de várias áreas e plataformas tecnológicas na elaboração de construções virtuais, desde o estudo de viabilidade até as manutenções futuras, garantindo maior exatidão e transparência na contratação e execução de obras de todos os portes.

“O Paraná é uma referência nesta estratégia e avança com outros órgãos, como o Tribunal de Contas, e com os municípios, servindo inclusive de exemplo para outros estados, que estão vindo aprender como utilizamos o BIM”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

“Parabenizo o secretário por esta iniciativa maravilhosa que é o BIM, que ela continue tendo muito sucesso e o Paraná agradece”, destacou o vice-governador Darci Piana, que participou do evento.

Um dos principais exemplos de obra que utiliza o BIM desde sua concepção é a Ponte de Guaratuba. “Fizemos a licitação da ponte incluindo a modelagem BIM, sendo este um dos motivos que conseguimos utilizar a contratação integrada. Estamos aplicando o BIM em outras obras do DER, tendo se mostrado uma ferramenta muito eficiente”, apontou o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Fernando Furiatti.

AÇÕES MULTISSETORIAIS – Durante o evento, ocorreu o lançamento oficial do Canal BIM PR, que tem como objetivo promover a comunicação direta entre as equipes técnicas da Seil e das prefeituras para prestação de apoio técnico especializado aos municípios. Desde novembro de 2024, o Governo do Estado já capacitou servidores de 40 municípios para iniciarem a implementação do BIM. 

Leia Também:  Desenvolvimento e inclusão são destaques da 5ª Conferência Regional Sul de CTI

Também houve o lançamento do registro de preços de softwares BIM para a aquisição da plataforma pelos órgãos estaduais. O processo é conduzido pela Casa Civil e a Secretaria da Administração e da Previdência e está em fase final de contratação pelo modelo de inexigibilidade, o que deve facilitar a aquisição da tecnologia necessária. 

Em outra frente, a SEIL e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior firmaram uma parceria para viabilizar a criação de um programa de pós-graduação em BIM voltado para servidores públicos estaduais e municipais. A especialização será conduzida pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Virtual do Paraná, com abordagens práticas, e o início das atividades está previsto para o segundo semestre de 2025, com a oferta inicial de 100 vagas. 

Outro órgão beneficiado pela iniciativa é o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. Um termo de cooperação técnica assinado no evento prevê a automatização das análises de projetos contra incêndio da corporação. A expectativa é de que a adoção do sistema torne os processos internos mais ágeis e eficientes, promovendo a melhoria na qualidade da prestação do serviço à população. 

No âmbito da educação, um trabalho conjunto vem sendo desenvolvido pela Seil e a Secretaria da Educação (Seed) desde fevereiro. Ele prevê o uso do BIM na elaboração do modelo digital das escolas para organizar o planejamento dos espaços e infraestruturas das unidades, o que deve facilitar reformas e ampliações das unidades, além da regularização fundiária dos imóveis. 

Para incentivar o uso do BIM em iniciativas do setor público e privado, foi criada a Frente Parlamentar Estadual do BIM. No mesmo sentido, foi criado o Selo Paraná de Boas Práticas de Projetos em BIM, que reconhecerá a adoção de boas práticas ligadas ao uso da plataforma. 

Por fim, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) firmou um termo de cooperação técnica com a Seil para fomentar o uso do BIM na gestão de projetos e obras públicas. A medida considera que o uso da plataforma aumenta a previsibilidade de prazos e custos, o que por consequência reduz a necessidade de aditivos contratuais e aumenta a transparência dos processos pelos órgãos de controle e a sociedade.

Leia Também:  Bastidores do cinema: Notícia Boa Paraná mostra como funciona a PrFilm Commission

COMITÊ – A Estratégia BIM Paraná é coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Logística por meio de seu Departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras (DGI), com suas ações sendo implementadas pelo Comitê Gestor da Estratégia BIM Paraná, presidido pela SEIL e composto pela Secretaria das Cidades (SECID), Secretaria da Educação (SEED), Secretaria da Saúde (SESA); Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI); Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes (SEPL); Secretaria da Fazenda (SEFA), Casa Civil e Companhia da Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). Informações e atualizações sobre o BIM Paraná estão disponíveis no portal BIMPR.

PRESENÇAS – Estiveram presentes no evento também o conselheiro presidente do TCE-PR, Ivens Zschoerper Linhares; o secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani; o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona; a secretária das Cidades, Camila Mileke Scucato; o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira; o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Marcos Antonio Tordoro; a secretária da Administração e Previdência em exercício, Marta Cristina Guizelini; os deputados estaduais Fabio Oliveira, Paulo Gomes e Marcelo Rangel; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior; o secretário de Obras e Pavimentação de Londrina, Otavio Vitor Gomes; o diretor-presidente da Cohapar, Jorge Luiz Lange; o presidente do CREA-PR, Clodomir Luiz Ascari; entre outros.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Governo do estado divulga o turismo panamense durante a ExpoLondrina

Published

on

By

O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hoteis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

Leia Também:  Paraná começa a implementar mais um sistema de transparência das contas públicas

“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R41,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

 “Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

Leia Também:  Estado apresenta planejamento para formação de governança do Sistema Paranaense de Inovação

IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários. “Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA