NOVA AURORA

PARANÁ

Piana apresenta ao embaixador de Ruanda potenciais parcerias com o Paraná

Publicado em

O vice-governador Darci Piana recebeu nesta segunda-feira (17) o embaixador da República de Ruanda no Brasil, Lawrence Manzi, para discutir oportunidades de cooperação econômica e ampliação do comércio entre o Estado e o país africano. O vice-governador destacou algumas potencialidades do Estado, principalmente na área da agricultura, já que Ruanda tem a economia baseada principalmente na agricultura de subsistência.

“Somos líderes na produção de vários alimentos e por isso somos considerados o supermercado do mundo. Produzimos para alimentar os paranaenses e os brasileiros, mas também levamos muito dessa produção para fora. E temos esse destaque por ser um território que se preocupa com o meio ambiente. O Paraná é o Estado mais sustentável do País e produz com foco no cuidado com o solo e com a água”, disse Piana.

A embaixada da Ruanda é recente no Brasil. Aberta há dez meses, com escritório em Brasília, é a única representação diplomática ruandesa na América do Sul. Desde então, o país tem buscado expandir suas parcerias internacionais e os negócios com o Paraná podem alavancar a relação bilateral entre Brasil e o país africano.

Leia Também:  Exposição "Pintura Vingada" encerra no domingo no MON

Segundo o representante do Itamaraty no Paraná, Paulo Pinheiro Machado, o Estado possui uma economia muito diversificada. “Ficamos muito felizes de um país como a Ruanda querer estreitar relações com o Brasil e através do Paraná podemos levar as relações bilaterais para outro nível”.

De acordo com o embaixador, espera-se que essa seja a primeira visita de muitas, pois Ruanda enxerga muitas possibilidades de troca com o Paraná. “Fomos muito bem recebidos no Brasil, mas queríamos muito vir ao Paraná. Aprender o que se faz aqui, principalmente para alcançar números como o que foram apresentados na área do agronegócio. Enxergamos as conexões e percebemos que cooperar com o Paraná vai nos levar mais alto”, observa Lawrence.

Por meio da Invest Paraná, agência que funciona como ponte entre o Governo do Paraná e investidores, a ideia é que agora uma comitiva paranaense vá até a embaixada de Ruanda para começar a desenhar um plano de trabalho entre os territórios. O embaixador também planeja organizar uma viagem de empresários do País para conhecer as oportunidades de investimento no Estado.

Leia Também:  Hospital Universitário da UEL promove "mutirão-aula" de cirurgia urológica

PARANÁ NO MUNDO – Em 2024, os produtos paranaenses chegaram a 214 mercados internacionais, um aumento em relação aos 210 destinos registrados em 2018. Ruanda, ao lado de países como Laos, Síria e Montenegro, passou a integrar a lista de importadores de bens produzidos no Paraná, demonstrando a crescente presença do Estado no comércio global. Atualmente, o Paraná exporta 2.081 produtos para o mundo.

PRESENÇAS – Participaram do encontro o primeiro-secretário da embaixada da Ruanda no Brasil, Theogene Ntakirutimana; o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza; o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor de Relações Internacionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; o diretor-geral da Secretaria da Indústria e Comércio, Christiano Puppi; a diretora-geral da Secretaria da Cultura, Elietti de Souza Vilela; a diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer, Juliana Vosnika; e o diretor responsável pela África do Grupo Positivo, Jonathan Bittencourt.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Simulado do Saeb e trote de profissões engajam estudantes de colégio estadual em Curitiba

Published

on

By

O Colégio Estadual João Mazzarotto, em Curitiba, realizou uma ação inovadora com os alunos do 3º ano do Ensino Médio, unindo a preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) com o tradicional trote das profissões. A proposta foi transformar um momento de estudo e avaliação em uma experiência interativa, lúdica e reflexiva sobre o futuro profissional dos estudantes. A ação aconteceu nesta segunda-feira (07).

Vestidos com trajes que representam as carreiras que desejam seguir, os alunos participaram de um simulado do Saeb realizado por meio da plataforma online Quizizz, ferramenta escolhida por oferecer uma abordagem mais intuitiva e interativa. O evento contou com apoio da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR).

Segundo a diretora da escola, Viviane Nazarko, a iniciativa tem como objetivo preparar os jovens para a prova e, ao mesmo tempo, proporcionar um momento de descontração. “O Saeb é um conjunto de avaliações externas que mede a qualidade da educação básica no Brasil. A partir dessa prova, vamos saber o nível da nossa educação. Estamos sempre buscando atividades diferentes, como a de hoje, que aliou a plataforma online Quizizz, a preparação para o Saeb e o trote das profissões”, afirmou.

Ainda de acordo com a diretora, a escolha da plataforma digital se deu por seu caráter lúdico, mais atrativo para os estudantes, especialmente em uma geração já habituada ao uso da tecnologia no cotidiano. “A ação no Colégio João Mazzarotto é exemplo de como iniciativas criativas podem tornar o ambiente escolar mais envolvente e significativo para os alunos, conectando o presente da educação com o futuro profissional de cada estudante”, apontou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

Leia Também:  Com participação do Paraná, estados vão promover missão internacional para atrair negócios

ESTUDO E DIVERSÃO – A estratégia de aliar o simulado do Saeb ao trote das profissões rendeu elogios dos próprios alunos. O estudante Lucas Miguel Bucco Gadonski, do 3º ano do Ensino Médio Técnico, destacou a importância da avaliação. “As provas do Saeb servem para medir o nível de disparidade entre os alunos e também da escola como um todo”, destacou o jovem, que pretende seguir a carreira de professor. “Estudem, estudem bastante”, aconselhou aos colegas.

O estudante também celebrou a experiência com a plataforma online. “Ela permite treinar habilidades técnicas de forma mais intuitiva do que os métodos convencionais, além de possibilitar colocar em prática algumas questões”, comentou.

A aluna Bianca Alecrim da Silva, do 3º ano do Ensino Médio, também aprovou a dinâmica do dia. “O Saeb é importante para avaliar nosso aprendizado. A plataforma Quizizz é mais prática e combina com a nossa geração. E o trote das profissões torna tudo mais leve, une o estudo com a diversão”, opinou.

Bianca participou do trote vestida com uniforme no estilo militar. “Escolhi essa farda porque dentro do Exército é possível seguir várias carreiras, como medicina, biomedicina, advocacia, administração. Por isso, optei por ela. Eu quero seguir na área da saúde”, explicou.

Leia Também:  Governo do Estado vai destinar R$ 1,9 bilhão para educação especial até 2027

SAEB – Composto por provas e questionários aplicados a alunos do Ensino Fundamental e Médio, o Saeb auxilia na formulação de políticas públicas e indica fatores que influenciam no desempenho estudantil. Além disso, os resultados servem como base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Os resultados do Saeb são ferramentas importantes para escolas e professores no planejamento de estratégias de ensino. Eles fornecem insights sobre áreas que precisam de mais atenção e orientam planos de melhoria educacional”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

Os investimentos em educação pública promovidos pelo governo estadual têm se refletido em bons resultados nos indicadores. Dados do Ideb 2023, divulgados em agosto do ano passado, revelaram que o Paraná tem a melhor educação do Brasil pela segunda edição seguida, tanto no Ensino Médio quanto no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais).

As provas do Saeb são aplicadas a cada dois anos a estudantes de 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio de todo o Brasil. A avaliação é coordenada pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O cronograma das provas de 2025 será divulgado a partir de julho.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA