NOVA AURORA

PARANÁ

Espaço Cultural BRDE abre a mostra “Casa Mundo – das formas de coabitar” no dia 13

Publicado em

O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, em Curitiba, realiza em 13 de fevereiro a abertura da exposição “Casa Mundo – das formas de coabitar”. A mostra traz quatro artistas – Isabela Picheth, Nicole Christine, Pat Mattos e Priscilla Durigan – que, por meio de diferentes linguagens e materialidades, criam diálogos entre suas práticas artísticas. Entre similaridades e afastamentos, investigam as múltiplas formas de habitar o mundo.

Distribuída pelas duas salas expositivas do Espaço Cultural BRDE, a mostra apresenta uma diversidade de técnicas, incluindo esculturas em tecido, madeira, cerâmica e silicone, além de pinturas, colagens e vídeoinstalações.

A exposição sugere um emaranhamento das relações entre corpo, casa e mundo. Em vez de tratá-los como esferas isoladas, investiga suas interconexões, refletindo sobre como habitamos o mundo e como o mundo nos habita. As abordagens evidenciam a coexistência e a interdependência como maneiras para repensar modos de habitar e existir, rompendo com dicotomias rígidas e linearidades filosóficas.

No texto da exposição, a artista Isabela Picheth explica: “Nós quatro criamos tensionamentos entre esses lugares do habitar e existir produzindo borrões entre as dicotomias. As noções de corpo, casa e mundo deixam de estar isoladas e passam a se interconectar num fluxo inestancável, ora transformando o espaço íntimo em um lugar de interesse coletivo, ora partindo do espaço público para evocar as relações do íntimo.”

Leia Também:  Com 2,5 milhões de toneladas, Corredor Leste de Paranaguá teve recorde de movimentação em maio

Nesse contexto, a exposição propõe novas reflexões sobre o próprio espaço do Palacete dos Leões e seu papel no mundo, convidando o público a pensar novas formas de coabitações.

“Nesta exposição, as quatro artistas, que vivem e trabalham em Curitiba, cultivam, por meio de suas práticas, outras visões de mundo: onde as fronteiras entre corpo, casa e mundo se desfazem, conectando espaços íntimos e coletivos em um fluxo de transformações.”, comenta Mariana Bernal, coordenadora do Espaço Cultural BRDE.

Conheça as artistas:

Isabela Picheth – É mestra em artes, na linha de poéticas, pelo programa PPGARTES da FAP/Unespar (2023), bacharela em Pintura pela Embap/Unespar (2019) e licenciatura em Artes Visuais pela Uninter (2023). Pesquisa o corpo dentro do recorte escultórico, produzindo peças a partir do molde de seu próprio corpo há oito anos. É idealizadora e integrante do grupo e coletivo de artistas visuais Em-cadeia desde 2019.

Nicole Christine – Se define como poliglota-visual e busca ampliar a linguagem. Bacharela em Escultura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e especialista em Gestão Cultural. Poeticamente se entende como uma investigadora de linguagens e de relações. Atua como artista e professora de artes e cerâmica.

Pat Mattos – É fotógrafa, formada em Artes Visuais da Unespar – Embap, com interesse nas linguagens escultura, fotografia, instalação e vídeoperformance. Tem pesquisado a relação entre o corpo e o objeto, o privado e o público, e a casa como refúgio e aprisionamento.

Leia Também:  Secretário Nacional de Trânsito conhece ações promovidas no Paraná durante o Maio Amarelo

Priscilla Durigan – É formada em Pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2021) e integra o grupo de artistas Em-cadeia. Pesquisa as relações que são possíveis estabelecer a partir da materialidade da pintura: de tensionamento dos limites desta com outras linguagens visuais, de experimentação entre corpo, tempo e objeto artístico, de estranhamento e de aproximação do sujeito com questões da arte.

PALACETE DOS LEÕES – Mantido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões tem como missão fomentar a sensibilização e participação de artistas e da comunidade na vida cultural da cidade, garantindo acesso gratuito à arte e à cultura. Ao longo do ano, realiza exposições que refletem a diversidade e a riqueza da produção artística e práticas contemporâneas.

Serviço:

Exposição Casa Mundo – das formas de coabitar

Abertura: 13 de fevereiro, às 19:00

Período expositivo: de 14 de fevereiro a 28 de março

De terça a sexta, das 13 horas às 18 horas. Entrada até as 17h30.

Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões

Avenida João Gualberto, 570, Alto da Glória – Curitiba

www.brde.com.br/palacete

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Mais de 850 atletas: Umuarama encerra Circuito de Corridas de Rua da Sanepar no Interior

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Com 2,5 milhões de toneladas, Corredor Leste de Paranaguá teve recorde de movimentação em maio

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA