NOVA AURORA

PARANÁ

Ponte de Guaratuba: confira o vídeo que explica o início da construção da superestrutura

Publicado em

A construção da Ponte de Guaratuba deu mais um passo significativo nesta semana. Foi iniciada a execução da chamada aduela de partida, peça fundamental para a construção da superestrutura no trecho estaiado da ponte, que alcançou, em fevereiro, 44,2% de execução. O investimento total do Governo do Estado na estrutura é de R$ 386,9 milhões.

Neste momento, está em execução a montagem da estrutura temporária que serve para sustentar as formas de concreto durante a construção, etapa chamada de cimbramento. Em paralelo, está sendo construída a aduela de partida, peça que permite a construção de vãos sem a necessidade de escoramento. Os detalhes podem ser conferidos no vídeo produzido pelo consórcio que executa a obra.

A aduela é um elemento estrutural usado na construção de pontes, em especial as construídas pelo método dos balanços sucessivos, como no caso da Ponte de Guaratuba. Ela funciona como uma “peça” da ponte, construída aos poucos, partindo de um ponto central (como um pilar ou apoio), e avançando para ambos os lados, em um sistema de equilíbrio.

Na etapa atual da Ponte de Guaratuba, a aduela de partida é o primeiro segmento construído, geralmente sobre um pilar, servindo de base para os segmentos seguintes. Na sequência, as aduelas típicas serão executadas no local, usando equipamentos especiais chamados de carros de avanço. A cada peça, são alcançados progressos sucessivos de 5,50 metros. Ao mesmo tempo, são erguidas as torres que sustentarão os cabos de estais.

Leia Também:  Vestibular 2023 da UEL tem 20.858 inscritos; provas serão em março e abril

Após concluída a etapa do trecho estaiado, ele será conectado com o restante da ponte por meio de vigas longarinas, lançadas através do sistema de gruas fixas, facilitando a movimentação de materiais e equipamentos durante a execução das próximas etapas. Serão oito vigas por vão, totalizando 160 vigas.

Essa etapa se soma a tudo o que está em andamento. Ao longo do último mês teve continuidade a execução das estacas do chamado trecho pré-moldado, todo aquele que não envolve a parte estaiada, envolvendo atividades de cravação, escavação e concretagem, além da fabricação e lançamento das vigas longarinas, que formam a base por onde passará a via. Foi finalizada também a concretagem dos blocos e pilares das torres principais do trecho estaiado.

AVENIDA – Para dar seguimento aos trabalhos pelo solo, a Avenida Antônio dos Santos Miranda, que dá acesso ao ferryboat e ao bairro de Caieiras, em Guaratuba, está totalmente interditada desde a manhã de segunda-feira (17). A medida é necessária para os trabalhos de duplicação da via, que fazem parte do conjunto das obras da Ponte de Guaratuba.

Leia Também:  Mais três cidades têm situação de emergência homologada; Simepar prevê novas chuvas

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) atuará em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Guarda Municipal de Guaratuba e o Consórcio Nova Ponte para organizar o fluxo de veículos durante o período de interdição. Para saber mais sobre desvios e rotas alternativas, clique AQUI.

PONTE – A Ponte de Guaratuba chegou a 44,2% de execução e em relação ao cronograma físico-financeiro representa um investimento de R$ 170.902.058,17 a preços iniciais. A previsão de entrega é para abril de 2026. A construção pode ser acompanhada em tempo real através das câmeras de monitoramento no site www.pontedeguaratuba.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Dispensa de licenças: 19,4 mil empresas foram beneficiadas pelo Decreto de Baixo Risco

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Com obras de microdrenagem, IAT reforça alerta de cuidados a moradores e turistas de Matinhos

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA