NOVA AURORA

PARANÁ

Melhor agência reguladora estadual do País em 2024, Agepar fecha ano com avanços

Publicado em

Depois de ganhar o Selo Ouro de Boas Práticas Regulatórias do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em 2023, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) conquistou um feito ainda maior em 2024. A entidade encerra o ano sendo considerada a melhor agência reguladora estadual do país, de acordo com estudo realizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Direito da Regulação da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

“O fato de a Agepar ter sido reconhecida como a melhor agência reguladora estadual do país em um estudo tão aprofundado, realizado por uma instituição de renome como a FGV demonstra a relevância da Agência em âmbito nacional, tornando-se referência para as demais agências reguladoras do país”, disse Rubens Bueno, diretor-presidente da Agepar.

“Também reflete o compromisso da Agência em realizar um bom trabalho, contribuindo para garantir a qualidade dos serviços públicos no Estado do Paraná. Esse resultado só foi possível devido à competência do nosso quadro de servidores, altamente qualificado, e ao trabalho da gestão anterior da Agepar”, acrescentou.

Além de aparecer na melhor colocação no estudo da FGV, para a entidade, o ano também foi marcado por muitos avanços na regulação de serviços públicos delegados no Estado. Entre eles, destaca-se a conclusão da 1ª Revisão Tarifária Periódica (RTP) do serviço de distribuição de gás canalizado. Neste ano, a participação social novamente foi fundamental para embasar as tomadas de decisão em relação à normatização dos serviços delegados, com a realização de 11 consultas públicas, uma audiência pública e uma tomada de subsídios.

Leia Também:  Inscrições abertas: Data Science Summit terá único computador quântico educacional do Brasil

Outro destaque do ano foi a criação de um novo sistema para simplificar o cálculo de atualização e movimentação da Base de Remuneração Regulatória (BRR) das companhias de saneamento básico. Desenvolvido pela equipe da Diretoria de Regulação Econômica (DRE), a versão beta do sistema será utilizada na 3ª RTP do saneamento básico, que está em andamento e será concluída em 2025. O principal diferencial do novo sistema é processar os dados de forma automática com base em informações fornecidas pelas concessionárias, após verificação pela Coordenadoria de Fiscalização da Agepar.

A conferência dos ativos das companhias é uma das fases mais complexas e demoradas da RTP, devido ao grande volume de dados. Com essa nova plataforma, o processo ficará mais ágil, além de prevenir erros no cálculo. Além dos dados fornecidos pelas concessionárias, o sistema leva em conta variações de inflação e juros, taxa de remuneração, baixas e aproveitamento de ativos, entre outros fatores.

A BRR dos serviços de saneamento básico inclui ativos como estações de tratamento de água e esgoto, bombas, tubulações, hidrômetros e medidores especiais, entre outros. Em um futuro próximo, esse sistema já poderá ser aplicado no cálculo da base de remuneração dos ativos de outras concessionárias, bem como ser disponibilizado para outras agências interessadas.

Leia Também:  Competições de cross games e basquete 3x3 agitam areias de Matinhos no fim de semana

INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS – O ano de 2024 ainda proporcionou muitas oportunidades de intercâmbio de experiências com outras agências reguladoras, assim como com outras entidades e órgãos públicos. Em junho, a Agepar foi a agência anfitriã das reuniões das Câmaras Técnicas da Associação Brasileira das Agências Reguladoras (Abar), recebendo profissionais de todo o país para discutir questões relacionadas a serviços delegados, como saneamento básico, distribuição de gás canalizado, transportes, entre outros. Em agosto, foi a vez de promover o I Seminário Paranaense de Regulação – Água, Esgoto e Resíduos Sólidos Urbanos, debatendo os desafios da regulação no âmbito do saneamento.

Ao longo do ano, também foram firmados dois convênios com este mesmo objetivo de intercâmbio de experiências. O primeiro deles com a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), para auxiliar a entidade fluminense na realização dos estudos, análises, avaliação e valuation da concessão de gás canalizado, bem como na nova modelagem de Contrato de Concessão do serviço.

O outro, firmado com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), tem como objetivo receber auxílio para promover melhorias no monitoramento da qualidade de serviços públicos regulados, por meio de pesquisas e análises de dados que vão subsidiar ações regulatórias necessárias para propiciar mais excelência em sua prestação.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Competições de cross games e basquete 3x3 agitam areias de Matinhos no fim de semana

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Arquivo Público do Paraná celebra 170 anos da Polícia Militar com exposição

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA