NOVA AURORA

PARANÁ

Governo viabiliza primeiro transplante de rim no Hospital do Câncer de Cascavel

Publicado em

Após atuação conjunta entre o Sistema Estadual de Transplantes (SET) e a Casa Militar do Paraná, aconteceu na noite desta terça-feira (7) o primeiro transplante de rim no Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan). O procedimento beneficiou um homem de 51 anos, residente no município de Espigão Alto do Iguaçu, na 10ª Regional de Saúde. O paciente apresenta ótima evolução, sem nenhuma intercorrência após a cirurgia.

O órgão foi transportado de Curitiba para Cascavel por uma aeronave da Casa Militar, garantindo agilidade e segurança no processo.

“Graças à atuação conjunta do Governo do Estado e a rápida coordenação da Central Estadual de Transplantes, conseguimos transportar o órgão com agilidade e segurança. Isso demonstra que a eficiência e integração dos órgãos estaduais são essenciais tanto para viabilização de transplantes como para a humanização e excelência do atendimento à saúde de todos os paranaenses”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Em 2024, o Paraná reafirmou sua liderança nacional em doações e transplantes de órgãos e, em diversos indicadores, registrou os melhores resultados em seis anos. De janeiro a setembro, o Estado atingiu uma taxa de 42,8 doações por milhão de população (pmp), mais que o dobro da média nacional, de 20,3 pmp. O Paraná teve também a menor taxa de recusa familiar do País, de apenas 27%, destacando o sucesso das ações de conscientização e o compromisso com a saúde pública.

Leia Também:  Expectativa de vida do Paraná ultrapassa 79 anos, aponta projeção do IBGE

Atualmente, 2.233 pacientes aguardam por um transplante de rim no Paraná. Até novembro do ano passado, o Sistema Estadual de Transplantes (SET) registrou 498 procedimentos realizados em todo o Estado, sendo 23 pela Policlínica Pato Branco, unidade que também possui habilitação para fazer o procedimento na Macrorregional Oeste.

“Com este marco, a expectativa é que a Uopeccan amplie ainda mais sua capacidade de atendimento, contribuindo significativamente para a redução da fila de transplantes no Paraná e reforçando o papel do Estado como referência nacional em transplantes”, explicou o Marcelo de Souza Furtado, coordenador da Organização de Procura de Órgãos (OPO) de Cascavel.

COMO FUNCIONA – O candidato a transplante de rim é aquele que está fazendo hemodiálise. Este paciente deve ser encaminhado para uma avaliação em um serviço transplantador em até 90 dias do início do tratamento dialítico, a fim de verificar a necessidade de indicação para transplante.

Após essa etapa, tendo a indicação de transplante, o paciente será cadastrado na lista de espera no Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde e aguardará por um doador compatível.

INVESTIMENTOS – Com investimento total de R$ 13 milhões, o Governo do Estado inaugurou no ano passado a nova Unidade de Terapia Renal do Hospital. Criada para ampliar o acesso dos pacientes que necessitam de terapia renal substitutiva, ela tem capacidade de atendimento de 105 pacientes por dia.

Leia Também:  Em evento na ACIM, Compagas apresenta plano de expansão para a região de Maringá

Está em execução, ainda, a ampliação da Unidade de Transplantes, que conta com mais de R$ 17 milhões de investimento estadual. O projeto contempla a ampliação do ambulatório, com 15 consultórios médicos, áreas de espera, UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto para 20 leitos, além da ampliação da farmácia. Também serão construídas alas de internamento, totalizando 62 leitos.

UOPECANN – O Complexo Hospitalar Uopeccan em Cascavel possui uma área com mais de 12 mil metros quadrados abrangendo Hospital, Casa de Apoio e o Núcleo Solidário. São 126 leitos, UTI adulto com 10 leitos, UTI Pediátrica com 8 leitos, 5 salas de cirurgias, salas de quimioterapias com capacidade para atender 35 pacientes por vez, equipamentos para exames de imagem de última geração e setor de radioterapia com tecnologia avançada.

Inaugurado em 1991, recebe diariamente centenas de pacientes em busca de tratamento para câncer e demais patologias que a instituição atende.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de 20 mil jogos para todas as idades: Arena Gamer é mais uma opção de lazer no Litoral

Published

on

By

Além das opções de lazer mais tradicionais da praia, os turistas e moradores que estão curtindo o Litoral do Paraná contam com uma Arena Gamer dedicada aos amantes dos jogos eletrônicos. A estrutura, que na temporada passada foi montada de forma inédita em Guaratuba, desta vez chega à Praia Brava de Caiobá, em Matinhos, e é aberta à comunidade, que pode usufruir de uma lista de mais de 20 mil jogos para todas as idades.

Nesta temporada, a Arena Gamer conta com 20 computadores de alta potência divididos em dois contêineres instalados na Avenida Atlântica, ao lado da Arena do Verão Maior Paraná de Caiobá. O projeto recebe incentivo do programa Proesporte, do Governo do Estado, é gerido em parceria com a Federação Paranaense de E-Sports e tem patrocínio das empresas paranaenses Copel, Enifler e Line Internet.

De acordo com o diretor de Inovação e Desenvolvimento da Secretaria de Estado do Esporte (Sees), Tiago Campos, a Arena Gamer foi uma inovação do Governo do Estado iniciada na última edição do Verão Maior do Paraná. “Neste verão, trouxemos essa estrutura para Caiobá, para que os turistas e a comunidade de Matinhos possam aproveitar essa modalidade de lazer que vem crescendo muito, que é o mundo dos esportes eletrônios”, afirmou.

Na avaliação dele, a oferta de atrativos variados é mais uma forma de impulsionar o turismo no Litoral paranaense. “Essa é mais uma ação que integra a ampla programação do Governo do Estado nesta alta temporada, que também inclui várias modalidades de atividades físicas, esportivas, recreativas e culturais, aumentando as opções dos veranistas”, acrescentou Campos.

Leia Também:  Sanepar amplia produção de água em 60% em Cianorte e leva esgoto a distritos de Maringá

COMO FUNCIONA – Os interessados podem ter acesso ao local e permanecer durante uma hora, com entrada de acordo com a ordem de chegada. O acesso é liberado mediante a doação de um quilo de alimento ou produtos de higiene pessoal específicos, que são repassados pela Prefeitura de Matinhos a famílias em situação de vulnerabilidade social.

A cada semana, os itens a serem doados mudam. Até o próximo domingo (12), podem ser doados um pacote de macarrão ou um óleo de cozinha.

A entrada é permitida para crianças a partir de 4 anos e aquelas que tenham até 12 anos devem obrigatoriamente estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, com limitação de acesso a determinados jogos de acordo com a classificação indicativa.

O presidente da Federação Paranaense de E-Sports, Diego Pereira, destacou o caráter familiar da Arena Gamer. “O legal é ver os pais e avós jogando junto com os filhos. Ainda mais quando o tempo está mais chuvoso, como costuma ser no verão, a Arena tem sido uma boa opção para as famílias que procuram um entretimento de qualidade e seguro”, disse.

Segundo Pereira, o apoio do Governo do Estado e dos patrocinadores foi fundamental para viabilizar a continuidade da iniciativa. Isso porque para poder oferecer os jogos mais modernos foram necessários investimentos para garantir equipamentos de qualidade.

“O que estamos fazendo aqui é democratizar o acesso das pessoas a equipamentos robustos para que elas possam ter uma boa experiência com seus jogos prediletos. Temos desde os jogos mais antigos, dos anos 1980 e 1990, até aqueles que estão em evidência hoje e exigem mais das máquinas”, comentou o presidente da Federação Paranaense de E-Sports.

Leia Também:  Municípios podem acessar recursos para ações a adolescentes em medidas socioeducativas

EVENTOS – No dia 26 de janeiro, a Arena Gamer sediará a próxima edição do Paraná Gaming Tournament, uma competição de jogos eletrônicos que contam com uma ampla base de jogadores em nível mundial, como League of Legends e Valorant. Na programação, também serão promovidos minitorneios para a população, festival de cosplay, oficinas de desenvolvimento de jogos e desafios, unindo o esporte tradicional ao esporte eletrônico.

A Arena Gamer foi montada em 28 de dezembro e segue em atividade até 2 de fevereiro. O espaço funciona das 15h às 21h na Avenida Atlântica, número 891.

Confira quais as doações devem ser feitas para garantir direito ao uso do espaço em cada período:

6 a 12 de janeiro: 1 pacote de macarrão ou 1 óleo de cozinha

13 a 19 de janeiro: 1 produto de higiene pessoal

20 a 26 de janeiro: 1 pacote de farinha de milho, mandioca ou trigo

27 de janeiro a 2 de fevereiro: 1 caixa de leite ou 1 lata de leite em pó

VERÃO MAIOR PARANÁ –Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, mais de 48 shows de artistas paranaenses nos Palcos Sunset em Caiobá, Guaratuba, São Pedro do Paraná e Porto Rico, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA