NOVA AURORA

PARANÁ

Defesa Civil Estadual entrega mais de 2 mil telhas a famílias afetadas por chuvas em Morretes e Antonina

Publicado em

A Defesa Civil Estadual enviou, nesta sexta-feira (02), 2.340 telhas para atender os municípios de Antonina e Morretes, que foram atingidos pelas tempestades no dia anterior. Desse material, 1.500 atenderão famílias atingidas em Morretes e as outras 840, em Antonina.

As tempestades causaram estragos em residência e a quedas de diversas árvores, em vias, casas e veículos. As estações meteorológicas registraram rajadas de 32 km/h em Morretes e 42km/h em Antonina, mas em outros locais sem medição pode ter chegado a até 80km/h.

Foi necessária a atuação conjunta das Defesas Civis locais e do Corpo de Bombeiros Militar para o atendimento à situação. Os trabalhos de levantamentos de estragos continuam nos municípios.

As equipes de emergência fizeram a distribuição de lonas para a população, sendo que os atendimentos continuaram durante a sexta-feira. Agora, de forma célere, a Defesa Civil do Estado entrega telhas para auxiliar a população mais vulnerável.

Leia Também:  Recuperação de rodovia em Salgado Filho será concluída em outubro

“Estamos com equipes preparadas para o auxílio aos municípios, atuando em conjunto com a estrutura do Verão Maior para atender a população durante a temporada. Esse comprometimento e cuidado garante que possamos ter essa rapidez no envio de ajuda humanitária aos municípios para auxiliar a população atingida”, afirma o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Raimundo Schunig.

MONITORAMENTO – O Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres continua o monitoramento constante das condições de maior risco para a população, fazendo o envio dos alertas que são recebidos diretamente nos celulares.

As pessoas podem se cadastrar para receber gratuitamente os alertas no celular. Alertas de situações com maior gravidade contam também com a possibilidade de envio por meio da tecnologia por cell broadcast, chamada “Defesa Civil Alerta”, em que não é necessário o cadastro prévio para o recebimento.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Com plataforma de gestão, Celepar auxilia Defensoria Pública a processar dados

Published

on

By

A Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), que tem a responsabilidade de garantir assistência jurídica à população mais vulnerável, deu um passo importante na modernização da gestão ao adotar o SmartGov DataHub, uma plataforma desenvolvida pela Celepar que viabiliza a centralização e análise de dados de forma inteligente. A iniciativa otimiza o atendimento ao cidadão, os controles internos e integra os dados do órgão de maneira mais eficiente.

No centro desse sistema está o Data Lake, uma infraestrutura capaz de centralizar e armazenar grandes volumes de dados brutos, estruturados e não estruturados, oriundos de diversas fontes. Essa centralização permite maior flexibilidade no processamento e análise das informações, criando a base para uma gestão pública baseada em evidências. Ele também representa a porta de entrada para aplicações de Inteligência Artificial desenvolvidas pela própria Defensoria Pública, com infraestrutura da Google.

Com esse sistema os defensores têm acesso a um painel de indicadores de desempenho e já estão usando relatórios automatizados baseados em modelos de linguagem. A solução funciona em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo que todas as informações dos cidadãos sejam armazenadas e processadas de forma segura.

Leia Também:  Com subsídio do Estado, 20 famílias de Marilena recebem as chaves da casa própria

“O SmartGov DataHub é um sistema robusto, capaz de receber dados de diferentes fontes e formatos, organizá-los e distribuí-los para que a instituição possa utilizá-los da melhor maneira possível, gerando valor para a gestão pública”, afirma o diretor de Tecnologia e Inovação da DPE-PR, Fabio Alessandro Guerra.

“Com a plataforma, estamos diminuindo a burocracia da Defensoria Pública, reduzindo drasticamente o retrabalho, aumentando a eficiência e, principalmente, melhorando a qualidade dos nossos serviços”, complementa o defensor público que coordena a Assessoria de Tecnologia e Inovação da DPE-PR, Nicholas Moura e Silva.

Danilo Augusto Cleto Souto, coordenador de Dados Estratégicos da Celepar, explica que a plataforma foi projetada para atender aos mais rigorosos requisitos de segurança, garantindo a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados. “O SmartGov DataHub adota um rigoroso conjunto de medidas de segurança, incluindo criptografia de dados, controle de acesso, monitoramento contínuo, firewalls, VPNs e conformidade com a LGPD, garantindo a proteção contra acessos não autorizados e ataques cibernéticos”, afirma.

Leia Também:  Governador assina decreto de nomeação de 1.106 professores para rede estadual

O SmartGov DataHub pode reunir dados de diferentes setores da administração pública, facilitando uma análise intersetorial para a criação de políticas públicas mais eficientes e decisões informadas. A solução está disponível também para outros órgãos e esferas da administração pública, como as prefeituras.

“Assim como integrou os dados da Defensoria Pública, a plataforma pode centralizar informações de sistemas de diferentes áreas, como da saúde, com prontuários eletrônicos e dados de atendimento, da educação, com históricos escolares, e da segurança pública, com registros de ocorrências ou dados de monitoramento”, afirma Marcelo Hummelgen, gerente de Data, Analytics e Inteligência Artificial da Celepar.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA