PARANÁ
Com incêndios, bombeiros registraram aumento de 10% no total de ocorrências em 2024
Publicado em
8 de janeiro de 2025por
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) foi acionado 125.753 vezes em 2024, o que significa um aumento de 10% no número de atendimentos em relação ao ano anterior – quando foram registradas 114.297 ocorrências. A principal responsável por esse crescimento foi a ação em combates a incêndios em geral. Em 2024, as operações dessa natureza chegaram a 21.839, o que representou pouco mais de 55% de acréscimo se comparado com a temporada de 2023.
“Nós tivemos esse número de ocorrências por vários fatores. Um deles é a questão dos incêndios florestais: foram vários eventos climáticos no Paraná em 2024”, explicou o comandante-geral do CBMPR, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior. “Tivemos também aumento no número de ocorrências de acidente de trânsito, devido a uma aproximação junto ao Samu, numa participação mais efetiva no auxílio àquelas ocorrências que são atendidas tanto pelo Corpo de Bombeiros, com o Siate, quanto pelo Samu”.
O comandante-geral destacou ainda que as ocorrências causadas por condições climáticas estão aumentando em todo o planeta e que é preciso estar preparado para agir com velocidade e precisão.
“É uma tendência mundial e nós estamos nos preparando para lidar com isso, com equipamentos, viaturas e efetivo para poder sempre dar a resposta necessária nesses atendimentos”, disse o coronel Vasco. Ele destacou também a iniciativa da instituição de criar a Força-Tarefa de Resposta a Desastres, que vem atuando de maneira exemplar em situações de grande complexidade dentro e fora do Paraná.
O treinamento intenso dos integrantes inclui técnicas de combate a incêndios florestais; busca e resgate em estruturas colapsadas, como desabamentos; condução de veículos 4×4 e embarcações; atuação em áreas de deslizamentos e de enchentes, entre outras situações.
Embora os números em ascensão sirvam de alerta, o coronel entende que o Estado tem respondido de forma eficiente. “A nossa maior preocupação seria se a gente não conseguisse atender a alta desses números, mas o Corpo de Bombeiros vem atendendo 100% da demanda e continua com a sua credibilidade muito alta perante a sociedade”, analisou, reforçando que o Governo do Estado tem investido alto na ampliação da infraestrutura da Corporação.
INCÊNDIOS FLORESTAIS – Em um ano de altas temperaturas e tempo seco, os incêndios florestais deram muito trabalho aos bombeiros paranaenses – que, além das operações dentro das fronteiras do Estado, chegaram também a ajudar no controle das chamas que tomaram conta da região do Pantanal, no Mato Grosso do Sul.
Segundo os dados do CBMPR, os incêndios florestais foram responsáveis por 10,8% de todos os atendimentos feitos pela Instituição em 2024. Houve 13.558 ocorrências no total – mais do que o dobro (109%) dos registros em 2023, com 6.484.
Diante desse cenário, Vasco reforçou a necessidade de atuação constante na prevenção dos incêndios, o que ele entende ser um problema também cultural.
“Estamos sempre fazendo campanhas de orientação, principalmente sobre incêndios florestais, mas também nos residenciais. Esse aumento indica a necessidade de lidarmos com uma questão cultural”, comentou ele, antes de fazer um novo alerta sobre as ocorrências de natureza climática. “Para 2025, a preocupação é com a inversão desse quadro, com a projeção de aumento das chuvas durante o ano”.
PRINCIPAIS DESAFIOS – Embora o fogo tenha sido o adversário que mais cresceu no comparativo entre os dois anos, o maior desafio para os bombeiros do Paraná ainda são os acidentes de trânsito. Eles foram mobilizados para atuar nesse tipo de situação 45.894 vezes no ano passado. Isso significa 36,5% de todos os atendimentos realizados em 2024. O aumento em relação a 2023, no entanto, foi relativamente pequeno: 4,4% – 43.928 situações.
Outra atividade com alta demanda que também cresceu – 7% no comparativo entre os dois anos – foi a de atendimento pré-hospitalar (APH). Essa missão cabe aos socorristas da Corporação, que prestam o primeiro socorro a pessoas em situação de emergência decorrente de trauma e garantem o posterior encaminhamento a hospitais, quando necessário. Em 2024, 38.183 pessoas precisaram desse serviço, o equivalente a 30,4% de todas as ocorrências registradas pela Instituição. No ano anterior, haviam sido computados 35.701 deslocamentos com essa finalidade.
REDUÇÃO – Entre as operações emergenciais, duas apresentaram redução entre 2023 e 2024. As missões de busca e salvamento ocorrem quando equipes são mobilizadas para procurar por pessoas perdidas ou resgatar alguém em situação de emergência. No ano passado, foram 14.520 ocorrências dessa natureza, diante de 15.232 do período anterior. Uma ligeira queda de 4,7%.
Apesar disso, as buscas e salvamentos representaram 11,5% das ações de campo desempenhadas pelos bombeiros. Já a atuação em desastres, como desabamentos, enchentes e tragédias em geral, passou de 323 em 2023 para 145 em 2024, resultando em 55% de ocorrências do tipo.
OUTROS ESTADOS – E não foi só em território paranaense que os bombeiros do Paraná ajudaram a resgatar pessoas em situação de risco. Citada pelo coronel Vasco, a equipe da Força-Tarefa de Resposta a Desastres, do CBMPR, teve atuação importante durante a enchente no Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2024.
Em muitas localidades, foi a primeira equipe de uma força de segurança a chegar para ajudar a população. A ação, que durou 52 dias e envolveu mais de 150 bombeiros militares, terminou com 1,5 mil vidas salvas, sendo 1.030 pessoas e 529 animais.
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná também desenvolve e participa de atividades preventivas e de apoio logístico. Palestras, campanhas educativas, visitas a instituições, atividades de Defesa Civil – como entrega de lonas e alimentos em situações de crise –, entre outras ações, fazem parte do que a instituição chama de “atendimento comunitário”. Foram 5.172 durante 2024, pouco mais do que as 5.047 do ano de 2023.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Verão Maior Paraná: arenas esportivas garantem diversão às famílias e movimentam as praias
Published
1 hora agoon
9 de janeiro de 2025By
As arenas esportivas montadas em seis pontos estratégicos em Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, no Litoral, e nos municípios de São Pedro do Paraná e Porto Rico, no Noroeste, estão transformando as férias em muito lazer, esporte e integração para toda a família. As atividades são ofertadas no Verão Maior Paraná e já caíram no gosto de turistas e moradores que curtem as praias do Litoral do Estado.
Em Matinhos, no balneário de Caiobá, está localizada a maior Arena, que atrai um público diverso durante todo o dia. Com opções como parede de escalada, tirolesa, trapézio circense, pistas de skate e simulador de surf, além de quadras de beach tennis, vôlei de praia e teqball, o espaço oferece opções para todas as idades. Para quem curte games, a arena gamer é um destaque à parte, funcionando das 15h às 21h, de terça a domingo, com diversas plataformas para os fãs de jogos eletrônicos.
Os turistas que visitaram a arena em Matinhos estão aprovando a ideia. Maria Alice e Maria Isadora Lacerda, que completam 10 anos nesta quinta-feira (9), comemoraram o aniversário na Arena. “Está muito legal, eu gosto de dançar e de todas as barraquinhas”, disse Maria Alice. Já Maria Isadora aproveitou uma das atrações de aventura do espaço. “Eu participei da tirolesa. Dá muito medo, mas é muito divertido”, afirmou, animada.
O pai das gêmeas, o empresário Arthur Lacerda, contou que a família está aproveitando ao máximo a estrutura. “Chegamos no dia 25 de dezembro e participamos das atividades todos os dias. Estamos a meia quadra dessa estrutura maravilhosa que montaram aqui. As quadras de beach tennis, o palco, as meninas estão adorando, tem bastante atividade para criança”, observa. Ele e a esposa também participam diariamente das aulas de dança. “É muito legal, a estrutura é espetacular e o pessoal do palco está de parabéns, anima a gente”, comenta.
A pequena Lara Emanuelle Vicentin, de 7 anos, encarou um paredão de obstáculos que termina com um voo de tirolesa pela arena. “Eu gostei, deu frio na barriga e eu vou voltar mais vezes”, diverte-se. A irmã mais velha, Isabelle Vicentin, de 20 anos, também está aproveitando a estrutura. “Somos de Arapongas, chegamos na terça-feira e aproveitamos todos os dias. Mesmo com chuva, estamos amando, principalmente minha irmã. Como vamos ficar até sábado, vamos aproveitar os shows de Jota Quest e Péricles também. Opção não falta”, comemora.
Os roqueiros do Jota Quest, o sambista Péricles e os sertanejos Matheus & Kauan e Loubet se apresentam no fim de semana, abrindo a maior programação de shows gratuitos no Verão Maior Paraná.
TENDAS – O diretor de Inovação e Desenvolvimento da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), Tiago Campos, destacou a abrangência das atividades oferecidas, que além esporte conta com tendas de diferentes secretarias do Estado. “A ideia é trabalharmos com uma intersetorialidade. Deixamos de ser apenas uma arena de esporte e transformamos esses espaços em arenas de governo, onde cada secretaria colabora com informações de forma lúdica, trazendo entretenimento e atividades diferenciadas para a população.” Segundo ele, nos primeiros dez dias de Arena em Caiobá, 126 mil pessoas já aproveitaram os serviços. No total, neste período foram 593 mil atendimentos.
Um exemplo é a tenda do Detran-PR, que usa tecnologia para promover a educação no trânsito. Os visitantes podem usar óculos de realidade virtual em um game que simula situações de trânsito. Eduarda Marques, de 14 anos, turista de Moreira Sales, no Noroeste do Estado, adorou a experiência. “Achei legal. Você vai olhando e tem várias missões para cumprir. Dá pra aprender brincando. Mostra crianças andando de bicicleta no lugar errado, não atravessando na faixa. Você vai aprendendo enquanto joga”, explica.
FUNCIONAMENTO – As arenas esportivas funcionam das 8h às 12h e das 15h às 18h, com equipes de coordenadores e acadêmicos de Educação Física prontas para atender o público. A programação inclui aulas de ginástica, dança, recreação infantil, caminhadas, competições esportivas e gincanas. Elas ficarão montadas até o dia 2 de fevereiro sempre de terça-feira a domingo.
VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná também fomenta o movimento no Litoral. Trata-se de uma série de ações do Governo do Estado durante a temporada para atender veranistas e a população local com reforço na segurança, atividades de esporte, lazer e cultura, além da oferta de serviços de diversos órgãos estaduais.
Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Estado, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, mais de 48 shows de artistas paranaenses nos Palcos Sunset em Caiobá, Guaratuba, São Pedro do Paraná e Porto Rico, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.
Fonte: Governo PR
Verão Maior Paraná: arenas esportivas garantem diversão às famílias e movimentam as praias
Líder nacional em educação, Paraná vai receber aporte recorde de fundo federal
Ex-BBB Jéssica Mueller ostenta corpão definido em praia: ‘NORONHANDO ‘
PCPR prende homem condenado por lesão corporal em Cascavel
PCPR prende homem condenado por roubo e corrupção de menores em Cascavel
PARANÁ
Verão Maior Paraná: arenas esportivas garantem diversão às famílias e movimentam as praias
As arenas esportivas montadas em seis pontos estratégicos em Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, no Litoral, e nos municípios...
Líder nacional em educação, Paraná vai receber aporte recorde de fundo federal
O Paraná será contemplado em 2025 com um valor recorde do principal fundo da Educação do Governo Federal. O Estado...
Vendas do varejo no Paraná crescem 5,6% de janeiro a novembro de 2024
O volume de vendas do comércio varejista do Paraná cresceu 5,6% entre janeiro e novembro de 2024, em relação ao...
POLÍCIA
PCPR prende homem condenado por lesão corporal em Cascavel
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem, de 36 anos, condenado pelo crime de lesão corporal praticado no...
PCPR prende homem condenado por roubo e corrupção de menores em Cascavel
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem condenado pelos crimes de roubo qualificado e corrupção de menores. A...
PCPR e PMPR prendem homem por descumprimento de medida protetiva em Maria Helena
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), com o apoio da Polícia Militar do Paraná (PMPR), prendeu preventivamente um homem, de...
ENTRETENIMENTO
Ex-BBB Jéssica Mueller ostenta corpão definido em praia: ‘NORONHANDO ‘
Jéssica Mueller, de 33 anos, exibiu nesta quarta-feira (8), fotos da viagem que fez a Fernando de Noronha, e esbanjou...
Lívia Andrade aproveita dias de folga no México e exibe corpão: ‘Amo esse lugar’
Lívia Andrade, de 41 anos, abriu seu álbum de férias nesta quarta-feira (8), e deixou a galera do Instagram babando....
Respondendo seguidores, Graciele Lacerda explica tamanho da filha: ‘Miudinha’
Graciele Lacerda respondeu a algumas dúvidas de seus seguidores, nesta quarta-feira (8), sobre a nova fase da sua vida após...
ESPORTES
São Paulo inicia Copinha 2025 com vitória sobre o Serra Branca
O São Paulo começou sua campanha na Copinha 2025 com o pé direito, vencendo o Serra Branca (PB) por 2...
Ponte Preta estréia com vitória sobre o Cuiabá
A Ponte Preta começou sua campanha na Copinha 2025 com uma vitória importante sobre o Cuiabá por 1 a 0,...
Corinthians inicia Copinha com vitória convincente sobre o Gazin Porto Velho-RO
Em sua estreia na Copinha Sicredi, o Corinthians, atual campeão do torneio, demonstrou força e competência ao vencer o Gazin...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Brasil deve exportar mais de 1 milhão de toneladas em janeiro e bater recorde de produção
-
POLÍTICA PR6 dias ago
As perspectivas do turismo de negócios são analisadas na edição de hoje do programa Assembleia Entrevista
-
ENTRETENIMENTO5 dias ago
Lívia Andrade curte praia de biquíni branco e esbanja corpão: ‘Um verdadeiro violão”
-
ENTRETENIMENTO5 dias ago
Na piscina, Marina Ruy Barbosa exibe anel de mais de R$ 6 milhões: ‘Milagres 40 graus ‘