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Secretaria da Saúde instala tendas para atender casos de viroses no Litoral

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Para oferecer mais uma opção de atendimento para moradores, turistas e veranistas no Litoral, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), está instalando tendas em três pontos estratégicos nas cidades de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Elas servirão de apoio às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) municipais para atender pessoas que apresentem sintomas característicos de viroses, comuns nessa época do ano.

Os atendimentos devem começar na próxima semana. Em Guaratuba, o espaço ficará anexo ao Pronto Socorro, localizado na Rua Meneleu de Alameda Tôrres, nº 72. Em Matinhos, a tenda ficará junto à UPA da Rua 19 de Dezembro, nº 2994, enquanto que em Pontal do Paraná ficará na UPA de Shangri-lá, na Avenida Sebastião Caboto, nº 1142. As tendas funcionarão até o fim do carnaval. O investimento da Sesa no serviço é de cerca de R$ 1 milhão.

O objetivo é prestar apoio aos serviços de saúde, ajudando a organizar as estruturas que já estão em funcionamento, permitindo mais agilidade e qualidade nos atendimentos. As unidades serão compostas por dois consultórios médicos que funcionarão 24 horas, com área para hidratação de pacientes e capacidade de atendimento de até 250 pacientes/dia cada. Trata-se de uma resposta ao surto de viroses que acomete veranistas no Litoral.

A Sesa monitora de forma contínua os casos de doenças diarreicas agudas (DDA) no Estado por meio da Monitorização das Doenças Diarreicas Agudas (MDDA). Nos nove primeiros dias de 2025, foram registrados 2.311 atendimentos por DDA na região litorânea. O número é superior ao registrado no ano passado, quando foram 654 casos do mesmo período.

Durante todo o ano de 2024, 121 surtos foram notificados (quando muitos casos são registrados em uma mesma região em um curto espaço de tempo), sendo que três deles ocorreram na 1ª Regional de Saúde (RS), que compreende o Litoral.

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“É essencial reforçar os cuidados com a higiene pessoal e com os alimentos e água consumidos, especialmente em ambientes de grande circulação de pessoas, como o Litoral”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “São medidas simples, do dia a dia, e que fazem toda a diferença na proteção da saúde de todos”.

CUIDADOS  Com a chegada da temporada de verão e grande concentração de pessoas, os índices de viroses e DDAs aumentam consideravelmente. A Sesa reforça o alerta à população sobre a prevenção a essas doenças, causadas por agentes como vírus, bactérias e parasitas.

Elas são caracterizadas por evacuações frequentes (três ou mais no período de 24 horas) aquosas, com sintomas que podem incluir náusea, febre e dor abdominal. A transmissão ocorre principalmente pela via fecal-oral, por contato direto ou indireto, incluindo consumo de alimentos e água contaminados. No verão, as viroses gastrointestinais são as mais comuns e causadas por vírus como rotavírus, norovírus, astrovírus e adenovírus.

Para minimizar os riscos de viroses e DDAs, alguns hábitos podem fazer uma grande diferença. Durante os dias mais quentes, é comum que o consumo de água aumente. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) recomenda que a hidratação ocorra apenas com a utilização de água tratada. O mesmo deve ser feito com os demais usos da água, seja para higiene, alimentação ou lazer, que precisam vir de fontes seguras.

A Sesa, em parceria com os municípios, implementa ainda a Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano por meio do Programa Vigiagua, que busca garantir o acesso da população à água em quantidade suficiente e dentro dos padrões de potabilidade previstos na legislação vigente. O Sisagua, ferramenta do programa, auxilia no gerenciamento de riscos à saúde ao integrar dados de vigilância e controle dos serviços de abastecimento, como a Sanepar, permitindo decisões e ações de saúde mais eficazes.

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A Sanepar também realiza, anualmente, cerca de 7,5 milhões de análises nos laboratórios operacionais durante o processo de tratamento da água, dentro das estações e em quatro grandes laboratórios centrais (Curitiba, Maringá, Londrina e Cascavel), além de 153 laboratórios descentralizados de água. No Litoral, a Sanepar mantém sete laboratórios operando 24 horas por dia, analisando de hora em hora características químicas, físicas, microbiológicas e organolépticas.

Além da higiene das mãos com água e sabão, especialmente antes das refeições ou após usar o banheiro, a Saúde recomenda o consumo de alimentos de procedência confiável e refrigerados; não consumir bebidas não industrializadas de origem duvidosa; evitar aglomerações e locais impróprios para banho; proteger boca e nariz ao tossir ou espirrar; e usar máscara em caso de sintomas gripais.

Pessoas acometidas por diarreia devem evitar manipular alimentos e buscar atendimento médico ao apresentar sinais de desidratação ou agravamento dos sintomas, especialmente crianças e idosos, que são mais vulneráveis. Entre os sinais de desidratação estão olhos e boca secos, boca com pouca saliva, pele murcha, diminuição da quantidade de urina, desânimo e fraqueza.

O tratamento contra viroses gastrointestinais inclui hidratação, inicialmente oral, com água, água de coco e soro de reidratação oral, que contém também sais minerais, e alimentação leve.

Serviço:

Guaratuba

Endereço: Anexo ao Pronto Socorro, na Rua Meneleu de Alameda Tôrres, nº 72.

Matinhos

Endereço: Anexo à UPA, na Rua 19 de Dezembro, nº 2994.

Pontal do Paraná

Endereço: Anexa à UPA de Shangri-lá, na Avenida Sebastião Caboto, nº 1142.

Atendimento 24 horas.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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