PARANÁ
Caminhos de Peabiru: prefeitos recebem orientações sobre o programa
Publicado em
31 de janeiro de 2025por

Mais de 100 participantes entre representantes de 84 municípios paranaenses acompanharam quinta-feira (30) um encontro on line de orientação, sensibilização e qualificação sobre como implementar e manter a Rota Turística Caminhos do Peabiru. O programa do Governo do Estado é uma organização da Secretaria do Planejamento e da Secretaria de Turismo, em parceria com Paraná Projetos.
O encontro on line faz parte da primeira de seis etapas da Rota turística dos Caminhos do Peabiru e nele foram detalhados os papéis de cada participante do programa: Secretaria de Turismo, Secretaria de Planejamento, municípios e Instâncias de Governança Regional (IGRs). Os municípios indicarão um representante Ponto Focal e criarão Grupos de Trabalho cujo objetivo é a implementação do programa no território municipal.
Para o secretário de Estado do Planejamento Guto Silva, este é um caminho que merece ser recontado. “Por isso faz parte da estratégia do Governo do Estado, com diversas secretarias. Desde o ponto de vista pedagógico nas escolas, do ponto de vista histórico a gente poder contar essa história com mais profundidade. Tivemos essa reunião com as governanças regionais do turismo, prevendo todos os detalhes de como funcionará o caminho e naturalmente todo um trabalho de sinalização para que o peregrino, que o turista possa caminhar com tranquilidade, mapeada nesse caminho que praticamente corta e cruza todo o nosso território paranaense”, destacou.
O secretário de Estado do Turismo, Marcio Nunes, destacou a importância da adesão à Rota dos Caminhos de Peabiru para os municípios do Paraná. “Esse trajeto tem um grande potencial para impulsionar o turismo e fomentar a economia do setor. A reunião realizada representa um avanço significativo para este projeto, que, nesta primeira fase, poderá ser implementado em diversos municípios, assim fortalecendo a economia local e promovendo o turismo das regiões impactadas. Esperamos que mais municípios se interessem em participar do programa”, afirmou.
O programa prevê oficinas para capacitar os gestores municipais para formar seus Grupos de Trabalho, bem como georreferenciamento e visitas de campo para identificar precisamente os trechos da Rota em cada localidade. Além da implantação, o projeto visa a gestão eficiente e se preocupa também com a manutenção das rotas implementadas.
“Este é um grande projeto para o Estado do Paraná. A Rota Turística Caminhos do Peabiru faz parte dos eixos de atuação do projeto que incluem turismo, educação, cultura, esporte e meio ambiente. Este evento de sensibilização para que os municípios conheçam o programa o processo de adesão e sejam protagonistas da implementação da rota em seus territórios”, comentou Aparecido Violi, assessor técnico de Projetos Estruturantes da Secretaria de Planejamento.
A coordenadora de Gestão e Sustentabilidade da Secretaria do Turismo, Anna Vargas, acrescenta que foi uma reunião produtiva e que envolveu atores de outros segmentos da sociedade, como empresários, produtores culturais e historiadores. “Foi superpositivo o retorno dos municípios e tenho certeza que esse vai ser um programa que vai agregar e construir essa rota turística de forma colaborativa, participativa, envolvendo não só os municípios, mas também as nossas regiões turísticas”, afirma.
O Programa Caminho do Peabiru está sendo promovido pelo Governo de Estado com o apoio da Rede Brasileira de Trilhas. “O Estado do Paraná tem sido um destaque a nível nacional, pois, além de apoiar o desenvolvimento de novas trilhas e caminhos, isso como produto turístico aliado à conservação, desenvolvimento socioeconômico de uma determinada região, abraça e desenvolve um projeto. Então isso é um diferencial enorme. A Rede Brasileira de Trilhas com certeza fica muito feliz em ver um projeto de uma magnitude como essa ter a sua metodologia aplicada”, disse a Diretora Regional no Paraná na Rede Trilhas, Sara Fernanda de Moraes.
“O programa Rota Turística caminhos do Peabiru vem para somar de forma relevante no turismo do estado, que vem se desenvolvendo a passos largos, com inúmeras iniciativas. O caminho do Peabiru é um dos mais significativos patrimônios históricos e culturais do estado do Paraná. Ele representa um importante eixo para o turismo cultural e ecológico, contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável das regiões por onde passa. Dando a oportunidade para os municípios paranaenses resgatarem e promoverem esse roteiro, oferecendo experiências autênticas para os visitantes, combinando aventura, conhecimento histórico e contato com a natureza”, falou Rodolfo Backes dos Santos, Coordenador de Turismo da IGR – Vales do Iguaçu.
Além dos Grupos de Trabalho e das oficinas com consultoria aos municípios aderentes ao programa, será ainda assinado um protocolo de cooperação com os estados de São Paulo e de Santa Catarina para o desenvolvimento do Caminhos do Peabiru.
ADESÃO DOS MUNICÍPIOS – Os Caminhos do Peabiru passam por 84 municípios do Estado do Paraná, dentre os quais 44 já fazem parte do Mapa do Turismo e 61 já estão inscritos. Os demais devem primeiramente se inscrever neste Mapa, como parte do processo de adesão ao programa. A adesão deve ser realizada até 17 de março, é um processo simplificado e de iniciativa dos municípios através do Manual de Adesão.
“Há anos os Caminhos de Peabiru tem sido debatidos e projetado, e agora temos uma ação concreta. Muito inteligente a ação do Governo do Estado em criar uma rede de segmentos que vai do munícipio ao estado e do estado ao município, de forma organizada e gradativa”, pontou Arléto Pereira Rocha, Coordenador do Projeto Caminhos de Peabiru da Prefeitura Municipal de Peabiru.
“A Prefeitura Municipal de Morretes reafirma seu interesse em integrar o Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru, reconhecendo sua importância para a promoção do turismo sustentável e a valorização cultural. A ação do Estado é fundamental para interligar regiões e preservar esse patrimônio histórico e natural, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do destino”, mencionou Richardson Nascimento, secretario municipal de Cultura e Turismo de Morretes.
Além do Manual de Adesão, os organizadores elaboraram um manual de uso da marca, dentro de um plano de comunicação e marketing, para que todos os municípios participantes mantenham a mesma linguagem visual.
DECRETO – O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou, em novembro do ano passado, o Decreto 8.025/2024 que estabeleceu o Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru. Entre os objetivos específicos da iniciativa estão: estabelecer uma rede integrada de municípios para fortalecer o turismo, consolidando as trilhas de longo curso; fomentar o turismo nas comunidades, promovendo o desenvolvimento sustentável, criando oportunidades de trabalho e renda; e melhorar a conexão entre áreas naturais protegidas e os corredores ecológicos na conservação da biodiversidade.
CAMINHO ANCESTRAL – A Rota é considerada um caminho ancestral interligando os oceanos Atlântico e Pacífico. Atravessa o Estado do Paraná, de Foz do Iguaçu e Guaíra a Paranaguá, passando por outros estados do Brasil, além de países tendo como destino o Peru. O caminho foi utilizado por diversos povos indígenas, como os Guarani, Kaingang, Xetá e, depois, por exploradores europeus, jesuítas e incas.
O trajeto serviu a comunicação e comércio entre povos e também com finalidade religiosa, já que para algumas dessas culturas o traçado representaria o percurso do Sol na Terra, seguindo a orientação da Via Láctea. A trilha completa percorria um total de 4 mil quilômetros, dos quais 1,5 mil passam pelo Brasil.
Fonte: Governo PR

PARANÁ
Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná
Published
6 horas agoon
18 de abril de 2025By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.
Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.
Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.
Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.
Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.
“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.
INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.
“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.
Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.
Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:
Paraná: 29
São Paulo: 17
Ceará: 13
Piauí: 11
Tocantins: 3
Rio de Janeiro: 3
Rio Grande do Sul: 3
Pernambuco: 2
Minas Gerais: 1
Distrito Federal: 1
Mato Grosso do Sul: 1
Pará: 1
Fonte: Governo PR

Gabriela Duarte ganha declaração da cunhada em dia de aniversário: ‘Te amo’

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Lexa lança música para a filha, que morreu dias após o nascimento: ‘O mais puro amor!’

TJPR participa de eventos sobre a Ouvidoria em Recife

Guerra EUA x China: Brasil vira peça-chave e faz planos para um corredor transoceânico
PARANÁ


Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná
Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial...


1 em cada 4 alimentos da agricultura familiar destinados às escolas do Paraná são orgânicos
Pães caseiros, frutas, verduras e sucos naturais. Esses foram alguns dos alimentos orgânicos na alimentação escolar dos estudantes da rede...


Uyara Torrente no Guairinha e visitas guiadas nos museus integram a agenda cultural da semana
Música, espetáculos, literatura e artes visuais são destaques da agenda cultural da semana com atividades inclusiva para todas as idades....
POLÍCIA


Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê
Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier,...


Comandante-Geral da PMPR recebe Medalha do Exército em solenidade
Na manhã desta quarta-feira (16), durante a solenidade comemorativa ao Dia do Exército Brasileiro, realizada no quartel do Comando da...


Suspeito é preso com drogas durante operação de trânsito do BPTran no bairro Bom Retiro
Durante uma operação de bloqueio realizada pela Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN), pertencente ao Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Gabriela Duarte ganha declaração da cunhada em dia de aniversário: ‘Te amo’
Talita Younan compartilhou fotos em que ela e a atriz Gabriela Duarte, sua cunhada, aparecem usando biquínis de oncinha em uma praia....


Lexa lança música para a filha, que morreu dias após o nascimento: ‘O mais puro amor!’
A cantora Lexa, de 30 anos, lançou, nessa quinta-feira (17), a música “Você e Eu”, feita para a filha, Sofia, que...


Esposa de William Bonner se emociona ao receber videochamada de Xuxa: ‘Morri’
Natasha Dantas, esposa do jornalista William Bonner se emocionou ao ser surpreendida por Xuxa durante uma videochamada que fazia com o marido. A esposa...
ESPORTES


Cruzeiro desencanta, vence Bahia por 3 a 0 e sobe na tabela do Brasileirão
Em noite inspirada no Mineirão, o Cruzeiro reencontrou o caminho da vitória ao derrotar o Bahia por 3 a 0,...


Santos vence Atlético-MG, mas noite é marcada por lesão e lágrimas de Neymar
O Santos conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Atlético-MG por 2 a 0 na Vila Belmiro,...


Flamengo aplica goleada histórica no Juventude e é lider do Brasileirão
Em uma noite de gala no Maracanã, o Flamengo não tomou conhecimento do Juventude e aplicou uma goleada histórica de...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍCIA4 dias ago
BPFRON realiza ações no oeste do Paraná com apreensões avaliadas em mais de R$ 500 mil
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Líder da Oposição denuncia suspeita de sobrepreço em contrato entre SEED e FAPEC
-
AGRONEGÓCIO4 dias ago
Suinocultura se consolida como um dos principais polos produtivos do Brasil
-
POLÍCIA4 dias ago
COTAMOTRAN flagra infração de trânsito e apreende drogas no CIC