PARANÁ
Volta da Orquestra, Bakun no MON, Ney Matogrosso e “Lenda das Cataratas” agitam a agenda cultural
Publicado em
14 de março de 2025por

Ney Matogrosso estará no palco do Guairão com o show “Bloco na Rua” e o Guairinha recebe o espetáculo “A Lenda das Cataratas” nos próximos dias. O miniauditório fica com o espetáculo “Historieta”. Os museus seguem com intensa programação comemorativa do Mês das Mulheres, com exposição, mesa de conversa e oficinas.
Esses são os destaques da agenda cultural da semana nos espaços administrados pelo Governo do Estado, como teatros, museus e a Biblioteca Pública do Paraná (BPP). A programação é diversificada e inclusiva para todas as idades, com destaque para música, espetáculos, literatura e artes visuais.
O Museu da Imagem e do Som tem oficina de colagem com a artista Bruna Alcântara e, no Museu Paranaense, oficina de dança. No fim de semana, a Biblioteca Pública do Paraná recebe o público com agenda de atividades em homenagem às mulheres
O MAC Paraná promove uma conversa com a artista Guita Soifer e o Museu Oscar Niemeyer abre a exposição “Miguel Bakun: O Olhar de uma Coleção”.
Confira a programação completa:
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
“Cândido” discute leitura no Brasil na edição de março – O jornal “Cândido” lança a edição nº 159, uma produção especial com mais conteúdos e novidades. A leitura no Brasil é o tema principal, com duas reportagens e uma entrevista sobre o assunto. A matéria de capa trata da queda do número de leitores no país, com seu número sendo superado pelos que não leem, dados revelados pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2024 e inéditos em 18 anos do levantamento.
A educadora Bel Santos Mayer conta para a repórter Bianca Weiss como conseguiu, por meio de diversos projetos voltados à leitura desenvolvidos há 15 anos, transformar na prática a realidade dos moradores de Parelheiros, comunidade da zona sul de São Paulo. Ainda, uma reportagem complementar, assinada por Isa Honório, sobre a biblioteca itinerante “Carrinho Fantástico”, projeto da ONG Passos da Criança que atende a comunidade da Vila Torres, em Curitiba, e que mostra também como ações de incentivo à leitura podem atuar efetivamente no contexto educativo e social.
Literatura e saúde mental é o assunto da entrevista com o psiquiatra e professor universitário Ulisses Rezende Brandão, organizador da antologia “Escritofrenias”; a estreia de Cristiano Castilho, que escreve uma resenha do livro “Doppelgänger: Uma viagem através do Mundo-Espelho”, de Naomi Klein. Uma crônica de Aline Brandalise e o conto “Mita”, de Tenório Rocha. Na editoria de artes visuais, outra novidade do Cândido, o artista e designer do jornal, Iuri De Sá, cria uma adaptação ilustrada inédita da música “New Flesh” (Current Joys, 2013). Ainda, o ensaio fotográfico “Ciclo Cultural”, de Vitória Smarci; na capa, a arte é de Ana Dureck.
Mulheres contra a Ditadura – A série “Mulheres contra a Ditadura” foi lançada em uma edição única, com todos os conteúdos publicados no jornal Cândido entre março e dezembro de 2024. A edição é disponível somente online.
São dez histórias sobre este período contadas por meio de entrevistas com Elisabeth Fortes, Amelinha Teles, Rosane Vianna e Sueli Bellato; um relato sobre Teresa Urban, feito por seu filho, e um de Noemi Osna, por ela mesma; perfis de Sônia Lafoz e Elza de Oliveira Filha; uma reportagem sobre Cassandra Rios — autora mais censurada pelo regime — e o depoimento de Almira Maciel.
Mulheres Arquivadas – Trata-se de um projeto de pesquisa pública e estudos sobre a trajetória de escritoras e artistas visuais do Paraná, coordenado por Guilherme Zrenner. Desde 2022, promove ações gratuitas como exposições, oficinas de escrita, pintura, desenho, rodas de leitura, grupo de estudos e falas abertas. Para saber mais, acesse o Instagram: @mulheresarquivadas.
“Mulheres que circulam pela cidade”- exposição – A exposição historiográfica celebra 48 mulheres da cidade, 24 de literatura e 24 de artes visuais. O percurso da exposição é celebrar a produção de mulheres que estão vivas e produzindo na cidade, possibilitar a homenagem de nomes mais antigos e visibilizar novos.
Período: 15 de março a 5 de maio
Horário: 8h30 às 20h
Local: Hall Térreo
Mesa de abertura “Mulheres que circulam pela cidade” – Mesa de conversa com as artistas Bruna Alcantara, Pretícia Jerônimo e Cris Pagnoncelli, e as escritoras Jo Macário, Nicklaine Rodrigues, Julia Raiz e Maria Vitória; a mediação é de Gui Zrenner do Projeto Mulheres Arquivadas. O bate-papo irá abordar a trajetória das convidadas e refletir sobre o lugar da mulher na sociedade e na arte atualmente.
Dia: 15 de março (sábado)
Horário: 10h às 12h30
Local: Hall Térreo
Escrever presença: Prática de poesia e performance | Oficina – Oficina realizada por Luna Madsen, escritora, mestranda em estudos literários pela UFPR e membro do Coletivo Membrana.
Dia: 20 de março
Horário: 15h
Local: Sala de Reuniões, no 2.º andar
Oficina Permanente de Poesia – Oficina de poesia coordenada por Lilia Souza, da Academia Paranaense da Poesia.
Dia: 20 de março – toda quinta-feira do mês
Horário: 18h às 19h45
Local: Sala de reuniões, no 2.º andar
Capacidade máxima: 30 pessoas
“Poesias do Mundo” – exposição – A exposição reúne poesias de tema livre de autores de Brasil, Argentina, Colômbia, Itália, Porto Rico e Uruguai.
Período: 18 de março a 4 de abril
Abertura: 17h30
Local: Hall do 2.º andar
“Paraná, unidades de conservação” – lançamento de livro – Lançamento, sessão de autógrafos e bate-papo com os autores Maria Celeste Fernandez Corrêa e Zig Koch.
Dia: 19 de março (quarta-feira)
Horário: 17h30 às 19h30
Local: Auditório
Leitura dramatúrgica de “Grande Sertão Veredas”, de João Guimarães Rosa, com o ator Gilson de Barros – Leitura dramatizada e bate-papo sobre o livro. O ator Gilson de Barros faz leituras de trechos do livro e conversa sobre a obra do autor.
Dia: 19 de março (quarta-feira)
Horário: 17h às 18h50
Oficina feminina de trova – Oficina coordenada por Andréa Motta, da Academia Paranaense da Poesia.
Dia: 20 de março (quinta-feira)
Horário: 18h às 19h45
Local: Hall Térreo
SEÇÃO INFANTIL
Seção Infantil convida: Maísa Cardoso
Para contação de histórias com o livro “A fábula da formiga Bernadete”.
Dias: 15 de março (sábado)
Horário: 11h
Local: Seção Infantil
SEÇÃO BRAILLE
Cine Inclusivo – sessões de filmes com audiodescrição e janela de libras para pessoas com deficiência visual e auditiva.
Títulos disponíveis:
“Eu Me Lembro” | Classificação: +16 | Duração: 1h 50 minutos
“Xica da Silva” | Classificação: +16 | Duração: 1h 57 minutos
“Carmen Miranda: Bananas Is My Business” | Classificação: Livre | Duração: 1h 31 minutos
Dias: 5 a 31 de março
Horário: 8h30 às 18h — segunda a sexta-feira
Local: Seção Braille
Agendamento pelo telefone: (41) 3221-4985
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)
Conversa com a artista Guita Soifer – Na próxima quarta-feira (19), às 15h, aproveitando as quartas gratuitas do MAC no MON, acontece uma conversa aberta ao público com a artista Guita Soifer que integra a programação da exposição “A Trama Intrincada do Tempo”, uma antologia que celebra os mais de 45 anos de carreira da artista.
Exposição traz pinturas, esculturas, fotografias, gravuras, vídeos e instalações explorando o tempo, a memória e as transformações da matéria, sob curadoria de Agnaldo Farias.
“Somos Este Tipo de Gente” – Na sede Adalice Araújo, a mostra “Somos Este Tipo de Gente” reúne obras de Adão, Francis Rodrigues, Hugo Mendes, Lígia Borba, Livia Fontana, Toni Graton, Glauco Menta e Vaguelis Silva, com curadoria de Emerson Persona e que evidenciam a diversidade e as diferentes poéticas da arte contemporânea.
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Residência Artística – Na última semana, João Miguel Santana, ou Jomi, iniciou sua residência artística no ateliê da Academia Alfredo Andersen. O artista ocupará o espaço até dia 10 de abril para desenvolver sua pesquisa “Como Pintar um Espelho?”, dedicada a realizar um retrato do Museu Casa Alfredo Andersen com seus funcionários.
Com o objetivo de apresentar as residências artísticas como ambiente de formação, criação e difusão, os alunos e visitantes do MCAA têm a possibilidade de visitar o ateliê para falar com o artista e saber mais sobre seu processo de criação. As visitas ao residente estão abertas de terça a sexta, no período da manhã das 9 às 12h, e no período da tarde das 14h às 18h.
Exposição Permanente – Destinada a mostrar as obras de Alfredo Andersen, essa exposição contém quadros e desenhos que marcaram a vida e legado do pai da pintura paranaense. Entre retratos, paisagens e cenas de gênero, o público pode contemplar a produção artística do homem que dá nome ao nosso Museu Casa. Entrada gratuita.
Visitas Guiadas – O Setor Educativo do Museu Alfredo Andersen oferece visitas mediadas gratuitas no Museu Casa Alfredo Andersen. A visita conta com mediação na exposição fixa de Andersen, nas exposições temporárias, atividades com foco nos três gêneros de pintura do artista, atividades de curadoria e restauro e apresentação dos cursos da academia Alfredo Andersen.
Os atendimentos são personalizados a partir das expectativas, faixa etária e especificidades dos grupos, que são variados. Os horários disponíveis para atendimento são: pela manhã, das 9h às 11h; pela tarde, das 14h às 16h. Para agendar a visita o e-mail é o educativomcaa@gmail.com.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
“Desver” – “Desver” é uma instalação multissensorial de Ivana Cassuli e Marcelo Borges Eggers, do grupo Blanche Bois, que explora os ciclos de vida e a ressignificação das percepções visuais e sonoras. A mostra utiliza “glitch art”, “vídeo painting” e intervenções tecnológicas para criar novas formas de ver e ouvir o mundo. Entrada gratuita.
Exposição em Antonina – O Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) inaugurou na Estação Ferroviária de Antonina uma exposição que celebra a história e cultura do município litorâneo por meio de acervo audiovisual do próprio museu. A mostra apresenta uma seleção de imagens do fotógrafo Jesus Santoro (1994-2003) e objetos tridimensionais do acervo do museu, com equipamentos históricos que ilustram a evolução das tecnologias de imagem e som. A entrada é gratuita e o local funciona de segunda a segunda, das 9h às 18h.
Oficina de colagem e intervenção – O MIS-PR promove um passeio pelos lambes da exposição, explorando suas temáticas e referências a movimentos artísticos como dadaísmo, surrealismo e cubismo. A artista Bruna Alcântara propõe um diálogo entre passado e presente, utilizando fotos de acervos históricos e frases sarcásticas que denunciam violência, coerção e assédio contra mulheres.
As inscrições estão abertas e a oficina ocorrerá apenas com no mínimo 10 participantes; caso contrário, será cancelada. Se confirmado, o pagamento dos materiais (R$ 60) deve ser feito via pix, com envio do comprovante. A atividade acontece no dia 14 de março, das 14h às 16h. Inscrição AQUI.
Oficinas de dança – “Um dia por vez: narrativas migratórias e seu fazer mundo” – Do dia 12 a 14 de março e 19 a 21 (quartas a sextas-feiras), das 14h às 17h, o MUPA, em parceria com a Cáritas-PR, oferece uma residência artístico-pedagógica em dança, que tem como objetivo estimular a expressão corporal e escrita para abordar questões como violência de gênero, autobiografia, memória e emancipação.
O projeto foi selecionado pelo Edital Paulo Gustavo de Apoio à Retomada. As oficinas serão conduzidas pela arte-educadora Patrícia Machado e a artista e professora Renata Roel. A ação é voltada para mulheres em situação de migração e refúgio em Curitiba, mas está aberta a toda a comunidade gratuitamente. As inscrições são feitas AQUI.
Visita mediada – “Nos olhos das mulheres: transversalidades e horizontes possíveis no acervo do MUPA” – No domingo, dia 16 de março, das 10h às 12h30, e no sábado dia 22 de março, das 14h30 às 16h, o Núcleo Educativo do Museu Paranaense convida para uma visita guiada. Inspirado pelo poema “A noite não adormece nos olhos das mulheres”, de Conceição Evaristo, esse circuito dá visibilidade a algumas das artistas em exposição que ajudam a construir a narrativa contemporânea do MUPA. A atividade é gratuita, voltada para o público adulto. Não necessita inscrição.
Últimos dias para inscrição – edital para seleção de artigos acadêmicos – Encerra neste domingo, 16 de março, as inscrições para a submissão de textos para publicação sobre o pós-abolição no Paraná. O objetivo é ampliar os debates sobre a temática, colaborar com a consolidação do campo de pesquisa e permitir que pesquisadores e pesquisadoras possam dar conhecimento ao público sobre seus trabalhos de investigação. Saiba mais sobre o edital.
Oficina de escrita criativa – As palavras dizem o que sou? – Inspirado nos trabalhos de Alex Flemming, no próximo sábado, 15 de março, às 14h, a equipe do Educativo MON promove uma atividade de investigação sobre como retratar a nossa essência por meio das palavras, cores e formas. A oficina é gratuita, voltada para pessoas com 15 anos ou mais e não é necessário ter conhecimento prévio em arte. Todos os materiais serão fornecidos pelo MON. Para participar, basta comparecer ao local no horário programado. O ingresso da atividade dá direito à participação na oficina e à visita ao Museu.
Oficina com Bernadete Amorim – Entre cheios e vazios, o vaivém da trama – Na terça-feira, 18 de março, o MON recebe mais uma sessão do Arte para Maiores com a participação especial da artista Bernadete Amorim, que conduzirá a oficina “Entre cheios e vazios, o vaivém da trama”. Utilizando fios, cordões de juta, sisal e barbantes os convidados poderão tecer tramas como se as mãos fossem um tear. A atividade é para pessoas com 60 anos ou mais. Para participar, não é necessário conhecimento prévio em arte. A entrada no Museu é gratuita para quem é maior de 60 anos. As vagas são limitadas, para participar basta se inscrever aqui.
Oficina – Um Mapa na Palma da Mão – Se você pudesse criar um novo território, como ele seria? Na oficina de quarta-feira, 19 de março, a equipe do Educativo MON convida os participantes a explorar percursos e lugares que fazem parte de suas memórias e afetividades, resultando na criação de um novo território. A atividade é inspirada nas obras da série “Tente ver o oceano”, da artista Maya Weishof.
A oficina é gratuita e ocorre em duas sessões: às 10h30 e às 14h30. A sessão da tarde contará com intérprete de Libras. Recomendada para maiores de 7 anos, a atividade exige que menores de 14 anos estejam acompanhados por um adulto. As inscrições são liberadas 15 minutos antes do início e seguem a ordem de chegada, estando sujeitas à lotação. Não é necessário conhecimento prévio em arte para participar.
Inauguração da exposição “Miguel Bakun: O Olhar de uma Coleção” – Na quinta-feira, 20 de março, às 19h, na Sala 11, o MON inaugura uma nova exposição com obras do artista Miguel Bakun. Com curadoria de Eliane Prolik, a mostra reúne obras de Bakun pertencentes ao acervo do Museu Oscar Niemeyer, apresentadas em diálogo com dezenas de desenhos e pinturas – muitos inéditos ao grande público – da coleção particular de Walter Gonçalves. No total, a exposição contará com aproximadamente 60 pinturas e desenhos.
Guairão
Antonio Zambujo e Yamandu Costa – Nesta sexta-feira, às 21h, o Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) recebe o violonista gaúcho Yamandu Costa e o cantor português António Zambujo para o início de sua turnê brasileira. O show traz faixas autorais de Zambujo e interpretações de clássicos como Tom Jobim e Lupicínio Rodrigues. Os ingressos estão à venda no site Disk Ingressos.
Ney Matogrosso – “Bloco na Rua” – Neste sábado, 15 de março, o palco do Guairão recebe o cantor Ney Matogrosso com o show “Bloco na Rua”, às 21 horas. O espetáculo promete um repertório diverso com mais de 20 canções, incluindo sucessos como “Eu quero é botar meu bloco na rua” (Sergio Sampaio), “A Maçã” (Raul Seixas), “Álcool (Bolero Filosófico)” (DJ Dolores), “O Beco” (Herbert Vianna/Bi Ribeiro), “Yolanda” (Pablo Milanés) e “Mulher Barriguda” (Solano Trindade/João Ricardo).
A banda, composta por músicos de longa data, como Sacha Amback (direção musical e teclado) e Marcos Suzano (percussão), garante uma apresentação afiada. O figurino é assinado por Lino Villaventura, o cenário por Luiz Stein e a iluminação por Juarez Farinon, com supervisão de Ney. Ingressos esgotados.
Clássicos do Cinema – No dia 16 de março (domingo), às 18 horas, o palco do Guairão será ocupado pela Orquestra de Cordas do Iguaçu em um concerto especial que celebra grandes clássicos do cinema. Sob a regência do maestro José Maria, o espetáculo apresentará trilhas sonoras icônicas de franquias como “Harry Potter”, “Piratas do Caribe”, “O Poderoso Chefão”, “Indiana Jones”, “Star Wars” e muitas outras. Uma oportunidade para reviver as emoções das telonas através da música. Os ingressos já estão à venda no Disk Ingressos.
Concerto Série Ouro – 150 anos de Ravel – A tradicional Série Ouro integra as comemorações dos 40 anos de história da Orquestra Sinfônica do Paraná com um concerto dedicado aos 150 anos do compositor francês Maurice Ravel, sob a regência do maestro titular Roberto Tibiriçá e participação especial do renomado pianista Fabio Martino.
As apresentações marcam a abertura oficial da temporada 2025 da Orquestra Sinfônica do Paraná. As apresentações acontecem na próxima quinta, dia 20, às 20h30 e no domingo, dia 23, às 10h30. Ingressos no site Deu Balada.

Guairinha
“A Lenda das Cataratas” – Curitiba Cia de Dança 10 anos – De 14 a 16 de março, o palco do Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) recebe o espetáculo “A Lenda das Cataratas”, da Curitiba Cia. de Dança, em comemoração aos 10 anos da companhia.
Com direção e concepção de Nicole Vanoni, a montagem reestreia com nova coreografia, inspirada na lenda indígena sobre a formação das Cataratas do Iguaçu. A obra combina dança clássica e contemporânea para narrar a emocionante história de Naipi e Tarobá, dois jovens apaixonados cujo sacrifício deu origem à grandiosidade das águas. As apresentações ocorrem na sexta (14) e no sábado (15), às 20h, e no domingo (16), às 18h. Os ingressos estão à venda no Disk Ingressos.
Miniauditório
“Historieta” – Nos dias 15 e 16 de março, o palco do Miniauditório do Teatro Guaíra vai receber o espetáculo “Historieta”, da Cia. Tato Criação Cênica. A obra utiliza a linguagem poética e visual do diretor Tim Burton para abordar temas sensíveis como perda, ciclicidade da vida e os laços afetivos. Serão duas apresentações, sábado e domingo às 16 horas. Os ingressos custam a partir de R$ 15,00 e estão à venda no DiskIngressos.
“Make Morte Pop Again” – Uma Sátira Distópica – O espetáculo questiona: e se a morte pedisse demissão e ninguém mais morresse? Seria a imortalidade uma benção ou um fardo? Quem assumiria o cargo da morte? A peça se passa durante a eleição da morte, uma das entidades que compõem a TEIA, o quadro de administração da humanidade. A decisão de quem será a próxima morte está em suas mãos. Nos dias 18 e 19 de março de 2025, às 20h30. As vendas estão disponíveis no DiskIngressos.
Teatro José Maria Santos
“Negro Não Nego” – A peça teatral “Negro Não Nego”, da companhia Cena Hum, é uma obra que aborda, com palavras, canto, dança e desenhos de corpo, a resistência, humanidade, força, poder entre outras questões do negro na sociedade, do passado e do presente. A classificação etária é de 16 anos e as apresentações serão nos dias 14 a 16 de março de 2025. Sexta e sábado, às 20h; e domingos, às 19h. A entrada é gratuita, sem emissão de ingressos.
ENDEREÇOS:
Museu do Expedicionário
R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3350-4468 / 3350-4448
Museu Paranaense (MUPA)
Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba
(41) 3304-3300
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba
(41) 3232-9113
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba
(41) 3221-4951
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba
(41) 3222-8262
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3323-5328 / 3222-5172
Sede Adalice Araújo
Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba
Canal da Música – Grande Auditório
Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba
(41) 3331-7579
Casa Gomm
Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel, Curitiba
Centro Cultural Teatro Guaíra
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba
Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba
Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba.
Fonte: Governo PR

PARANÁ
Semana Cultural Indígena Guarani deve reunir quase 5 mil pessoas em Diamante D’Oeste
Published
24 minutos agoon
14 de abril de 2025By

Diamante D’Oeste, na região metropolitana de Toledo, será o epicentro da cultura indígena paranaense nos próximos dias. A partir desta segunda-feira (14), a cidade recebe a Semana Cultural Indígena Guarani, que chega à 19ª edição. A programação segue até quarta-feira (16) e deve reunir quase 5 mil pessoas na Escola Estadual Indígena Araju Porã.
As atrações programadas incluem apresentações culturais, danças, exposições, vendas de artesanato e trilha na natureza. O evento é aberto não só às comunidades locais, mas a toda a sociedade. Para agendar visitas em grupo, escolas e universidades devem preencher um formulário on-line.
A Semana Cultural ocorre em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, comemorado no próximo sábado (19). Conforme os organizadores, o principal objetivo da ação é fortalecer e valorizar a tradição dos povos Guarani. “É um momento em que a comunidade indígena pode levar sua cultura para os não-indígenas. Nosso interesse é mostrar que existe uma cultura milenar e que o povo Guarani mantém sua língua e suas tradições. Realizar um evento como esse é muito gratificante”, diz o professor Teodoro Tupã Alves.
A Escola Estadual Indígena Araju Porã organiza a atual edição da Semana em parceria com o Colégio Estadual Indígena Kuaa Mbo’e e as associações comunitárias indígenas Tekoha Itamarã (Aciti) e Tekoha Añetete (Acitea). Apoiam a iniciativa a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo, o governo federal, a Prefeitura Municipal de Diamante D’Oeste e a Itaipu Binacional.
“A Semana Cultural Indígena Guarani já se consolidou como um dos principais eventos culturais da região, e isso fica evidente pela quantidade de parceiros e apoiadores que tem angariado ano a ano. Além da celebração da cultura indígena, a Semana é também um espelho do papel fundamental que as escolas estaduais indígenas desempenham junto às comunidades locais”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
- Após incêndio e grande revitalização, Colégio Agrícola de Santa Mariana é reinaugurado
- Da colheita do café em Pinhalão à Austrália: Yuri Silva muda de vida após o Ganhando o Mundo
CRESCIMENTO E VALORIZAÇÃO – A Semana Cultural Indígena Guarani é realizada anualmente desde 2006. Responsáveis pela criação do evento, as escolas estaduais indígenas Araju Porã e Kuaa Mbo’e se alternam como sede das edições anuais.
Desde a primeira realização, há 19 anos, a iniciativa ganhou visibilidade e se tornou uma das principais atrações culturais da região. Conforme os organizadores, a Semana Cultural Indígena Guarani é, hoje, o evento que mais atrai pessoas de outros municípios para Diamante D’Oeste.
“As expectativas são excelentes. O diferencial desta edição é justamente o potencial de ampliação. Neste ano, queremos consolidar a Semana Cultural Indígena Guarani, não só para o município, mas como uma referência regional quando se trata de cultura indígena”, afirma Mauro Dietrich, diretor da Escola Estadual Indígena Araju Porã, que reúne cerca de 80 alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
“Para isso, contamos com o trabalho dos professores e funcionários tanto aqui da Escola Estadual Araju Porã quanto do Colégio Estadual Kuaa Mbo’e. São cerca de 52 profissionais da educação que direcionam esforços para o sucesso desta Semana Cultural”, acrescenta.
Além de estudantes e membros das próprias comunidades indígenas, moradores locais e excursionistas de outras regiões têm prestigiado as edições recentes da Semana Cultural Indígena. Em 2024, os três dias de programação reuniram quase 4 mil visitantes.
“Recebemos muitos visitantes da região e até de outros locais do Estado. Isso reforça o trabalho que é feito pelas escolas no contexto de dar visibilidade à cultura e à tradição Guarani para a sociedade envolvente, e também é uma forma de desconstruir estereótipos em relação aos povos indígenas”, aponta o diretor do Colégio Estadual Indígena Kuaa Mbo’e, Jairo Cesar Bortolini.
Os cerca de 140 alunos do colégio, matriculados em turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio, também participam da organização do evento junto a professores e funcionários.
ESCOLAS INDÍGENAS – A rede estadual de ensino do Paraná conta com 40 escolas indígenas que atendem a cerca de 5,5 mil estudantes das etnias Kaingang, Guarani, Xokleng e Xetá. As instituições de ensino têm normas, pedagogia e funcionamento próprios, respeitando a especificidade étnico-cultural de cada comunidade. Os estudantes têm direito a ensino intercultural e bilíngue – com aulas da língua indígena e de língua portuguesa – desde o início da jornada escolar.
O Novo Ensino Médio no Paraná, estabelecido em 2022, também prevê componentes curriculares específicos para a matriz curricular dos colégios indígenas. Além dos componentes curriculares previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os estudantes indígenas cursam Projeto de Vida e Bem Viver, Informática Básica e Robótica e Laboratório de Escrita e Produção Audiovisual. Ainda foram incluídos à grade curricular componentes como filosofia indígena e cultura corporal indígena.
Além da manutenção das escolas indígenas, a Seed-PR promove a inserção de conteúdos e práticas pedagógicas que celebram a valorização da cultura indígena em todas as escolas da rede estadual. Por meio do trabalho de equipes multidisciplinares, a secretaria implementou a Lei 11.645, de 10 de março de 2018, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura indígenas em todos os níveis de ensino.
Fonte: Governo PR

Suinocultura se consolida como um dos principais polos produtivos do Brasil

Semana Cultural Indígena Guarani deve reunir quase 5 mil pessoas em Diamante D’Oeste

Produtores fazem tratoraço contra mudanças no Proagro e alertam para colapso na produção de milho

Recuperação de pastagens é aposta para agro sustentável

Páscoa Para Todos: Portos do Paraná presenteia 1.100 famílias de comunidades do Litoral
PARANÁ


Semana Cultural Indígena Guarani deve reunir quase 5 mil pessoas em Diamante D’Oeste
Diamante D’Oeste, na região metropolitana de Toledo, será o epicentro da cultura indígena paranaense nos próximos dias. A partir desta...


Da colheita do café em Pinhalão à Austrália: Yuri Silva muda de vida após o Ganhando o Mundo
Acostumado a conciliar os estudos com o trabalho na lavoura com a família, o estudante Yuri de Souza Silva, de...


Páscoa Para Todos: Portos do Paraná presenteia 1.100 famílias de comunidades do Litoral
Centenas de crianças em situação de vulnerabilidade social participaram da festa Páscoa Para Todos, promovida pela Portos do Paraná na...
POLÍCIA


PCPR e PMPR prendem três pessoas durante operação contra o tráfico de drogas no Noroeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu três homens, de 21, 38 e 45 anos, por tráfico e associação para...


PCPR prende 17 pessoas em megaoperação contra o tráfico de drogas no Sudoeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 17 pessoas durante uma operação deflagrada em combate a uma organização criminosa voltada...


PCPR prende homem suspeito de homicídio ocorrido em Sarandi
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem investigado pelo homicídio que vitimou Carlos Eduardo Garcia da Silva....
ENTRETENIMENTO


Mariano e Jakelyne exibem ensaio pré-wedding às vésperas de casamento: ‘3 dias’
Mariano, de 38 anos, compartilhou o álbum do ensaio pré-wedding com a influenciadora Jakelyne Oliveira, de 32, neste sábado (12),...


Sabrina Petraglia abre álbum de cliques do aniversário do filho Leo, o caçula: ‘Meu Leo’
Sabrina Petraglia, de 41 anos, compartilhou com os seguidores do Instagram, neste sábado (12), um álbum de cliques do aniversário...


Dani Souza celebra aniversário das filhas e declara: ‘Gêmeas mais lindas do mundo’
A modelo Dani Souza, de 44 anos, celebrou o aniversário das filhas neste sábado (12), e declarou todo seu amor...
ESPORTES


Fortaleza e Internacional empatam em jogo polêmico no Castelão
Fortaleza e Internacional ficaram no 0 a 0 neste domingo, no Estádio Castelão, em partida válida pela terceira rodada do...


Atlético-MG empata com o Vitória em jogo dramático no Mineirão
Em um jogo tenso e cheio de reviravoltas, o Atlético-MG empatou em 2 a 2 com o Vitória neste domingo,...


Santos sofre derrota nos acréscimos para o Fluminense e aumenta pressão sobre o técnico
O Santos continua sua saga sem vitórias no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o Peixe foi derrotado pelo Fluminense por 1...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Leis e projetos em tramitação na Assembleia visam prevenir e combater a prática de bullying e cyberbullying
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Bancada Feminina recebe projeto que cria 1º Câmara do TJPR especializada em violência doméstica e familiar
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Assembleia Itinerante desembarca em Londrina nesta semana com amplo leque de serviços e atendimento à população
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Deputado Cobra Repórter (PSD) celebra aprovação de projeto que torna Rolândia a