NOVA AURORA

PARANÁ

Começam as atividades nos postos fixos do Verão Maior Paraná no Litoral e Noroeste

Publicado em

Iniciaram neste sábado (28) os atendimentos nos oito postos fixos do Verão Maior Paraná 2024/2025. Em pontos estratégicos localizados em Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, no Litoral, e nos municípios de São Pedro do Paraná e Porto Rico, no Noroeste, já estão disponíveis atividades esportivas e de lazer para os veranistas e moradores, com programações de terça-feira a domingo, até 2 de fevereiro.

Cada posto conta com equipes compostas por coordenadores e acadêmicos de Educação Física prontas para atender a população com aulas de ginástica, dança, recreação infantil, caminhadas, competições esportivas e gincanas. O horário de funcionamento é das 8h às 12h, na parte da manhã, e das 15h às 18h à tarde.

O diretor de Inovação e Desenvolvimento da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), Tiago Campos, lembra que o Verão Maior Paraná reforça a integração entre esporte, lazer e serviços públicos.

 “O Verão Maior Paraná é mais do que um evento de entretenimento. É uma ação estratégica do Governo do Estado que promove saúde, bem-estar e cidadania, além de movimentar a economia local. As atividades são planejadas para atender todas as faixas etárias, proporcionando momentos de lazer em um ambiente seguro e bem estruturado”, afirma ele.

O balneário de Caiobá, em Matinhos, conta com o posto de maior estrutura, com parede de escalada, tirolesa, trapézio circense, pistas de skate e simulador de surf, além de quadras de beach tennis, vôlei de praia e teqball. A arena gamer, anexa ao posto, funcionará entre as 15h e às 21h, de terça a domingo, com diversas plataformas de jogos eletrônicos à disposição dos veranistas.

PREPARAÇÃO – Os 146 estudantes de ensino superior que trabalharão ao longo da temporada chegaram nos respectivos alojamentos na quinta-feira (26). A hospedagem no Litoral é dividida em quatro locais – Caiobá/Matinhos; Shangri-lá/Ipanema; Praia de Leste e Guaratuba – onde eles convivem com os coordenadores e colegas de outras áreas de atuação.

Leia Também:  Prazo de inscrição em programa que vai custear mil bolsas em curso de TI é prorrogado

Ana Karoline Barbosa de Paula, de 20 anos, aluna de Educação Física na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), faz parte da equipe responsável pelo palco Sunset em Guaratuba. “Minha expectativa é cativar o maior número de pessoas através da dança, proporcionando muito entretenimento”, disse a estudante.

Ela destaca que a preparação para o projeto foi uma experiência positiva. “Achei a preparação muito legal e, sinceramente, superou minhas expectativas. Foi um processo leve, desenvolvido de forma tranquila, o que nos deu ainda mais confiança para oferecer o melhor para o público”, conclui.

Pedro Lucas Pinheiro, que trabalha no projeto desde 2006, é o coordenador da equipe do Posto Matinhos e profissional de Educação Física. Ele reforça o papel do projeto como um espaço de aprendizado e integração para os profissionais envolvidos.

“Essa é uma grande escola de formação. Temos acadêmicos de diversas áreas, criando um trabalho multiprofissional e dinâmico que agrega muito ao conhecimento. É uma oportunidade única para aplicar na prática os conceitos teóricos aprendidos na universidade. É sobre entender o lazer e promover a qualidade de vida”, ressalta.

GERAÇÃO DE EMPREGO – Além dos profissionais que atuarão na linha de frente do projeto, os alojamentos fomentam a geração de emprego e renda do Litoral durante a temporada, já que as estruturas contam com seguranças, vigias, profissionais de cozinha e de limpeza.

Leia Também:  Sustentabilidade: IDR-Paraná difunde conhecimento na 20ª Jornada de Agroecologia

“Para mim, o Projeto Verão é muito mais que um evento. Ele é um movimento que faz bem para a sociedade, oferecendo oportunidades de praticar atividades físicas e trazendo um impacto positivo para a comunidade local”, afirma Júnior Bratti, 45 anos, vigia do alojamento de Praia de Leste.

Ele destaca a importância do projeto para a integração entre moradores e turistas. “Essa troca de experiências é enriquecedora. A preparação foi perfeita e a ansiedade é visível em todos, desde os organizadores até as cozinheiras preocupadas com o cardápio. Agora, é se jogar, fazer acontecer com a certeza de que tudo dará certo no final”, conclui com entusiasmo.

Confira os endereços dos postos e da arena do esportiva:

Caiobá – Arena Verão Maior e posto de atendimento – Avenida Atlântica, entre as ruas Apucarana, Paranaguá e Ponta Grossa

Guaratuba – Praia do Cristo, no final da Avenida Atlântica

Matinhos – Avenida Beira Mar, entre as ruas Umuarama e Toledo

Ipanema – Avenida Deputado Aníbal Khury, no final da Avenida São Luís

Shangri-lá – Avenida Deputado Aníbal Khury, no final da Avenida Edo Puhl

Praia de Leste – Avenida Deputado Aníbal Khury, no final da Rua Rio Grande do Norte

Região Noroeste – Porto São José, no município de São Pedro do Paraná, na Avenida Paraná; e em Porto Rico, na Prainha e Barranca

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Corrida da Virada abre os Jogos de Aventura e Natureza no Verão Maior Paraná

Published

on

By

Mais de 900 pessoas participaram nesta terça-feira, 31 de dezembro, em Matinhos, no Litoral, da Corrida da Virada, evento que abriu a programação dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs) no Verão Maior Paraná 2024/2025.

A corrida foi disputada em quatro categorias: 5km feminino, 5km masculino, 10km feminino e 10km masculino. Dentro de cada categoria, os participantes foram premiados com troféus ao vencerem as sub-categorias separadas por idade, começando no kids (até 13 anos) até 80 a 99 anos.

“A Corrida da Virada marcou o pontapé inicial dos Jogos de Aventura e Natureza, sendo o primeiro de mais de 30 eventos que compõem a programação ao longo da temporada”, explicou Tiago Campos, diretor de Inovação e Desenvolvimento do Esporte da Secretaria estadual do Esporte (SEES), pasta responsável pelos JANs. “Além de estimular a prática esportiva, a competição atraiu grande atenção do público, oferecendo entretenimento para moradores e veranistas no Litoral do Paraná”, destacou.

VENCEDORES – Mariza Alves Lisboa, 80 anos, foi a vencedora na categoria 5km feminina de 80 a 99 anos. “Meu neto é quem me dá aula de corrida, comecei a correr aos 73 anos. Antes, eu nem pensava em correr. Já tenho 70 medalhas e, com esse aqui, são 11 troféus. Aconselho a todos que participem da corrida, é ótimo. É bom para a saúde, é muito legal”, celebrou a atleta.

Alan Franck Almeida Rosa, 41 anos, de Curitiba, foi o campeão geral da prova masculina dos 5 km. “É muito bom vencer. Não tive um ano muito bom no esporte, foi um um semestre bem difícil. Faz parte, já que treino como atleta de elite e fico em alto rendimento, mas não sou profissional de corrida”, contou.

Leia Também:  Prazo de inscrição em programa que vai custear mil bolsas em curso de TI é prorrogado

“O corpo sente, principalmente aos 40 anos. Consegui ter um final de ano muito bom. Corri a maratona de Valência em dezembro e fui o quarto melhor brasileiro. Terminei o ano bem. Vim passar o ano novo aqui e participei da prova com a ideia de vencer mesmo, para encerrar o ano com uma sensação boa de vitória”, disse.

Para acompanhar a filha Sara, de 9 anos, Marina (43) participou da corrida na categoria kids (até 13 anos). A menina é portadora de Síndrome de Down. “O incentivo ao esporte é muito importante para ela, tanto na parte social quanto na parte motora. Como ela se encaixa na categoria PCD, o incentivo da mãe precisa ser em dobro”, afirmou Marina.

O jovem Guilherme Felipe da Rocha venceu a categoria kids (até 13 anos) com uma performance impressionante. “A prova foi muito legal e emocionante. Foi muito bom ficar em primeiro lugar e ganhar pontos no ranking”, comemorou.

Sua mãe, Eva Vilma da Rocha, de 48 anos, destacou o desempenho esportivo do filho, que já foi campeão do duathlon (corrida e ciclismo). Ela disse que Guilherme tem como ídolo Ronan Cordeiro, atleta apoiado pelo Governo do Paraná, por meio do programa Geração Olímpica e Paralímpica, e medalhista de prata no triatlo dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Leia Também:  PCPR confecciona 375 carteiras de identidade em ação de cidadania em Campo Largo

Confira resultados gerais:
5 KM Feminino

1º Priscila Joly (00:20:15)
2º Graciele Rodrigues (00:20:31)
3º Bruna Leria Rizzato (00:21:03)

5 KM Masculino
1º Alan Frank de Almeida Rosa (00:16:28)

2º Alexandre Antonio Sá (00:16:59)

3º Edilson Geovane Araujo (00:17:00)

10 KM Feminino

1º Marjorie Sandy (00:41:39)
2º Priscila Pacheco (00:45:03)
3º Daiana Sachett (00:45:11)

10 KM Masculino

1º Derik Felix Afornalli (00:34:51)

2º Henrique de Morais Tavares (00:35:39)

3º Lino Henrique Magalhães (00:35:39)

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Endereços dos postos e da arena do esportiva:

Caiobá – Arena Verão Maior e posto de atendimento – Avenida Atlântica, entre as ruas Apucarana, Paranaguá e Ponta Grossa

Guaratuba – Praia do Cristo, no final da Avenida Atlântica

Matinhos – Avenida Beira Mar, entre as ruas Umuarama e Toledo

Ipanema – Avenida Deputado Aníbal Khury, no final da Avenida São Luís

Shangri-lá – Avenida Deputado Aníbal Khury, no final da Avenida Edo Puhl

Praia de Leste – Avenida Deputado Aníbal Khury, no final da Rua Rio Grande do Norte

Região Noroeste – Porto São José, no município de São Pedro do Paraná, na Avenida Paraná; e em Porto Rico, na Prainha e Barranca

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA