PARANÁ
Turismo no Rio Paraná impulsiona economia dos municípios do Noroeste
Publicado em
10 de janeiro de 2025por
Uma nova realidade está se desenvolvendo às margens do Rio Paraná, no Noroeste do Estado, com a consolidação da região como um importante polo turístico. Com o redesenho do perfil econômico, os municípios da costa do rio vivem um grande crescimento na demanda por serviços e aumento na geração de empregos.
Esta mudança é impulsionada por uma série de investimentos que vem sendo realizados nos municípios de Porto Rico, São Pedro do Paraná, Marilena, Icaraíma e Querência do Norte. São dezenas de resorts, pousadas, hotéis e restaurantes na região do rio que, junto de ações do Governo do Estado, como os investimentos na infraestrutura da região e as programações culturais e recreativas do Verão Maior Paraná, esquentam a economia local.
Os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de novembro de 2024, dão uma medida desta evolução. Ao longo do ano, o estoque de pessoas empregadas com carteira assinada em atividades de alojamento e alimentação nos municípios da região aumentou 32% em relação ao ano anterior. Este aumento representa um crescimento sete vezes superior à média brasileira de empregados com carteira assinada nos setores de alimentação e alojamento, que foi de 4,5% no mesmo período.
“Os atrativos turísticos do Noroeste, especialmente as prainhas de água doce do Rio Paraná, vêm sendo muito bem trabalhados nos últimos anos, fruto dos investimentos da iniciativa privada e de um olhar diferenciado que o Estado tem hoje para o turismo. Todos entenderam que este setor é sinônimo de criação de empregos, infraestrutura, geração de renda e promoção de qualidade de vida à população”, afirmou o secretário de Turismo do Paraná, Márcio Nunes.
NOVO PERFIL – Uma das mudanças mais drásticas pode ser visualizada em Porto Rico. A cidade, que tinha 2,5 mil habitantes em 2010, de acordo com o Censo do IBGE, teve um salto populacional de 25% ao longo da década seguinte, chegando a 3,2 mil moradores habituais.
O número, no entanto, passa das 20 mil pessoas durante a temporada de verão, de acordo com estatísticas da prefeitura. “É uma cidade que hoje vive totalmente do turismo. Isso movimenta dos serviços mais básicos até o mercado imobiliário, fortalecendo a economia regional”, afirmou o prefeito de Porto Rico, Valtinho do Beira Rio.
Para o empresário de setor hoteleiro Guilherme Ribeiro, o período marca a evolução de uma cidade que atraía apenas alguns pescadores aos finais de semana para uma referência nacional do turismo de natureza. “A cidade mudou. Os investidores e empresários entenderam que aqui é um segundo litoral do Paraná, com uma rede hoteleira em franco desenvolvimento, com um perfil de serviços de alta qualidade”, disse.
O aumento no número de moradores e turistas impulsionou a economia a ponto de, atualmente, a cidade enfrentar falta de mão-de-obra para alguns serviços, tendo que recorrer a trabalhadores de outras cidaded para dar conta das demandas. De acordo com uma estimativa da Associação Comercial e Industrial de Porto Rico (Acip), são cerca de mil trabalhadores de fora da cidade que atendem o município com serviços regulares ou temporários.
“O desenvolvimento do turismo aconteceu muito rápido. Há dez anos não tínhamos essa estrutura que temos hoje. E isso impacta em todos os setores da economia, a ponto de termos empresas que têm emprego, mas não têm gente para contratar”, disse o presidente da Acip, Wanderley José Covissi.
INVESTIMENTO – Uma série de obras de pavimentação das vias urbanas dos municípios e de infraestrutura local, realizadas pelo Governo do Estado, colaboraram que este desenvolvimento regional. E a perspectiva de que outras saiam do papel também anima o empresariado local.
Em Marilena, um convênio entre a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seil) e o município vai tirar do papel uma ligação asfáltica entre a área urbana e a costa do rio no valor de R$ 60 milhões. Com a pavimentação, uma série de empreendimentos privados já estão planejados para a região, conhecida como Porto Maringá.
Hoje, uma estrada de terra de cerca de 12 quilômetros separa o centro da cidade da margem do Rio Paraná. Com a obra prestes a sair do papel, pelo menos dois novos condomínios residenciais e um resort já estão em obras na área.
“Hoje a região de Porto Maringá já tem mais lotes do que a área urbana da cidade e muitos proprietários vão começar a construir agora com a confirmação desta obra. Isso vai movimentar ainda mais a economia local”, afirmou o proprietário de uma loja de materiais de construção, José Nilton Cavalcante.
ESTRUTURA E LAZER – Os municípios da região atraem turistas por conta da ampla gama de atividades à disposição. Alguns atrativos da região são as orlas de Porto Rico e de Porto São José, no município de São Pedro do Paraná, onde é possível encontrar esportes aquáticos, mergulhos, passeios de barco e lancha. Já em Querência do Norte os turistas também podem aproveitar a pesca esportiva no Rio Ivaí. Em Marilena, é possível visitar o encontro das águas dos rios Paraná e Paranapanema, além experimentar os pratos típicos da região.
“São muitas atividades, com uma ótima estrutura. Conheço a região há mais de 40 anos e nunca vi uma evolução tão grande na oferta de atividades e serviços”, afirmou a turista Aparecida Prado, moradora de Foz do Iguaçu.
Nesta região, há três postos de atendimento turístico durante o Verão Maior Paraná. Eles estão em Porto Maringá, Porto São José e Porto Rico. Os locais oferecem atendimento, atividades recreativas sobre o setor paranaense, divulgações e mais informações aos turistas.
VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verão. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Visitas às Unidades de Conservação administradas pelo Estado crescem 9,2% em 2024
Published
18 minutos agoon
10 de janeiro de 2025By
O turismo das Unidades de Conservação (UCs) do Paraná administradas pelo Instituto Água e Terra (IAT) cresceu 9,2% em 2024. Foram 595.905 visitantes ante 545.460 frequentadores em 2023. O destaque, novamente, foi o Parque Estadual da Ilha do Mel, em Paranaguá, que recebeu 203.877 pessoas, cerca de 37% do total – 32.744 apenas em dezembro, com o início da temporada de verão.
O levantamento leva em consideração 26 unidades abertas à visitação e o Aquário de Paranaguá – os Parques Estaduais Pau Oco (Morretes), Mata dos Godoy (Londrina) e Ilha das Cobras (Paranaguá) estão fechados para reforma.
Em números absolutos, além da Ilha do Mel, tiveram destaque também o Parque Estadual da Serra da Baitaca, entre os municípios de Piraquara e Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, com 73.488 visitantes; Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, com 69.542; Monge, na Lapa, também na região da Capital, com 42.288; e Guartelá, em Tibagi, Campos Gerais, com 21.886. Já o complexo ambiental do Aquário de Paranaguá, no Litoral, atraiu 31.873 turistas.
Percentualmente, contudo, os principais incrementos no número de visitantes ocorrem nas UCs de Ibicatu, em Centenário do Sul, na região Norte (100%); Salto São Francisco da Esperança, entre Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, na região Central do Estado (98,4%); Vila Rica do Espírito Santo, em Fênix, no Centro-Oeste (94,4%); Vitório Piassa, em Pato Branco, no Sudoeste; e Ibiporã, em Ibiporã, no Norte (57,1%).
Para o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, a consolidação do projeto Parques Paraná, implementado pelo Governo do Estado em 2019, ajuda a explicar a relevância que passaram a ter os atrativos naturais do Estado. A iniciativa é dividida em quatro linhas: Uso Público e Turismo, Paraná Aventura, Parque Escola e Voluntariado.
O objetivo da proposta é a integração com a população e a modernização das formas de gestão, gerando um convívio consciente com o meio ambiente e promovendo a conservação e a educação ambiental de forma ativa.
“O projeto propicia a qualificação e a promoção das Unidades de Conservação abertas à visitação no Paraná, além da ampla divulgação destes destinos”, afirmou.
Gerente de Áreas Protegidas do IAT, Jean Alex dos Santos cita o exemplo do caso da Serra da Baitaca, que teve um acréscimo de público de 15,3% entre 2023 e 2024.
“Há uma parceria muito forte com o município de Quatro Barras. Estamos finalizando o processo de gestão compartilhada justamente para receber o visitante de uma forma mais confortável. Por isso acredito que a visitação a essa UC vai seguir crescendo nos próximos anos, o que vai impactar positivamente na economia de toda a cidade”, destacou.
ÁREA VERDE – O Paraná possui atualmente 73 Unidades de Conservação catalogadas pelo IAT. Esse montante compreende a mais de 26,3 km² de áreas protegidas por legislação, formadas por ecossistemas livres que não podem sofrer interferência humana ou àquelas com o uso sustentável de parte dos seus recursos naturais, como os parques abertos à visitação pública.
Essas áreas de proteção são divididas em UCs estaduais de Uso Sustentável, com 10.470,74 km²; UCs estaduais de Proteção Integral (756,44 km²); Áreas Especiais de Uso Regulamentado (Aresur), 152,25 km²; e Áreas Especiais e Interesse Turístico (AEIT), com 670,35 km², todas com administração do Governo do Estado.
O cenário se completa com as Reservas Particulares do Patrimônio Natural, as chamadas RPPNs, que somam atualmente 553,83 km²; terras indígenas, com 846,87 km²; e Unidades Federais, de 8.840,39 km², sendo o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, a área mais simbólica; e Unidades Municipais (3.959,55 km²), como o Parque Barigui, em Curitiba.
Mais informações sobre os parques estaduais estão disponíveis no site do IAT (https://www.iat.pr.gov.br/Pagina/Unidades-de-Conservacao-UCs-e-suas-categorias-de-manejo).
Unidades de Conservação mais visitadas do Paraná em 2024:
1º – Ilha do Mel – 203.877 pessoas
2º – Serra da Baitaca – 73.488 pessoas
3º – Vila Velha – 69.542 pessoas
4º – Monge – 42.288 pessoas
5º – Guartelá – 21.886 pessoas
Parques do Estado com maior aumento no número de visitantes entre 2023 e 2024:
1º – Ibicatu – 100%
2º – Salto São Francisco da Esperança – 98%
3º – Vila Rica do Espírito Santo – 94%
4º – Vitório Piassa – 66%
5º – Ibiporã – 57%
Fonte: Governo PR
6 meses após parto, Biah Rodrigues desabafa sobre amamentação: ‘É difícil?!’
PMPR apreende fuzil e drogas em ação que resultou na prisão de duas pessoas em Curitiba
Visitas às Unidades de Conservação administradas pelo Estado crescem 9,2% em 2024
PCPR prende suspeito de estelionato em São José dos Pinhais
Observação de golfinhos encanta turistas de cruzeiro em Paranaguá
PARANÁ
Visitas às Unidades de Conservação administradas pelo Estado crescem 9,2% em 2024
O turismo das Unidades de Conservação (UCs) do Paraná administradas pelo Instituto Água e Terra (IAT) cresceu 9,2% em 2024....
Observação de golfinhos encanta turistas de cruzeiro em Paranaguá
A quinta escala do navio de cruzeiro MSC Armonia em Paranaguá, no Litoral do Estado, aconteceu nesta sexta-feira (10) e...
Governo do Paraná investiu R$ 199,2 milhões em programas de ciência e tecnologia em 2024
O Governo do Paraná consolidou o investimento público no fortalecimento da ciência, alocando R$ 199,2 milhões em 10 chamadas públicas...
POLÍCIA
PMPR apreende fuzil e drogas em ação que resultou na prisão de duas pessoas em Curitiba
No início da noite desta quinta-feira (10), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) prendeu um homem por tráfico de drogas...
PCPR prende suspeito de estelionato em São José dos Pinhais
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 37 anos, suspeito de estelionato em São José dos...
PCPR prende homem em flagrante pelos crimes de contrabando e descaminho em Irati
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 36 anos, pelos crimes de contrabando de cigarros...
ENTRETENIMENTO
6 meses após parto, Biah Rodrigues desabafa sobre amamentação: ‘É difícil?!’
Biah Rodrigues e Sorocaba são pais de Theo, Fernanda, e dos gêmeos Zion e Angelina, de seis meses. A modelo usou as redes sociais para se abrir na...
Gracyanne Barbosa confirma participação dela e de Giovanna no BBB 25: ‘Aguardem’
A aguardada estreia do Big Brother Brasil 25 promete movimentar os lares brasileiros com uma nova dinâmica de jogo e...
Com shape trincado, Jade Picon rouba a cena em Fernando de Noronha: ‘chill baby ‘
De biquíni fio-dental asa-delta, Jade Picon, de 23 anos, roubou a cena em Fernando de Noronha, nesta quinta-feira (9), e encantou...
ESPORTES
São Paulo desembarca em Orlando para pré-temporada 2025
O elenco do São Paulo se reapresentou na quarta-feira (8) no CT da Barra Funda e, em seguida, embarcou para...
Manchester City intensifica negociações por Vitor Reis do Palmeiras
O Manchester City está forte na briga pela contratação do zagueiro Vitor Reis, do Palmeiras. Representantes do clube inglês estiveram...
Corinthians atrasa salários de jogadores e comissão técnica em janeiro
O Corinthians atrasou o pagamento dos salários de jogadores e comissão técnica referentes a janeiro. O vencimento, previsto para o...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
ENTRETENIMENTO6 dias ago
Lívia Andrade curte praia de biquíni branco e esbanja corpão: ‘Um verdadeiro violão”
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Brasil deve exportar mais de 1 milhão de toneladas em janeiro e bater recorde de produção
-
ENTRETENIMENTO2 dias ago
Aline Wirley e Igor Rickli curtem praia com os três filhos, na Bahia: ‘Chegamos Bahia’
-
ENTRETENIMENTO6 dias ago
Na piscina, Marina Ruy Barbosa exibe anel de mais de R$ 6 milhões: ‘Milagres 40 graus ‘