NOVA AURORA

PARANÁ

Governo formaliza convênio para pavimentar estrada entre Marilena e Porto Maringá

Publicado em

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), celebrou um convênio com a prefeitura de Marilena, na região Noroeste, com o objetivo de pavimentar a ligação entre o perímetro urbano do município e a localidade de Porto Maringá, próximo ao Rio Paraná. O investimento será de R$ 60.725.448,51.

Ao todo serão pavimentados 11 quilômetros e 791,19 metros de vias municipais, com a maioria do trecho recebendo pavimentação asfáltica, exceto por um trecho de 723,43 metros de pavimento de blocos sextavados de concreto, já no acesso ao rio.

A pista de rolamento da nova pavimentação terá duas faixas de tráfego com 3,6 metros de largura cada, além de acostamentos de 3 metros de largura em cada lado da pista e passeios para pedestres nos trechos urbanos. A obra prevê ainda implantação de sistema de drenagem de águas, sinalização horizontal e vertical, e implantação de dispositivos de segurança viária.

Além de melhoria na qualidade de vida dos cerca de 7,4 mil habitantes de Marilena, facilitando o deslocamento entre o centro administrativo e Porto Maringá, a obra deve alavancar o turismo local.

Leia Também:  Dos jogos estaduais ao ciclo olímpico: secretário apresenta investimentos do Paraná

“Essa obra vai mudar a realidade de Marilena e trazer o paraíso que é Porto Maringá mais próximo de todos os paranaenses. Será mais conforto, mais segurança e mais agilidade para receber a visita de ainda mais turistas, gerando emprego e desenvolvimento” afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex. “É mais uma promessa, um compromisso da gestão do governador Ratinho Junior que está sendo realizado”.

O prazo de execução do convênio é de 600 dias, incluindo o tempo necessário para a prefeitura de Marilena licitar a obra, cabendo à mesma administrar a realização dos serviços. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) ficará encarregado de fiscalizar o andamento do convênio, elaborando medições mensais.

COSTA´NOROESTE – Marilena é uma das cidades da chamada Costa Noroeste do Paraná, região que atrai cada vez mais visitantes para as suas praias de água doce, com atrações turísticas como recantos e restaurantes, e atividades para quem deseja aproveitar as águas dos rios Paraná e Paranapanema.

Leia Também:  Seminário discute influência de mudanças climáticas nas migrações na América do Sul

Também na região o Estado está pavimentando a estrada que dá acesso ao balneário Vila Yara, em Altônia. É um trecho de 13,6 quilômetros da Estrada Mestre, que liga o centro do município ao Rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Banheiros instalados no Litoral têm mais de 200 mil acessos e viralizam nas redes sociais

Published

on

By

Pela primeira vez na história, banheiros bem estruturados foram instalados em 19 pontos do Litoral do Paraná e já alcançaram a marca de 200 mil acessos desde 1º de dezembro de 2024, quando passaram a ser contabilizadas as utilizações. A iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo (Setu), dentro do Verão Maior Paraná, é destaque inclusive nas redes sociais. Um vídeo publicado no TikTok viralizou com mais de 50 mil curtidas, destacando o fato de os banheiros terem até ar-condicionado, em contraponto às “descidas para BC”.

As estruturas estão nos municípios de Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba e em Campina Grande do Sul (no Portal da Estrada da Graciosa) e têm como objetivo aprimorar a infraestrutura e o atendimento aos veranistas e turistas da região.

Entre os locais com maior fluxo de usuários destacam-se os balneários de Ipanema, com quase 13 mil usos, e Shangri-lá, em Pontal do Paraná, com mais de 11 mil acessos, além das praias de Guaratuba (mais de 80 mil) e Matinhos (mais de 50 mil), localidades que mais recebem turistas na região nesta época do ano.

Leia Também:  Tecpar implanta novos ensaios que reduzem o tempo de análise laboratorial de alimentos

Os módulos são equipados com ligação de água e esgoto, lavatórios, papel higiênico, toalhas de papel e produtos de limpeza. Cada unidade conta com um funcionário responsável pela manutenção e limpeza do espaço, garantindo o pleno funcionamento. A contagem é realizada pelas colaboradoras diariamente, repassada ao final do turno informando quantos usuários utilizaram os módulos. O acesso é gratuito.

O secretário de Turismo, Marcio Nunes, destaca a importância da iniciativa para o fortalecimento do setor no Estado. “Esses banheiros não apenas atendem uma demanda antiga da população e dos turistas, mas também refletem o compromisso da gestão estadual com a melhoria da experiência deles no Litoral, incentivando o turismo responsável e sustentável”, afirmou.

A instalação dos banheiros públicos foi planejada com base nos resultados da Pesquisa de Demanda Turística do Litoral do Paraná, realizada entre 5 e 31 de janeiro de 2024. O estudo, conduzido pela Setu, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável (Adetur) do Litoral do Paraná e as prefeituras, apontou a infraestrutura como uma das principais demandas dos visitantes.

Leia Também:  Seminário discute influência de mudanças climáticas nas migrações na América do Sul

Confira os locais onde estão instalados os banheiros:

Paranaguá – dois módulos na Praça Mário Roque (próximo ao Aquário) e dois na Ilha do Mel (Trapiche Encantadas e praia de Brasília)

Pontal do Paraná – dois módulos (Balneário Ipanema e Balneário Shangri-lá)

Matinhos – seis módulos (Praia Grande, Balneário Flamingo, Caiobá Praia Braba, Avenida Paraná, Praia Brava em frente ao SESC, Praia do Pico II)

Guaratuba – três módulos (Morro do Cristo, Praia Caieiras, Praia Central)

Morretes – uma unidade (Ponte de Ferro – Porto de Cima)

Antonina – uma unidade (Praça Romildo – Feira Mar)

Guaraqueçaba – uma unidade (Centro)

Campina Grande do Sul – uma unidade (Portal da Graciosa, próximo a PRF)

Horário de atendimento:

Alta Temporada: Das 8h às 22h, de segunda-feira a domingo, incluindo os feriados, com 1h de intervalo de almoço (das 12h às 13h).

Baixa Temporada: Das 9h às 18h, com folgas as segundas-feiras, quartas-feiras e feriados, com 1h de intervalo de almoço (das 12h às 13h).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA