NOVA AURORA

Justiça

Livro “Olhares de Antígona” é lançado no TJPR

Publicado em

LIVRO “OLHARES DE ANTÍGONA” É LANÇADO NO TJPR

Obra reúne textos e artigos escritos por magistradas do Judiciário paranaense

13/12/2024

Atualizado há 17 dias

Na sexta-feira (13/12), foi realizado no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) o lançamento do livro “Olhares de Antígona – como o coletivo de magistradas do TJPR vê o mundo”. A obra reúne artigos acadêmicos, escritos por magistradas que estudam a temática de gênero, e textos que relatam experiências pessoais, com o objetivo de promover o debate sobre a equidade de gênero.

“É um momento histórico para o TJPR. É a primeira vez que ocupamos esse lugar para falar sobre esse tema sensível. Este é apenas o primeiro de muitos que virão”, afirmou uma das organizadoras da obra, juíza de Direito Camila Salmoria.

O Grupo Antígona foi criado durante a pandemia e reúne mais de 200 magistradas do TJPR. O coletivo busca estimular discussões e reflexões sobre questões de gênero e promover iniciativas que ampliam a conscientização sobre o tema.

Leia Também:  Encontro da Magistratura celebra o Dia da Justiça no TJPR

Presente na cerimônia, o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, falou sobre a importância do protagonismo e sobre uma sociedade mais igualitária. “O Grupo Antígona tem que ocupar espaço, as magistradas precisam estar unidas em torno da conscientização de todos, promovendo a valorização da diversidade e a igualdade de gênero”. O chefe do Judiciário também parabenizou todas as magistradas envolvidas na produção do livro. “Que essa obra inspire mudanças na luta pela igualdade de gênero e se torne um farol para essa causa tão importante.”

Presenças

O dispositivo de honra foi composto pelas seguintes autoridades: presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen; juíza de Direito Camila Henning Salmoria; juíza de Direito Laryssa Angélica Copack Muniz; diretora-geral da Escola da Magistratura paranaense (Emap), juíza Rafaela Mattioli Somma.

Fonte: TJPR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Justiça

TJPR divulga edital de conhecimento dos participantes no processo seletivo do TRE-PR

Published

on

TJPR DIVULGA EDITAL DE CONHECIMENTO DOS PARTICIPANTES NO PROCESSO SELETIVO DO TRE-PR

A lista tríplice será formada em sessão do Pleno na sexta-feira (11/04)

09/04/2025

Atualizado hoje

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) divulgou o edital nº 10/2025, que trata de uma complementação do edital n° 09/2025, com a relação dos nomes das advogadas e dos advogados inscritos para a formação da lista tríplice do processo seletivo que preencherá a vaga no quadro de membros substitutos do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Paraná (TRE-PR) para o próximo biênio.

A vaga preencherá o encerramento do mandato do advogado Julio Jacob Junior, que finalizará no dia 02 de maio. A votação da lista tríplice será feita na sexta-feira (11/04) em sessão do Tribunal Pleno, nos termos do Regimento Interno do TJPR.

A pessoa inscrita poderá apresentar a sua candidatura durante a sessão pública de votação por prazo razoável, previsto na decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no pedido de consulta nº 2007.10000012878.

Leia Também:  TJPR segue Resolução do CNJ para realizar julgamentos eletrônicos

Na data em que forem indicados, as advogadas e os advogados deverão estar no exercício da advocacia e possuir 10 anos de prática profissional, consecutivos ou não (art. 5º, caput, da Resolução nº 23.517, de 4 de abril de 2017, do Tribunal Superior Eleitoral). O exercício da advocacia será comprovado pela inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e por documentos que atestem a prática de atos privativos (art. 5º, §§ 1º ao 7º, da Resolução nº 23.517, de 4 de abril de 2017, do Tribunal Superior Eleitoral).

Será dispensada a comprovação do efetivo exercício da advocacia para as advogadas e os advogados que tiveram seus nomes deferidos pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em listas tríplices anteriores, ainda que não tenham sido escolhidos para compor o TRE (art. 5º, § 8º, da Resolução nº 23.517, de 4 de abril de 2017, do Tribunal Superior Eleitoral).

Acesse o edital de conhecimento.

Consulte a certidão de veiculação.

Fonte: TJPR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA