NOVA AURORA

PARANÁ

Forças de segurança distribuirão pulseiras de identificação nos shows do Verão Maior Paraná

Publicado em

As forças de segurança do Estado vão distribuir pulseiras de identificação durante os shows do Verão Maior Paraná, garantindo mais tranquilidade às famílias que participam dos eventos. A iniciativa busca reforçar a segurança de crianças, pessoas com deficiência (PCD) e idosos em meio ao grande fluxo de pessoas. Os 33 shows gratuitos começam nesta sexta-feira (10), em Matinhos e Pontal do Paraná, e devem atrair mais de 1 milhão de pessoas ao longo da temporada.

As pulseiras estarão disponíveis com a Polícia Civil do Paraná (PCPR), Polícia Militar do Paraná (PMPR) e o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), posicionados estrategicamente nos eventos. O acessório, que possui campos para preenchimento com o nome do responsável e telefone para contato, é uma ferramenta eficaz para agilizar o reencontro de crianças que possam se perder na multidão.

Leia Também:  Polícia Civil alerta população sobre o golpe da falsa venda nas redes sociais

“Estamos unindo esforços para que todos possam aproveitar os eventos com segurança e tranquilidade. A pulseira de identificação é uma solução simples, mas extremamente eficiente para ajudar na proteção de crianças e grupos vulneráveis”, disse o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.

Além de serem funcionais, as pulseiras chamam a atenção pelo material colorido, facilitando a visualização pelas equipes e pelo público. A ação reforça o compromisso do Governo do Estado em promover eventos mais seguros e acessíveis a todos.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. O evento inclui 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de uma ampla programação esportiva nas praias do litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

20 colégios do programa Escola Solar levam produção de energia sustentável para as salas de aula

Published

on

By

O Governo do Paraná concluiu no fim do ano passado a instalação de usinas fotovoltaicas em 20 escolas da rede estadual de educação. Elas participaram do projeto-piloto chamado Escola Solar. O investimento foi de R$ 3,5 milhões. Além dos ganhos ambientais e redução dos custos com energia elétrica, o programa promove conscientização para o uso de tecnologias limpas.

A economia aos cofres públicos chegou a R$ 430 mil (comparativo dos gastos com energia entre 2023 e 2024), de acordo com levantamento do Paranaeducação (Preduc), o serviço social autônomo responsável pela supervisão técnica do contrato e que promove a interlocução entre o Governo e as empresas nas áreas de educação, infraestrutura e inovação para tornar os processos mais eficientes, assegurando total rigor em todas as etapas de execução. Ou seja, em breve o programa terá “quitado” o investimento inicial.

As 20 escolas estaduais foram selecionadas para o projeto-piloto após uma análise técnica realizada pela equipe do Paranaeducação. Entre os critérios para a escolha, foram avaliados por exemplo, as regiões com mais incidência de luz solar e as instituições com estrutura adequada de telhado para suportar o peso das placas. O Escola Solar foi desenvolvido em Foz do Iguaçu, Londrina, Sarandi, Maringá, Paranavaí, Umuarama, Jandaia do Sul, Cascavel, Uraí e Campo Largo.

Leia Também:  92 novos veículos vão reforçar o atendimento dos Núcleos Regionais de Educação

A proposta, alinhada ao Programa de Eficiência Energética da Seed, teve como objetivo equipar escolas públicas com usinas solares, possibilitando a geração de energia limpa diretamente nas unidades de ensino e permitindo a realocação de verbas para outras necessidades. “É o que chamamos de ganha a ganha. Ganha o meio ambiente, com a produção de energia limpa e ainda gera economia de recursos, que podem ser aplicados em outras áreas da Secretaria”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

“Essa iniciativa alia inovação, responsabilidade e compromisso social. Dentro das escolas ele mostra que é possível transformar o presente e preparar as futuras gerações para construir um mundo mais justo, consciente e ambientalmente responsável”, reitera. 

Segundo o superintendente do Paranaeducação, Carlos Roberto Tamura, o projeto integrou o tema ao conteúdo pedagógico, promovendo o uso de fontes renováveis. “Nossa forma de fazer o futuro sustentável é com cuidado e transparência com os recursos públicos”, completou. 

No Colégio Estadual Bento Mossurunga, em Umuarama, o diretor Anderson José Pereira conta que a implantação do Escola Solar promoveu uma conscientização generalizada entre alunos, professores e a comunidade escolar sobre o uso racional de energia, tanto na instituição quanto nas residências dos estudantes.

Leia Também:  Procon-PR fez, em média, 570 atendimentos por dia no primeiro semestre do ano

Além disso, a instalação do sistema fotovoltaico permitiu a criação de um novo curso técnico em Sistemas de Energia Renovável. Ele tem duração de três anos e agora está ao lado de outros cursos, como técnico em Administração e técnico em Eletromecânica. “O sistema representou uma oportunidade concreta de qualificação profissional, abrindo novas possibilidades de atuação para os nossos alunos”, diz. 

Quando as placas que geram energia através dos raios solares foram instaladas no Colégio Cívico-Militar 1º Centenário, em Campo Largo, na região de Curitiba, os professores do componente curricular de Física incorporaram o conteúdo às aulas. “Foi um período em que os alunos acompanharam de perto cada etapa de trabalho dos técnicos para que pudessem entender na prática a importância da energia renovável. E eles gostaram muito de participar do processo”, lembra a diretora Roselaine Cristine Lachozistz. 

Entre os conteúdos que o “novo laboratório” permitiu estão estudos sobre as ondas eletromagnéticas, a formação da célula voltaica e a incidência de fótons, e os fluxos das correntes elétricas.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA