NOVA AURORA

PARANÁ

Defesa Civil Estadual entrega mais de 2 mil telhas a famílias afetadas por tempestades em Morretes e Antonina

Publicado em

A Defesa Civil Estadual enviou, nesta sexta-feira (02), 2.340 telhas para atender os municípios de Antonina e Morretes, que foram atingidos pelas tempestades no dia anterior. Desse material, 1.500 atenderão famílias atingidas em Morretes e as outras 840, em Antonina.

As tempestades causaram estragos em residência e a quedas de diversas árvores, em vias, casas e veículos. As estações meteorológicas registraram rajadas de 32 km/h em Morretes e 42km/h em Antonina, mas em outros locais sem medição pode ter chegado a até 80km/h.

Foi necessária a atuação conjunta das Defesas Civis locais e do Corpo de Bombeiros Militar para o atendimento à situação. Os trabalhos de levantamentos de estragos continuam nos municípios.

As equipes de emergência fizeram a distribuição de lonas para a população, sendo que os atendimentos continuaram durante a sexta-feira. Agora, de forma célere, a Defesa Civil do Estado entrega telhas para auxiliar a população mais vulnerável.

Leia Também:  Paraná levou ao Salão Nacional do Turismo experiências com lavanda e mergulho virtual

“Estamos com equipes preparadas para o auxílio aos municípios, atuando em conjunto com a estrutura do Verão Maior para atender a população durante a temporada. Esse comprometimento e cuidado garante que possamos ter essa rapidez no envio de ajuda humanitária aos municípios para auxiliar a população atingida”, afirma o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Raimundo Schunig.

MONITORAMENTO – O Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres continua o monitoramento constante das condições de maior risco para a população, fazendo o envio dos alertas que são recebidos diretamente nos celulares.

As pessoas podem se cadastrar para receber gratuitamente os alertas no celular. (link: https://www.defesacivil.pr.gov.br/Pagina/Alertas-da-Defesa-Civil). Alertas de situações com maior gravidade contam também com a possibilidade de envio por meio da tecnologia por cell broadcast, chamada “Defesa Civil Alerta”, em que não é necessário o cadastro prévio para o recebimento.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

Published

on

By

A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

Leia Também:  Literatura kitsch é assunto de reportagem especial do novo Cândido

“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

Leia Também:  Com baixo estoque para sangues tipo O+ e O-, Paraná solicita doação de sangue

“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA