NOVA AURORA

PARANÁ

Feiras, voos e capacitações: Paraná quer buscar avanços no turismo para 2025

Publicado em

O Paraná teve importantes avanços no setor do turismo ao longo de 2024, o que gera uma boa expectativa dos profissionais da área para 2025. Dentre os resultados positivos está o saldo de oito mil agentes de viagens capacitados e o início de operação de novos voos sem escala, dobrando o número de rotas aéreas internacionais no Aeroporto Afonso Pena. Em 2025 o Paraná recebe uma nova temporada de navios de cruzeiro no Litoral, que deverá atrair 15 mil visitantes e, a exemplo do ano passado, imprimir forte movimento à região.

Os balanços, expectativas e outras ações relacionadas ao turismo paranaense foram temas abordados por Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – o órgão de promoção comercial do setor no Estado -, em entrevista ao telejornal Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo.

“O Governo do Estado entende a importância do setor, com uma gestão que é entusiasta do turismo, por isso nossa expectativa para este ano é de grandes avanços, com o Paraná em ocupando um novo patamar do setor mundial”, disse Cortes.

Ele afirmou que a chegada de turistas internacionais ao Paraná, que foi o terceiro maior portão de entrada de estrangeiros no Brasil (894.536), mostra como as ações do Estado tem surtido efeito.

TEMPORADA DE CRUZEIROS – A segunda temporada (2024/2025) de cruzeiros internacionais no Paraná começou em 17 de dezembro, com o navio MSC Armonia atracando em Paranaguá, no Litoral do Paraná. Irapuan Cortes explica que esta temporada pode gerar mais de dois mil empregos diretos e indiretos na cidade e movimentar mais de 15 mil turistas na região.

“Em 2019, a pedido do governador, teve início uma série de conversas com grandes empresas e operadoras de navios de cruzeiro no mundo, entendendo a relevância e potencial que o Porto de Paranaguá tem nesse aspecto”, contou. “Por conta da pandemia, esses planos foram adiados por um tempo, mas graças aos esforços da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná, já estamos com segunda temporada de navios da MSC a todo vapor, atendendo, vendendo e apresentando os potenciais paranaenses aos turistas estrangeiros que desembarcam na cidade histórica”.

Leia Também:  78% das obras de duplicação do Contorno Oeste de Cascavel já estão executadas

Ele explicou que o Estado montou uma grande estrutura de receptivo aos turistas, com divulgação de atrativos, shows, comodidade. A estrutura envolve expositores do perfil, belezas e atrações de cada município do Litoral. “Os expositores ofertam pacotes turísticos e levam os cruzeiristas para conhecerem a Ilha do Mel, Guaraqueçaba, as nossas praias e a própria cidade de Paranaguá. Entendemos que essas temporadas tem que constantes, porque elas ajudam a fomentar o fluxo de visitantes e divulgar o Paraná em nível internacional”, completou.

EVENTOS E FEIRAS – Ao longo de 2024, com um aporte superior a R$ 34 milhões, o Estado apoiou de mais de 300 eventos ligados ao turismo. Na entrevista, Irapuan Cortes destacou que 32 programações eram de nível internacional, com foco no fortalecimento do setor no cenário global, beneficiando tanto a economia local quanto os viajantes que descobrem as belezas e atrações paranaenses.

“Participamos no ano passado de grandes feiras nacionais e internacionais, porque sabemos o retorno que elas dão ao Estado em nível de mercado. É através destes encontros que o empresariado mundial do setor, como grandes operadoras, pode conhecer mais dos atrativos paranaenses, a exemplo de Curitiba, Foz do Iguaçu e outros destinos”, disse.

“Ainda neste mês de janeiro de 2025 estaremos na feira de Turismo em Madri, na Espanha, justamente para colocar o público e o trade turístico europeu em sintonia com o que há de mais bonito e mais preparado para ser vendido aqui no Paraná”, completou.

NOVOS VOOS – Irapuan Cortes lembrou que o Paraná dobrou o número de rotas aéreas internacionais sem escala no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na grande Curitiba, passando de quatro para oito operações. São voos diretos para Montevidéu (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Santiago (Chile) e Assunção (Paraguai), operados por quatro operadoras diferentes: Gol, Azul, JetsMart e Aerolineas Argentinas. Somado ao voo que liga o Aeroporto de Foz do Iguaçu à capital chilena, o Estado conta com nove voos internacionais sem escalas em outros aeroportos nacionais.

Leia Também:  Após reforma geral, DER/PR libera ponte do Rio Vermelho, entre Porecatu e Alvorada do Sul

“Já temos nove voos com destino à América do Sul, incluindo Uruguai, Chile, Argentina, Peru e Paraguai, com possibilidade de ampliação dessas rotas. Estamos em negociação com grandes companhias aéreas da Europa, dos Estados Unidos e da América Central, para trazer novos voos aos nossos aeroportos internacionais de Curitiba e de Foz do Iguaçu. Essa ampliação da malha aérea vai fomentar ainda mais a chegada de turistas estrangeiros no Paraná e fortalecer também o nosso turismo emissivo”, explicou.

Ele também destacou as operações sazonais desta temporada de verão, ligando o Paraná a destinos no Nordeste. “Neste mês de janeiro, estamos com voos para o Nordeste, com o objetivo de levar os paranaenses para outras regiões, mas também, trazer turistas de outras partes do Brasil para conhecer os atrativos do Paraná. Isso é um bom indicador, porque mostra como as companhias aéreas estão investindo muito no Estado, especialmente durante a temporada”, completou.

CAPACITAÇÃO – O diretor-presidente também destacou o número expressivo de capacitações, realizadas pela Secretaria do Turismo e pelo Viaje Paraná ao longo de 2024. Ao todo, somando os dois órgãos, mais de 10 mil pessoas, entre agentes de viagens e outros profissionais do setor, foram impactados pelas ações.

“Capacitamos mais de oito mil agentes de viagens. Para isso, nos inserimos em eventos, como feiras nacionais e encontros promovidos pelas grandes operadoras do Brasil, mostrando o potencial turístico do Estado. Além disso, estamos trazendo operadoras de nível nacional e internacional para realizarem grandes convenções em Curitiba e Foz do Iguaçu, captando eventos de grande porte ao Paraná. Em 2025, teremos mais de 10 operadoras realizando suas convenções no Estado e esperamos impactar mais de 20 mil agentes”, ressaltou o diretor.

Confira a entrevista completa do diretor-presidente do Viaje Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Programa da Copel incentiva geração fotovoltaica em espaços públicos e privados

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Programa Litoral Cidadão estará em Guaratuba nesta quarta-feira

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA