NOVA AURORA

PARANÁ

Secretaria da Saúde instala tendas para atender casos de viroses no Litoral

Publicado em

Para oferecer mais uma opção de atendimento para moradores, turistas e veranistas no Litoral, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), está instalando tendas em três pontos estratégicos nas cidades de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Elas servirão de apoio às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) municipais para atender pessoas que apresentem sintomas característicos de viroses, comuns nessa época do ano.

Os atendimentos devem começar na próxima semana. Em Guaratuba, o espaço ficará anexo ao Pronto Socorro, localizado na Rua Meneleu de Alameda Tôrres, nº 72. Em Matinhos, a tenda ficará junto à UPA da Rua 19 de Dezembro, nº 2994, enquanto que em Pontal do Paraná ficará na UPA de Shangri-lá, na Avenida Sebastião Caboto, nº 1142. As tendas funcionarão até o fim do carnaval. O investimento da Sesa no serviço é de cerca de R$ 1 milhão.

O objetivo é prestar apoio aos serviços de saúde, ajudando a organizar as estruturas que já estão em funcionamento, permitindo mais agilidade e qualidade nos atendimentos. As unidades serão compostas por dois consultórios médicos que funcionarão 24 horas, com área para hidratação de pacientes e capacidade de atendimento de até 250 pacientes/dia cada. Trata-se de uma resposta ao surto de viroses que acomete veranistas no Litoral.

A Sesa monitora de forma contínua os casos de doenças diarreicas agudas (DDA) no Estado por meio da Monitorização das Doenças Diarreicas Agudas (MDDA). Nos nove primeiros dias de 2025, foram registrados 2.311 atendimentos por DDA na região litorânea. O número é superior ao registrado no ano passado, quando foram 654 casos do mesmo período.

Durante todo o ano de 2024, 121 surtos foram notificados (quando muitos casos são registrados em uma mesma região em um curto espaço de tempo), sendo que três deles ocorreram na 1ª Regional de Saúde (RS), que compreende o Litoral.

Leia Também:  Com apoio do Governo do Estado, Campo Mourão vai construir restaurante popular

“É essencial reforçar os cuidados com a higiene pessoal e com os alimentos e água consumidos, especialmente em ambientes de grande circulação de pessoas, como o Litoral”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “São medidas simples, do dia a dia, e que fazem toda a diferença na proteção da saúde de todos”.

CUIDADOS  Com a chegada da temporada de verão e grande concentração de pessoas, os índices de viroses e DDAs aumentam consideravelmente. A Sesa reforça o alerta à população sobre a prevenção a essas doenças, causadas por agentes como vírus, bactérias e parasitas.

Elas são caracterizadas por evacuações frequentes (três ou mais no período de 24 horas) aquosas, com sintomas que podem incluir náusea, febre e dor abdominal. A transmissão ocorre principalmente pela via fecal-oral, por contato direto ou indireto, incluindo consumo de alimentos e água contaminados. No verão, as viroses gastrointestinais são as mais comuns e causadas por vírus como rotavírus, norovírus, astrovírus e adenovírus.

Para minimizar os riscos de viroses e DDAs, alguns hábitos podem fazer uma grande diferença. Durante os dias mais quentes, é comum que o consumo de água aumente. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) recomenda que a hidratação ocorra apenas com a utilização de água tratada. O mesmo deve ser feito com os demais usos da água, seja para higiene, alimentação ou lazer, que precisam vir de fontes seguras.

A Sesa, em parceria com os municípios, implementa ainda a Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano por meio do Programa Vigiagua, que busca garantir o acesso da população à água em quantidade suficiente e dentro dos padrões de potabilidade previstos na legislação vigente. O Sisagua, ferramenta do programa, auxilia no gerenciamento de riscos à saúde ao integrar dados de vigilância e controle dos serviços de abastecimento, como a Sanepar, permitindo decisões e ações de saúde mais eficazes.

Leia Também:  PCPR prende dez pessoas em operação contra o tráfico de drogas no Sudoeste do Estado

A Sanepar também realiza, anualmente, cerca de 7,5 milhões de análises nos laboratórios operacionais durante o processo de tratamento da água, dentro das estações e em quatro grandes laboratórios centrais (Curitiba, Maringá, Londrina e Cascavel), além de 153 laboratórios descentralizados de água. No Litoral, a Sanepar mantém sete laboratórios operando 24 horas por dia, analisando de hora em hora características químicas, físicas, microbiológicas e organolépticas.

Além da higiene das mãos com água e sabão, especialmente antes das refeições ou após usar o banheiro, a Saúde recomenda o consumo de alimentos de procedência confiável e refrigerados; não consumir bebidas não industrializadas de origem duvidosa; evitar aglomerações e locais impróprios para banho; proteger boca e nariz ao tossir ou espirrar; e usar máscara em caso de sintomas gripais.

Pessoas acometidas por diarreia devem evitar manipular alimentos e buscar atendimento médico ao apresentar sinais de desidratação ou agravamento dos sintomas, especialmente crianças e idosos, que são mais vulneráveis. Entre os sinais de desidratação estão olhos e boca secos, boca com pouca saliva, pele murcha, diminuição da quantidade de urina, desânimo e fraqueza.

O tratamento contra viroses gastrointestinais inclui hidratação, inicialmente oral, com água, água de coco e soro de reidratação oral, que contém também sais minerais, e alimentação leve.

Serviço:

Guaratuba

Endereço: Anexo ao Pronto Socorro, na Rua Meneleu de Alameda Tôrres, nº 72.

Matinhos

Endereço: Anexo à UPA, na Rua 19 de Dezembro, nº 2994.

Pontal do Paraná

Endereço: Anexa à UPA de Shangri-lá, na Avenida Sebastião Caboto, nº 1142.

Atendimento 24 horas.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Com avanços na estrutura, Ponte de Guaratuba alcança 35,3% de execução

Published

on

By

As obras da Ponte Guaratuba, no Litoral do Paraná, atingiram 35,3% de execução. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (09). O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, esteve no canteiro de obras junto a engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) para vistoriar os trabalhos. O índice refere-se à medição mais recente, de dezembro.

“Nós viemos no canteiro de obras para que vocês possam acompanhar a grandiosidade desta obra, que tem mais de 1 km de extensão de ponte e 3 km de obra. É uma solução definitiva que a gente vai trazer para essa travessia”, destaca o secretário.

“A gente espera que a próxima temporada seja a última temporada do ferry-boat. Nós estamos um passo à frente do cronograma e vamos entregar a obra em abril de 2026”, disse Sandro Alex.

O diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, também acompanhou a última medição do ano de 2024 e diz que a célere execução representa um marco para o Estado do Paraná.

“Nós estamos com cronograma em dia e temos um compromisso contratual, e essa obra deve finalizar em abril de 2026. Lembrando que a obra não é somente a obra da ponte. Tem toda uma preocupação ambiental e ainda fazemos a construção com a operação no ferry-boat. Nós chegarmos hoje com o cronograma em dia, é uma vitória”, enfatiza Furiatti.

Segundo a engenheira do DER/PR Larissa Vieira, o avanço da obra mostra o comprometimento de toda a equipe e o investimento do Governo do Estado, que não mede esforços para fazer dessa uma das maiores obras do Paraná.

Leia Também:  Obra da Ponte de Guaratuba inclui monitoramento da flora para preservação

“Finalizamos 2024 com as obras dentro do nosso cronograma de forma satisfatória. Todas as etapas são realizadas com o rigor da segurança, eficiência e qualidade. Tudo isso é para entregar à população uma das maiores obras já executadas pelo Estado e tão aguardada no Litoral”, enfatiza a engenheira.

PROGRESSOS – No mês de dezembro, os trabalhos de infraestrutura prosseguiram na execução das estacas do trecho pré-moldado e estaiado, envolvendo atividades de cravação, escavação e concretagem, fabricação das vigas longarinas pré-moldadas e execução das travessas do trecho pré-moldado.

Houve também a continuidade da concretagem dos blocos do trecho estaiado e o lançamento das vigas longarinas.

INFRAESTRUTURA – Para a infraestrutura da ponte, até o momento, foram 34 estacas concretadas, sendo 16 do trecho estaiado e 18 do trecho pré-moldado. Ao total, são previstas 64 estacas, sendo 24 no trecho estaiado e 40 no trecho pré-moldado.

Na mesoestrutura, na execução das travessas que receberão as vigas longarinas, são 6 travessas finalizadas. Já na superestrutura, aconteceu a continuidade da fabricação das vigas longarinas pré-moldadas, chegando ao final do mês com o acumulado de 52 estruturas fabricadas.

Ao final do mês de dezembro chegou-se também ao acumulado de 15 vigas longarinas lançadas nas travessas.

ACESSO LADO GUARATUBA – Acontece a execução das obras de contenção no Morro de Caieiras por meio de uma técnica conhecida como solo grampeado.

Leia Também:  Estado lança guia com orientações sobre captação de recursos para o setor de turismo

A Avenida Antônio dos Santos Miranda, que liga o centro da cidade ao acesso ao ferry-boat, segue em sentido único com duas faixas de trânsito, sendo uma no sentido Caieiras e uma sentido ferry-boat.

ACESSO LADO MATINHOS – Do lado de Matinhos, as equipes já realizaram a retirada da vegetação e o manejo da fauna local, além da remoção das camadas superficiais do solo e de materiais orgânicos.

Atualmente, o tráfego na região opera com duas faixas: uma no sentido ferry-boat/Cabaraquara e outra no sentido Matinhos.

Quem sai do ferry-boat em direção ao centro de Guaratuba, deve acessar a Avenida Marechal Hermes, que tem o trânsito em duas faixas.

PONTE DE GUARATUBA – A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.

O Governo do Estado está investindo R$ 386,9 milhões para a construção da estrutura, que tem previsão de entrega para abril de 2026.

Os dados do relatório de acompanhamento da obra, referente ao mês de dezembro de 2024, mostram que o contrato está com um avanço de 35,3% em relação ao cronograma físico-financeiro, o que representa um investimento de R$ 12.613.059,88 a preços iniciais.

A obra é do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA