NOVA AURORA

PARANÁ

Com aumento de 5%, Paraná encerra 2024 com média de 828 empresas abertas por dia

Publicado em

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar), vinculada à Secretaria estadual da Indústria, Comércio e Serviços, divulgou nesta quarta-feira (8) o relatório de abertura e baixas de empresas em 2024 . O ano fechou com saldo positivo de 133.659 empresas, número 5% maior do que o registrado em 2023 (126.600). O saldo é calculado a partir da diferença entre o número de novos registros de empresas (303.048) e baixas (169.389). Em 2023 foram abertas 277.636 empresas e fechadas 151.036.

O relatório da Jucepar ressalta que o total de 303.048 novas empresas abertas em 2024 representam uma média de 828 novos empreendimentos por dia, 9% a mais que em 2023, quando a média foi de 761 novos empreendimentos por dia.

No ano passado, 73% das aberturas foram de microempreendedores individuais (MEI); 25% de limitadas; 2% de empresários, seguidos por empresas de natureza jurídica, com menos de 1% de registros: sociedade anônima fechada, cooperativa, sociedade anônima aberta, consórcio e outros tipos.

“Os números refletem o aquecimento econômico que o Paraná vivencia”, afirma o presidente em exercício da Jucepar, Sebastião Mota. “Com o Descomplica Paraná, programa que desburocratiza e facilita processos relacionados a empresas, e outras medidas que o governo estadual vem adotando, é natural que o investidor se sinta confortável para registrar sua empresa no Estado. Estamos trabalhando cada vez mais para que o empresário tenha o processo facilitado em qualquer momento”. 

Leia Também:  Profissionais da Segurança se capacitam para atender novas regras da Lei de Licitação

Atualmente o Estado soma 1.779.438 empresas ativas, sendo 1.699.802 matrizes e 79.636 filiais. 

BAIXO RISCO – Uma das novidades de 2024 foi o Decreto de Baixo Risco. Com ele, duas em cada dez empresas abertas no período entre 31 de janeiro e 31 de dezembro foram beneficiadas com a permissão automática, que agiliza o processo para abertura e alterações de empresas.

Parte do programa Descomplica Paraná, o Decreto do Baixo Risco passou a vigorar no ano passado e, desde então, 771 atividades econômicas passaram a ser dispensadas da emissão de alvarás de funcionamento e licenciamentos do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Defesa Agropecuária.

Ao todo, 27.881 empresas foram beneficiadas pelo decreto, sendo 15.994 no momento da abertura e 11.937 em alterações. Outubro foi o melhor mês do ano, com 3.240.

Três em cada 10 selos foram emitidos em Curitiba, cidade que ocupa o topo do ranking das 10 cidades com mais estabelecimentos enquadrados em 2024. Em segunda posição aparece Maringá (9%), seguida por Londrina (6%), São José dos Pinhais (4%), Cascavel (3%), Ponta Grossa (3%), Foz do Iguaçu (2%), Pinhais (2%), Arapongas (1%) e Pato Branco (1%).

Leia Também:  Nota Paraná distribuiu prêmios de R$ 50 a moradores de 381 municípios em março

TEMPO ABERTURA – Em dezembro de 2024, o Paraná levou 13h39, em média, para a emissão de um novo CNPJ. O tempo coloca o Estado na 7ª posição no ranking nacional de agilidade de abertura de novos negócios naquele mês. Em primeiro lugar aparece Sergipe (6h), seguido por Espírito Santo (9h), Bahia (10h), Piauí (11h), Maranhão (12h) e Tocantins (12h). No Brasil é a média foi de 26 horas. Confira o relatório AQUI .

O tempo total de abertura de empresas e demais pessoas jurídicas leva em consideração o tempo na etapa de viabilidade, na validação cadastral que os órgãos efetuam e na efetivação do registro com a obtenção do CNPJ. Nele não são considerados os períodos de inscrições municipais ou estaduais e nem a obtenção de licenças para o funcionamento do negócio.

Um dos destaques do Paraná é no chamado tempo médio de viabilidade de nome. Em dezembro o Estado apresentou o 7º melhor resultado, com apenas 3 minutos. Em alguns lugares, como Amapá, esse tempo leva 7 horas.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de 20 mil jogos para todas as idades: Arena Gamer é mais uma opção de lazer no Litoral

Published

on

By

Além das opções de lazer mais tradicionais da praia, os turistas e moradores que estão curtindo o Litoral do Paraná contam com uma Arena Gamer dedicada aos amantes dos jogos eletrônicos. A estrutura, que na temporada passada foi montada de forma inédita em Guaratuba, desta vez chega à Praia Brava de Caiobá, em Matinhos, e é aberta à comunidade, que pode usufruir de uma lista de mais de 20 mil jogos para todas as idades.

Nesta temporada, a Arena Gamer conta com 20 computadores de alta potência divididos em dois contêineres instalados na Avenida Atlântica, ao lado da Arena do Verão Maior Paraná de Caiobá. O projeto recebe incentivo do programa Proesporte, do Governo do Estado, é gerido em parceria com a Federação Paranaense de E-Sports e tem patrocínio das empresas paranaenses Copel, Enifler e Line Internet.

De acordo com o diretor de Inovação e Desenvolvimento da Secretaria de Estado do Esporte (Sees), Tiago Campos, a Arena Gamer foi uma inovação do Governo do Estado iniciada na última edição do Verão Maior do Paraná. “Neste verão, trouxemos essa estrutura para Caiobá, para que os turistas e a comunidade de Matinhos possam aproveitar essa modalidade de lazer que vem crescendo muito, que é o mundo dos esportes eletrônios”, afirmou.

Na avaliação dele, a oferta de atrativos variados é mais uma forma de impulsionar o turismo no Litoral paranaense. “Essa é mais uma ação que integra a ampla programação do Governo do Estado nesta alta temporada, que também inclui várias modalidades de atividades físicas, esportivas, recreativas e culturais, aumentando as opções dos veranistas”, acrescentou Campos.

Leia Também:  Simulado da PM de combate ao "novo cangaço" movimenta madrugada em Ponta Grossa

COMO FUNCIONA – Os interessados podem ter acesso ao local e permanecer durante uma hora, com entrada de acordo com a ordem de chegada. O acesso é liberado mediante a doação de um quilo de alimento ou produtos de higiene pessoal específicos, que são repassados pela Prefeitura de Matinhos a famílias em situação de vulnerabilidade social.

A cada semana, os itens a serem doados mudam. Até o próximo domingo (12), podem ser doados um pacote de macarrão ou um óleo de cozinha.

A entrada é permitida para crianças a partir de 4 anos e aquelas que tenham até 12 anos devem obrigatoriamente estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, com limitação de acesso a determinados jogos de acordo com a classificação indicativa.

O presidente da Federação Paranaense de E-Sports, Diego Pereira, destacou o caráter familiar da Arena Gamer. “O legal é ver os pais e avós jogando junto com os filhos. Ainda mais quando o tempo está mais chuvoso, como costuma ser no verão, a Arena tem sido uma boa opção para as famílias que procuram um entretimento de qualidade e seguro”, disse.

Segundo Pereira, o apoio do Governo do Estado e dos patrocinadores foi fundamental para viabilizar a continuidade da iniciativa. Isso porque para poder oferecer os jogos mais modernos foram necessários investimentos para garantir equipamentos de qualidade.

“O que estamos fazendo aqui é democratizar o acesso das pessoas a equipamentos robustos para que elas possam ter uma boa experiência com seus jogos prediletos. Temos desde os jogos mais antigos, dos anos 1980 e 1990, até aqueles que estão em evidência hoje e exigem mais das máquinas”, comentou o presidente da Federação Paranaense de E-Sports.

Leia Também:  Com superpostes, Estado começa instalar novo sistema de iluminação na Orla de Matinhos

EVENTOS – No dia 26 de janeiro, a Arena Gamer sediará a próxima edição do Paraná Gaming Tournament, uma competição de jogos eletrônicos que contam com uma ampla base de jogadores em nível mundial, como League of Legends e Valorant. Na programação, também serão promovidos minitorneios para a população, festival de cosplay, oficinas de desenvolvimento de jogos e desafios, unindo o esporte tradicional ao esporte eletrônico.

A Arena Gamer foi montada em 28 de dezembro e segue em atividade até 2 de fevereiro. O espaço funciona das 15h às 21h na Avenida Atlântica, número 891.

Confira quais as doações devem ser feitas para garantir direito ao uso do espaço em cada período:

6 a 12 de janeiro: 1 pacote de macarrão ou 1 óleo de cozinha

13 a 19 de janeiro: 1 produto de higiene pessoal

20 a 26 de janeiro: 1 pacote de farinha de milho, mandioca ou trigo

27 de janeiro a 2 de fevereiro: 1 caixa de leite ou 1 lata de leite em pó

VERÃO MAIOR PARANÁ –Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, mais de 48 shows de artistas paranaenses nos Palcos Sunset em Caiobá, Guaratuba, São Pedro do Paraná e Porto Rico, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA