NOVA AURORA

PARANÁ

Tecpar credencia municípios para adotar plataforma inovadora no combate à dengue

Publicado em

Com a intenção de testar novas tecnologias no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e apoiar as prefeituras no controle da doença em suas localidades, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) lançou um edital de credenciamento público para selecionar municípios interessados em participar do projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de uma plataforma inovadora para o controle da doença.

Com a celebração do convênio, o objetivo é realizar a validação tecnológica da plataforma-solução Arbomonitor, que conta com dispositivos métricos, tecnologias e métodos de aplicação de inseticidas, como uma ferramenta completa para o controle do mosquito vetor da dengue, zyka e Chikungunya.

A fim de disponibilizar a plataforma para o projeto de validação tecnológica junto aos municípios paranaenses, o Tecpar firmou um acordo de cooperação técnica com a empresa Dominus, que desenvolveu a solução.

“Somando a capacidade técnica do Tecpar para atestar a viabilidade da tecnologia com a parceria com os municípios, a ideia é validar essa plataforma inovadora para se tornar mais uma alternativa de combate ao mosquito Aedes aegypti no país”, afirma o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss. “Esse projeto de PD&I está alinhado à missão do instituto, em atuar na implementação de soluções tecnológicas que agreguem valor à sociedade”.

Leia Também:  Inscrições de concurso para agroindústrias familiares da região de Maringá estão abertas

TECNOLOGIA – Ao participar do projeto, o município define uma área urbana disponível para os testes, para que a plataforma seja aplicada. É realizada, então, uma coleta de dados prévio à instalação de armadilhas contra a doença e à aplicação dos inseticidas.

A partir do momento da instalação, a plataforma estabelece um Índice Integrado de Risco de Infestação, com a visualização, em tempo real, de mapas de calor que apresentam as áreas mais suscetíveis à proliferação do mosquito.

A intervenção da plataforma Arbomonitor poderá ser aplicada em áreas de uma mesma cidade, em municípios independentes ou em bairros diferentes, porém com características semelhantes. A decisão das áreas de intervenção será tomada em conjunto com a Vigilância Epidemiológica/Ambiental do município participante.

A aplicação dos inseticidas será feita a cada sete dias, por três semanas, sequência que leva em consideração o período de incubação do vírus nos mosquitos. Com esse cronograma, a eliminação das fêmeas a cada sete dias irá, eventualmente, eliminar aquelas que estejam infectadas.

Leia Também:  Escolhido pela Unesco, Paraná sediará evento latino-americano de educação superior

“Vários municípios e unidades de federação do Brasil demonstraram interesse na solução, uma vez que ela é uma alternativa ao combate ao mosquito da dengue, aliada a uma plataforma de gestão ao prefeito e ao secretário da saúde, que podem acompanhar em tempo real informações atualizadas sobre a infestação na cidade”, observa o diretor-presidente do Tecpar.

CREDENCIAMENTO – O credenciamento de municípios está aberto ao longo de 2025 e todas as informações sobre o processo, como o edital, o plano de trabalho e a minuta do convênio podem ser acessadas pelo site do Tecpar.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Banheiros instalados no Litoral têm mais de 200 mil acessos e viralizam nas redes sociais

Published

on

By

Pela primeira vez na história, banheiros bem estruturados foram instalados em 19 pontos do Litoral do Paraná e já alcançaram a marca de 200 mil acessos desde 1º de dezembro de 2024, quando passaram a ser contabilizadas as utilizações. A iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo (Setu), dentro do Verão Maior Paraná, é destaque inclusive nas redes sociais. Um vídeo publicado no TikTok viralizou com mais de 50 mil curtidas, destacando o fato de os banheiros terem até ar-condicionado, em contraponto às “descidas para BC”.

As estruturas estão nos municípios de Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba e em Campina Grande do Sul (no Portal da Estrada da Graciosa) e têm como objetivo aprimorar a infraestrutura e o atendimento aos veranistas e turistas da região.

Entre os locais com maior fluxo de usuários destacam-se os balneários de Ipanema, com quase 13 mil usos, e Shangri-lá, em Pontal do Paraná, com mais de 11 mil acessos, além das praias de Guaratuba (mais de 80 mil) e Matinhos (mais de 50 mil), localidades que mais recebem turistas na região nesta época do ano.

Leia Também:  Inscrições de concurso para agroindústrias familiares da região de Maringá estão abertas

Os módulos são equipados com ligação de água e esgoto, lavatórios, papel higiênico, toalhas de papel e produtos de limpeza. Cada unidade conta com um funcionário responsável pela manutenção e limpeza do espaço, garantindo o pleno funcionamento. A contagem é realizada pelas colaboradoras diariamente, repassada ao final do turno informando quantos usuários utilizaram os módulos. O acesso é gratuito.

O secretário de Turismo, Marcio Nunes, destaca a importância da iniciativa para o fortalecimento do setor no Estado. “Esses banheiros não apenas atendem uma demanda antiga da população e dos turistas, mas também refletem o compromisso da gestão estadual com a melhoria da experiência deles no Litoral, incentivando o turismo responsável e sustentável”, afirmou.

A instalação dos banheiros públicos foi planejada com base nos resultados da Pesquisa de Demanda Turística do Litoral do Paraná, realizada entre 5 e 31 de janeiro de 2024. O estudo, conduzido pela Setu, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável (Adetur) do Litoral do Paraná e as prefeituras, apontou a infraestrutura como uma das principais demandas dos visitantes.

Leia Também:  Sanepar amplia em 15% investimento no 1º semestre para aumentar o saneamento

Confira os locais onde estão instalados os banheiros:

Paranaguá – dois módulos na Praça Mário Roque (próximo ao Aquário) e dois na Ilha do Mel (Trapiche Encantadas e praia de Brasília)

Pontal do Paraná – dois módulos (Balneário Ipanema e Balneário Shangri-lá)

Matinhos – seis módulos (Praia Grande, Balneário Flamingo, Caiobá Praia Braba, Avenida Paraná, Praia Brava em frente ao SESC, Praia do Pico II)

Guaratuba – três módulos (Morro do Cristo, Praia Caieiras, Praia Central)

Morretes – uma unidade (Ponte de Ferro – Porto de Cima)

Antonina – uma unidade (Praça Romildo – Feira Mar)

Guaraqueçaba – uma unidade (Centro)

Campina Grande do Sul – uma unidade (Portal da Graciosa, próximo a PRF)

Horário de atendimento:

Alta Temporada: Das 8h às 22h, de segunda-feira a domingo, incluindo os feriados, com 1h de intervalo de almoço (das 12h às 13h).

Baixa Temporada: Das 9h às 18h, com folgas as segundas-feiras, quartas-feiras e feriados, com 1h de intervalo de almoço (das 12h às 13h).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA