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Avenida de acesso ao ferryboat será interditada para obra da Ponte de Guaratuba

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A Avenida Antônio dos Santos Miranda, que dá acesso ao ferryboat e ao bairro de Caieiras, em Guaratuba, no Litoral do Paraná, será totalmente interditada a partir desta segunda-feira (17), às 8h da manhã. A medida é necessária para os trabalhos de duplicação da via, que fazem parte do conjunto das obras da Ponte de Guaratuba.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) orienta os motoristas que redobrem a atenção especialmente nas áreas próximas às obras. O uso de celular ao volante e outras distrações devem ser evitados para garantir a segurança. Nesse período, será implementada também a operação pare-e-siga para melhorar o fluxo de veículos na região.

O DER/PR atuará em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Guarda Municipal de Guaratuba e o Consórcio Nova Ponte para organizar o fluxo de veículos durante o período de interdição.

De acordo com o secretário municipal da Segurança de Guaratuba, Adilson Correa dos Santos, a interdição da Avenida Antônio dos Santos Miranda é parte de um projeto que promete trazer benefícios significativos para a mobilidade urbana e a segurança viária na região.

“Em razão das obras de construção da Ponte de Guaratuba pelo governo Ratinho Júnior, o prefeito Maurício Lense externou toda a preocupação com os impactos da obra”, disse.

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Segundo ele, a partir do dia 17 as forças de Segurança do Estado e do município desempenharão um papel especial em relação ao trânsito, envolvendo o consórcio da ponte, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Militar, Secretaria Municipal da Segurança Pública e Trânsito, Secretaria de Urbanismo e Secretaria de Obras. “O trecho de obras está sendo sinalizado para alterações. Teremos apenas uma entrada e saída única da cidade, que será pela Avenida Marechal Hermes”, explica o secretário.

“Os desvios implementados foram cuidadosamente planejados para minimizar eventuais transtornos, mas seu funcionamento depende diretamente da colaboração de cada cidadão. Pedimos especial atenção à Operação Pare-e-Siga, que será fundamental para organizar o fluxo de veículos”, destaca.

ROTAS ALTERNATIVAS – Para garantir a mobilidade urbana durante as obras, foram estabelecidas rotas alternativas:

  • Para quem se dirige de Caieiras ou Matinhos em direção à Garuva:
  • Veículos leves deverão seguir pela Rua Marechal Hermes, continuar pela Rua Maria Bastos e, posteriormente, acessar a Avenida Ponta Grossa.
  • Veículos pesados deverão seguir pela Rua Marechal Hermes, passar pela Rua Maria Bastos e depois acessar a Avenida 29 de Abril.
  • Para quem se dirige de Garuva em direção a Caieiras ou Matinhos:
  • Veículos leves deverão seguir pela Rua Dr. Xavier da Silva, acessar a Avenida 29 de Abril, continuar pela Rua Vieira dos Santos e, em seguida, alcançar a Rua Capitão João Pedro para Rua Marechal Hermes e chegada ao ferry-boat ou Caieiras.
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  • Veículos pesados deverão seguir pela Rua Dr. Xavier da Silva, acessar a Avenida Vicente Machado, continuar pela Rua Capitão João Pedro e, em seguida, alcançar a Rua Marechal Hermes para chegada ao ferry-boat ou Caieiras.
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Para entrada e saída de Guaratuba (Coroados) pela PR-412:

  • Veículos leves deverão seguir pela PR-412 e acessar a Avenida Paraná ou a Avenida Visconde do Rio Branco.
  • Veículos pesados deverão transitar exclusivamente pela PR-412 e pela Avenida Visconde do Rio Branco.

PONTE – A Ponte de Guaratuba já chegou a 44,2% de execução e em relação ao cronograma físico-financeiro representa um investimento de R$ 170.902.058,17 a preços iniciais. Ela tem previsão de ser entregue em abril de 2026. A construção pode ser acompanhada em tempo real através das câmeras de monitoramento no site www.pontedeguaratuba.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

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Comércio global: Paraná vendeu US$ 14,2 bilhões em alimentos e bebidas para 176 países em 2024

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O Paraná exportou US$ 14,2 bilhões em alimentos e bebidas para 176 países diferentes de janeiro a dezembro de 2024 , de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços organizados e analisados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). O número de países interessados nos produtos paranaenses e a variedade comercializada reforçam a vocação do Estado de ser um dos principais e mais completos fornecedores de alimentos do planeta.

Ao longo do período, a China foi o principal importador de alimentos e bebidas do Paraná, com US$ 5,4 bilhões de produtos deste segmento comercializados, representando 37,9% da pauta de vendas para o Exterior. Na sequência estão o Irã (US$ 473 milhões), Emirados Árabes Unidos (US$ 471 milhões), Coreia do Sul (US$ 441 milhões), Holanda (US$ 385 milhões), Indonésia (US$ 376 milhões), Japão (US$ 353 milhões), Índia (US$ 330 milhões), México (US$ 306 milhões) e Arábia Saudita (US$ 288 milhões). 

O Paraná também exportou muitos produtos para a União Europeia ao longo do ano passado, com França (US$ 208,4 milhões), Alemanha (US$ 208 milhões), Turquia (US$ 200 milhões), Reino Unido (US$ 142 milhões), Espanha (US$ 127 milhões) e Eslovênia (US$ 101 milhões) liderando o comércio. Para os Estados Unidos foram vendidos US$ 117 milhões. Países sul-americanos também estão bem representados na pauta do comércio exterior: Chile (US$ 152 milhões), Uruguai (US$ 95 milhões) e Peru (US$ 71 milhões). 

Ao longo dos últimos seis anos, a estratégia do governador Carlos Massa Ratinho Junior de consolidar o Paraná como um grande fornecedor de alimentos para todas as regiões do mundo tem surtido efeito. Em valores totais, as exportações de alimentos e bebidas do Paraná cresceram muito em relação a 2019. Naquele ano, 22 países importavam US$ 50 milhões ou mais em alimentos do Paraná. No mesmo período de 2024, 40 países superaram a marca de US$ 69 milhões.

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O principal produto alimentício exportado pelo Paraná entre janeiro e dezembro foi a soja, com US$ 5,3 bilhões, seguida pela carne de frango in natura (US$ 3,8 bilhões), farelo de soja (US$ 1,4 bilhão), açúcar bruto (US$ 1,2 bilhão), cereais (US$ 551 milhões), carne suína (US$ 404 milhões), óleo de soja bruto (US$ 358 milhões), café solúvel (US$ 326 milhões) e carne de frango industrializada (US$ 146 milhões).

PRODUÇÃO EM ALTA – Os dados de exportação e comércio internacional são reflexo do aumento da produção das principais cadeias do Estado. A produção de ovos para consumo, por exemplo, era de 191,866 milhões de dúzias em 2023 (ou 2,302 bilhões de unidades) e aumentou para 202,874 milhões de dúzias produzidas (ou 2,434 bilhões de unidades) em 2024.

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O Paraná também liderou o crescimento nacional da produção de frangos e suínos no ano passado, de acordo com as Estatísticas da Produção Pecuária de 2024, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Estado produziu 53,3 milhões de frangos e 281,4 mil cabeças de suínos a mais em 2024 em relação a 2023, além de acumular altas também na produção bovina, de ovos e de leite. 

Na avicultura, o Estado se mantém como líder absoluto, sendo responsável por 34,2% da produção de frango no País. O setor teve um crescimento de 2,47% no abate em relação ao ano anterior, somando mais de 2,2 bilhões de aves produzidas no ano passado no Paraná, superando o recorde de 2023, quando esse número chegou 2,15 bilhões de unidades.

Já na suinocultura, o Paraná diminuiu a diferença com Santa Catarina e se manteve com a segunda maior produção. Enquanto o Paraná teve um aumento de 2,32% em relação ao ano anterior, totalizando 12,4 milhões de porcos abatidos em 2024, o estado vizinho teve queda de 0,08% nos abates, com 16,6 milhões de cabeças de suínos abatidas.

O Paraná também é o maior produtor de feijão e recentemente tem se caracterizado também como um exportador importante. Em 1997, a exportação paranaense somou apenas 277 toneladas. Em 2024, a as exportações somaram 71 mil toneladas, superando em mais de cinco vezes o número registrado em 2023.

Fonte: Governo PR

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