NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar recolhe mais de 48 toneladas de lixo no Litoral em apenas 6 dias

Publicado em

Pelo 13º ano consecutivo, a Sanepar faz a coleta do lixo nas praias paranaenses com o objetivo de deixar os espaços da orla limpos e bonitos aos veranistas que buscam no Paraná o recanto para o veraneio. Do dia 28 de dezembro até o segundo dia de 2025 foram coletadas mais de 48 toneladas de resíduos nas areias das praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.

A média da coleta ultrapassa 8 toneladas/dia. Somente no dia 30, foram retirados das areias mais de 9,5 mil quilos, o maior volume registrado na temporada. Embora não tenha superado o recorde do ano passado, que chegou a 14 toneladas no primeiro dia do ano, o volume acumulado nos seis dias de trabalho soma quase três toneladas a mais que o mesmo período de 2023/2024.

O trabalho de limpeza coordenado pela Sanepar é feito somente na faixa de areia do litoral. As limpezas das ruas dos balneários são de responsabilidade das prefeituras dos municípios.

TRABALHO DIÁRIO – Esse resultado vem do trabalho das nove equipes que trabalham na orla das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20 diariamente e também do trabalho das equipes noturnas que atuam com as máquinas saneadoras. Essas máquinas revolvem e peneiram a areia em profundidade média de 20 centímetros, recolhendo resíduos pequenos.

Leia Também:  Ceasa-PR envia mais de 25 toneladas de alimentos para cidades afetadas pelas chuvas

As equipes noturnas fazem a limpeza nas areias e também após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. A partir deste sábado (04) e pelos próximos 10 dias, os trabalhos de limpeza irão iniciar às 6h15 diariamente.

Os mais de 8 mil quilos de resíduos, retirados em média por dia nos balneários paraenses, são compostos por latas de refrigerantes e de cerveja, garrafas de vidro, restos de alimentos e frutas, canudos, papel, bitucas de cigarro e plásticos nas suas mais variadas formas. Na areia mesmo, nas áreas de transbordo, a parte do lixo que pode ser reciclado é separada e acondicionada em sacos azuis para a coleta das cooperativas de reciclagem. Os resíduos orgânicos são dispostos em sacos pretos para serem direcionados aos aterros sanitários.

CONTRIBUIÇÃO DE CADA UM – Independentemente do trabalho de coleta de lixo público ou das equipes da Sanepar, cada um pode fazer a sua parte, recolhendo o lixo gerado por sua família durante o passeio. É bem simples com a ajuda de sacolinhas levadas à orla. Nelas podem ser feitas as separações do lixo orgânico e do reciclável. Esse lixo deve ser descartado nos locais adequados. Lixo deixado na areia pode ser levado pelas águas e contaminar o meio ambiente.

Leia Também:  DER/PR vai realizar audiência pública sobre restauração em concreto entre Ponta Grossa e Palmeira

Quem fuma não deve descartar as bitucas na areia, nas latas de alumínio ou nas garrafas de vidro. Isso pode prejudicar ou até inviabilizar a reciclagem dos itens. O ideal é colocar em algum recipiente específico e, se não houver um ponto de coleta para reciclagem de bitucas, devem ser descartas no lixo comum.

RECICLÁVEL – São recicláveis as latas, lacres e embalagens de alumínio, tampas e copos plásticos, garrafas de vidro, garrafas pet, isopor, canudos, embalagens de protetor solar e de repelente, potes de creme, haste de cotonete, papeis e plásticos de modo geral.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Educação abre inscrições para dobra de padrão dos professores da rede estadual

Published

on

By

Começaram nesta segunda-feira (7) e ficam abertas até 16 de abril as inscrições para professores da rede estadual no processo de alteração de regime de trabalho, a chamada dobra de padrão, que permitirá a ampliação da jornada de 20 horas para 40 horas semanais. A mudança pode beneficiar 2 mil professores. As inscrições devem ser feitas pelo site oficial da Secretaria de Estado da Educação

“Será um salto na carreira e também na vida financeira dos profissionais. Esta é mais uma forma do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seed), de  valorização dos nossos professores, tão fundamentais para os avanços educacionais que temos obtido ao longo dos últimos anos”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda. 

Este é o primeiro edital para dobra do regime de trabalho em mais de 15 anos. O último é do ano de 2009. A medida era uma reivindicação muito aguardada pela categoria e reforça o compromisso do Estado com a qualidade da educação. 

“Fora o impacto financeiro para o professor, que passa a ganhar mais, a dobra de padrão vai estreitar os vínculos dos profissionais da educação com os alunos e com a escola. Um professor pode acompanhar uma turma por mais tempo, conhecendo a fundo suas  competências e dificuldades”, acrescenta  o secretário.

Leia Também:  PCPR prende quatro por soltura de balões que chegavam a custar mais de R$ 20 mil

EDITALO edital oferece 2 mil vagas, distribuídas por todo o Estado. O resultado final será divulgado até o final de maio, com efetivação no sistema estadual de ensino no segundo semestre de 2025.

As vagas contemplam os componentes curriculares de Arte, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia e também são para a Educação Especial.

CRITÉRIOS – A classificação será única em nível estadual e levará em consideração três critérios: suprimento de carga horária (30% da pontuação), idade do candidato (40%) e nível e classe (30%). Em caso de empate, serão considerados, na ordem, o maior tempo de serviço na linha funcional, o maior nível de classe e a maior idade. O período analisado para os critérios da seleção abrange de 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2024.

MAIS VAGAS – Neste ano, já foram convocados mais de 1,1 mil professores e pedagogos aprovados no último concurso público realizado pelo Estado. Contabilizando as convocações, desde 2023, já são mais de 4,5 mil profissionais.

Leia Também:  Polícia Civil distribui pulseiras de identificação de crianças em Guaratuba 

Em março, o Estado também repassou R$ 150 milhões a mais para 1,5 mil colégios pelo programa Escola Mais Bonita. O aporte ajuda na realização de serviços essenciais nas estruturas das escolas, como reparos em alvenaria, nos sistemas hidráulicos e elétricos ou adaptações para acessibilidade.

Além disso, o Estado acaba de ampliar para 2 mil vagas em 2026 o maior programa de intercâmbios entre todas as redes estaduais de ensino do Brasil. Somente em 2025, o Ganhando o Mundo está enviando 1,3 mil alunos para estudar ao longo de um semestre letivo em países de língua inglesa, com todas as despesas pagas.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA