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Cadeiras anfíbias garantem acessibilidade ao mar no Litoral paranaense

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A partir deste sábado (28), estarão disponíveis nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná as cadeiras anfíbias, destinadas ao banho de mar de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Os equipamentos integram o projeto Praia Acessível, desenvolvido pela Sanepar em parceria com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e a Secretaria do Esporte, durante as atividades do Verão Maior Paraná.

“Neste projeto, as pessoas com baixa mobilidade podem tomar seu banho de mar, com a ajuda de uma cadeira anfíbia e de monitores capacitados. Estaremos a partir de 28 de dezembro na Praia do Cristo, em Guaratuba, na praia de Caiobá, em Matinhos, e também em Pontal do Paraná, nas praias de Ipanema, Praia de Leste e Shangrilá, além de um ponto itinerante, que no sábado, dia 28, iniciará em Pontal do Sul”, informa a gestora de Educação Socioambiental da Sanepar, Roselis de Oliveira Presznhuk.

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Com rodas especiais que facilitam o deslocamento na areia e no mar, as cadeiras anfíbias possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. Elas são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável, podendo ser utilizadas por adultos e crianças. São adequadas para que o usuário entre no mar em uma profundidade segura.

O uso das cadeiras anfíbias é gratuito e orientado por profissionais qualificados para auxiliar os usuários do equipamento. Não é necessário agendar previamente, apenas um cadastro de quem vai utilizar o equipamento ou de seus responsáveis legais é feito no momento de uso das cadeiras. Por questões de segurança, em dias chuvosos, o serviço fica suspenso.

As cadeiras anfíbias estarão disponíveis aos veranistas entre o dia 28 de dezembro de 2024 e 02 de fevereiro de 2025, de terça-feira a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h, em seis pontos fixos eu um itinerante. Confira os locais de atendimento:

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Guaratuba
Praia do Cristo – Final da Avenida Atlântica s/n

Matinhos
Balneário Caiobá – Avenida Atlântica, entre as ruas Apucarana e Paranaguá, e Avenida Beira Mar, entre as ruas Umuarama e Toledo

Pontal do Paraná
Ficarão disponíveis nos Condomínios das Instituições de Governo em:

Balneário Ipanema
Balneário Praia de Leste
Balneário Shangrilá
Pontal do Sul, em 28/12 (Itinerante)

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o verao.pr.gov.br. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

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Sanepar atua com equipes 24 horas e reforços nos sistemas para atendimento no Litoral

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Milhares de pessoas se deslocam ao litoral paranaense durante a temporada em busca de praias limpas, descanso e lazer. Para atender uma população estimada em mais de 4 milhões de pessoas entre dezembro e janeiro, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) reforça todo o seu sistema de produção, tratamento, reservação e distribuição de água nas cidades litorâneas onde atua – Morretes, Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba.

“A produção de água aumenta aproximadamente 60% durante a alta temporada. De 27 de dezembro a 5 de janeiro, chegamos a produzir 100%, 120% a mais do que o normal. A estrutura do sistema é toda reprogramada para estes dois meses”, disse o gerente-geral da Sanepar em Curitiba e Litoral, Fabio Basso.

Ele explica que estações de tratamento de água como a Praia de Leste, em Pontal do Paraná, e Saí-Guaçu, em Guaratuba, que normalmente funcionam até 18 horas por dia, passam a operar 24 horas ininterruptas.

Segundo o gerente da Sanepar no Litoral, Marcos Eduardo Muniz, a Sanepar está com sete contêineres na região nos pontos mais críticos, que são os finais de redes de água.

“Esses contêiners são abastecidos por caminhões-pipa e têm uma bomba e um dispositivo de comunicação e controle que identifica a necessidade de acelerar ou reduzir a bomba. Temos técnicos de plantão 24 horas por dia, que atuaram mesmo no dia 25 de dezembro e que atuarão em 1º de janeiro, permanecendo dentro das unidades da Sanepar para resolver qualquer problema da forma mais rápida possível”, ressaltou Muniz.

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Ele orienta sobre a importância da agilidade no trabalho da Companhia. “Quando a população visualizar um veículo da Sanepar, pedimos que seja dada prioridade de passagem, lembrando que aquela pessoa está ali a trabalho, de plantão, fazendo um atendimento que é essencial para o abastecimento, para a eficiência do serviço”, alerta.

Neste período do ano, tanto os sistemas de tratamento e de distribuição de água quanto aos de recalque de esgoto funcionam com sua capacidade máxima.

Fabio Akira Schiling, que trabalha na Coordenação de Redes, responsável por garantir a distribuição de água, conta que o trabalho para o verão tem um planejamento iniciado muito tempo antes.

“Nós nos organizamos o ano todo para atender com qualidade os veranistas, todo o pessoal que trabalha nas redes, no tratamento de água, no atendimento aos clientes. A preparação é fundamental porque temos bastante trabalho quando chega esta época” ressaltou.

Ele acrescenta que também há o suporte importante de empregados que vêm de outras cidades. “Sem eles não seria possível dar conta de toda a demanda que temos num período tão curto, sempre precisamos de um efetivo maior. Somando, juntos, a gente consegue fazer um trabalho mais completo”, comenta Schiling.

ESGOTO – Anderson Divino Musso, empregado da Gerência Eletromecânica da Sanepar no Litoral, explica que esta área é responsável pelo recalque de todo o esgoto gerado, feito através de bombas submersas que ficam a até oito metros de profundidade em alguns pontos.

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Nesta época do ano também são feitas intervenções para manutenção nesses locais, principalmente devido ao acúmulo de uma variedade de objetos, como roupas, panos, brinquedos, que acabam chegando no esgoto.

“Esse material entope as bombas, trava, reduz a capacidade, causa extravasamento de esgoto nas vias. A grande dificuldade é que temos equipamentos de até uma tonelada e, para fazer algumas intervenções, é preciso mobilizar várias pessoas, veículo próprio, muitas vezes é preciso paralisar o sistema de água para fazer esses serviços, que podem durar horas. Até mesmo o trânsito, que nesta época é muito mais intenso, faz com que a gente demore muito mais tempo para chegar aos locais de manutenção”, diz Musso.

Ele conta que, por isso, já no início do ano, as equipes iniciam o trabalho de manutenção preventiva e corretiva visando o perfeito atendimento durante a temporada. Após o Carnaval, é iniciada a avaliação de todos os equipamentos e estruturas do Litoral.

“Paralelamente, a Sanepar já inicia os ajustes para contratação de geradores para as unidades de tratamento e distribuição de água e para recalque de esgoto bruto e tratamento, a fim de garantir funcionamento ininterrupto e atendimento de qualidade. Estamos aqui para atender e proporcionar à população que vem usufruir do Litoral só grandes alegrias, para iniciar 2025 com os ânimos revigorados”, diz.

Fonte: Governo PR

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