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Pavimentação de rodovia entre Mato Rico e Roncador terá investimento de R$ 119 milhões

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está licitando a pavimentação da PR-239 entre Mato Rico e Roncador, na região do Centro. O investimento estimado é de R$ 119.020.070,38 para atender um trecho de 19,89 quilômetros entre os municípios, e inclui a construção de uma nova ponte sobre o Rio Cancã.

O edital utiliza a modalidade concorrência pública eletrônica, com empresas interessadas participando de uma sessão de disputa de lances no portal de compras do governo federal, o
Compras.gov. A sessão está marcada para 28 de janeiro, às 9h.

“Com essa nova obra vamos garantir a integração completa de Mato Rico à malha rodoviária paranaense, após décadas de apenas estradas de chão. É desenvolvimento e qualidade de vida para os moradores, e também para toda a região Central, mais uma grande obra era que estamos trazendo para estes municípios, com duplicações, restaurações, terceiras faixas e pavimentação”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

A nova pista será de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e terá duas faixas de tráfego com 3,5 metros da largura cada uma, ao longo de todo o trecho, com acostamentos de 1,5 mestro em ambos os lados da rodovia.

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No perímetro urbano de Mato Rico também serão implantados passeios para pedestres com 2,1 metros de largura nos dois sentidos, e iluminação rodoviária, mas devido à restrição de espaço, este trecho não terá acostamentos.

Setenta e três acessos a estradas locais e propriedades lindeiras vão receber implantação de pavimento de CBUQ com 10 metros de extensão, servindo a função de “limpa-rodas”. Ou seja, são segmentos com o objetivo de retirar resíduos de solo dos pneus dos veículos antes que eles acessem a PR-239, evitando que os mesmos se acumulem sobre a pista, além de preservar o pavimento da rodovia, uma vez que os limpa-rodas vão ter o mesmo nível nos encontros.

Próximo ao perímetro urbano de Roncador será construída uma nova ponte sobre o Rio Cancã. Ela terá 36,6 metros de extensão, duas faixas de tráfego de 3,75 m, acostamentos de 1,5 m, passeios para pedestres de 1,9 m e guarda-rodas. Será demolida tanto a ponte mais antiga no local, já condenada e desativada, como também a ponte variante, utilizada atualmente.

Um dos bueiros da rodovia será substituído por uma nova galeria simples celular de concreto de 2,5 m x 2,5 m, passando a acumular a função de passa-fauna. Demais bueiros e dispositivos do sistema de drenagem de águas serão apenas substituídos durante a execução da obra por peças novas.

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E em Mato Rico também haverá a implantação de uma interseção em nível do tipo gota grande, que conectará a rodovia PR-239 ao futuro Contorno de Mato Rico, obra prevista pelo DER/PR para lidar com o aumento do tráfego de veículos pesados pelo trecho pavimentado, e que será licitada em separado.

“Agora no final de dezembro completamos o último segmento de pavimentação da PR-239 entre Pitanga e Mato Rico, e logo vamos concluir a obra com a sinalização e serviços fora da pista. Foi uma empreitada repleta de desafios, principalmente quanto ao projeto, vindo de uma gestão passada” explica o diretor-presidente do DER/PR Fernando Furiatti.

“Esta nova obra, de Mato Rico a Roncador, começa com um projeto de engenharia moderno, seguindo um altíssimo padrão de qualidade, que vai evitar todas as dificuldades que encontramos na obra vizinha”.

Após concluída a licitação e assinado o contrato, o prazo de execução desta pavimentação será de 600 dias corridos.

Fonte: Governo PR

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Com bom ritmo de serviços, começa concretagem na duplicação em Guarapuava

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), iniciou nesta sexta-feira (10) os serviços de pavimentação com concreto da nova pista da duplicação da PRC-466 entre Guarapuava e o distrito de Palmeirinha, região Centro-Sul.

Este primeiro segmento é considerado experimental, com ensaios e análises confirmando as soluções previstas em projeto, daí sendo aplicadas ao longo da obra, que tem 11,52 quilômetros de extensão.

Outros serviços da duplicação estão avançando, com mais da metade da terraplenagem prevista na obra já executada, que são os serviços de movimentação de terra, como cortes, aterros e compactação, preparando o terreno para receber a plataforma da nova pista de pavimento rígido de concreto.

Neste momento também são executados os dispositivos de drenagem profunda de águas do trecho, e construída uma nova galeria celular de concreto.

Outro aspecto da obra que está adiantado é a construção da nova ponte sobre o Rio Coutinho, com a fabricação de vigas pré-moldadas de concreto que futuramente serão lançadas sobre os pilares da estrutura.

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CONCRETO – Nos próximos meses serão iniciados os serviços de whitetopping da pista atual, em que o pavimento asfáltico recebe melhorias e é utilizado como base para execução de uma nova camada de pavimento rígido de concreto.

A obre prevê ainda a implantação de três retornos duplos do tipo “U”, passeios com piso tátil, nova sinalização vertical e horizontal, defensas metálicas e abrigos nas paradas de ônibus, além de melhoria da geometria de curvas e também nos acessos a lotes lindeiros, entre outros serviços.

O investimento é de R$ 118.000.000,00, com previsão de conclusão em fevereiro de 2026. Os serviços começaram em setembro passado.

PITANGA – O DER/PR conta com outras duas iniciativas semelhantes de duplicação em concreto e whitetopping da PRC-466. Entre Palmeirinha e Turvo a licitação está quase concluída, com assinatura de contrato devendo ser realizada em breve, um investimento de R$ 293.750.000,00. E de Turvo a Pitanga está marcada a sessão de disputa da licitação para o final do mês, dia 27 de janeiro.

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Fonte: Governo PR

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