Justiça
Escola Judicial do Paraná encerra gestão 2021/2024 com avanços expressivos em formação e capacitação
Publicado em
27 de dezembro de 2024por
Itajuba Tadeu
ESCOLA JUDICIAL DO PARANÁ ENCERRA GESTÃO 2021/2024 COM AVANÇOS EXPRESSIVOS EM FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO
Programa de Formação Continuada também foi fortalecido, garantindo o desenvolvimento das competências de magistrados e servidores
16/12/2024
Atualizado há 11 dias
A Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR) encerra a gestão 2021/2024 consolidando sua posição como um importante centro de desenvolvimento profissional no âmbito do Poder Judiciário. Responsável por capacitar magistrados e servidores, a instituição tem como principal objetivo garantir um atendimento jurisdicional qualificado e eficiente para a sociedade. Nos últimos quatro anos, foram realizados avanços significativos em programas de formação, inclusão e inovação educacional.
Criada em 20 de abril de 2021 pela Lei Estadual nº 20.539/2021, a Ejud-PR integra a Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura (Renejum). Com uma atuação que abrange 26 estados e o Distrito Federal, a Escola Judicial paranaense promove, dessa forma, um intercâmbio de práticas e conhecimentos em todo o país. “Em 2021, nós ainda estávamos no período pandêmico, então tivemos que inicialmente nos valer muito da ferramenta do ensino à distância, porque as atividades eram restritas ainda naquele momento. Nossa equipe teve a capacidade de desenvolver muitos cursos no formato EAD ao longo desse período. Aquele momento de dificuldade forjou os nossos colaboradores e todos que trabalham na escola, e isso acabou sendo muito salutar para a escola”, recorda o desembargador Ramon de Medeiros Nogueira, diretor-geral da Ejud-PR nos dois últimos biênios.
Curso de Formação Inicial para Magistrados
Entre as iniciativas de destaque durante esse período, está o Programa de Formação Inicial, com 480 horas de capacitação para novos magistrados. Durante o período, foram formadas três turmas, e uma quarta será finalizada no começo de 2025.
Para o desembargador Ramon de Medeiros Nogueira, essa é uma das grandes realizações da Ejud-PR desde a sua criação. “Essa formação é maior que a carga horária de uma pós-graduação. Durante o curso, os magistrados participam de várias atividades práticas, visitas a diversos setores e unidades judiciárias, presídio, tribunal do júri, varas cíveis, varas criminais, várias de infância, várias de família. Esse é um momento muito importante”, afirma.
A Ejud-PR foi ainda pioneira na oferta do Programa de Formação de Formadores (FOFO), que já capacitou mais de 250 docentes, em sua maioria magistrados. Desde a sua criação, foram realizadas duas trilhas completas do FOFO nível 1 e cinco turmas do FOFO nível 2, que promoveram uma base sólida para a docência interna no Judiciário. “Tínhamos poucos magistrados no Paraná que tinham essa qualificação para poder ministrar cursos para magistrados e, atualmente, nós temos mais de 250 magistrados que possuem a trilha formativa e, portanto, estão habilitados a ministrarem aulas, palestras e cursos a magistrados”, comemora o desembargador.
Iniciativas de inclusão e inovação
Em 2021, a Ejud-PR iniciou também os Encontros Nacionais Online para Pretendentes à Adoção. Esses encontros alcançaram participantes de mais de 20 estados brasileiros. Desde então, a cada semestre a Ejud-PR vem realizando uma nova edição, tendo concluído, até o momento, sete edições, com mais de 9 mil inscritos, entre pretendentes e integrantes da rede de apoio, e quase 6 mil pretendentes habilitados. Essa formação contribui para garantir o direito fundamental de todas as crianças e adolescentes a um ambiente familiar adequado, conforme preconiza na Constituição Federal. “Mudamos a vida das pessoas com esse curso. E eu posso dizer isso porque é esse o depoimento que recebemos daqueles que participam dessa formação muito bem liderada pelo desembargador Sergio Kreuz”, conclui.
O TJPR foi pioneiro na utilização do formato online, o que permitiu ampliar o alcance e a efetividade na preparação dos cidadãos de todo o país que almejam formar suas famílias por meio da adoção. Além disso, a Ejud-PR, desde a 10ª Edição, realiza os encontros com tradução para Libras, promovendo maior inclusão e acessibilidade.
Outro destaque foi o curso Depoimento Especial, que capacita profissionais para ouvir crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Reformulado e com carga horária ampliada para 60 horas, o curso passou a ser ofertado semestralmente, o que reflete o compromisso da Ejud-PR com a proteção de públicos vulneráveis.
Durante a última gestão, foi implantada uma nova plataforma de ensino a distância (EAD), mais moderna e inclusiva, com recursos para facilitar o uso por diferentes públicos. Além disso, um catálogo de cursos foi disponibilizado via WhatsApp, tornando o acesso às capacitações mais ágil.
Números expressivos e publicações
Entre 2021 e 2024, a Ejud-PR contabilizou a realização de 465 ações educacionais, com a emissão de mais de 92 mil certificados. Também publicou sete livros sobre temas jurídicos e institucionais, promovendo a disseminação de conhecimentos em parceria com renomados juristas e magistrados.
Atualmente, a Ejud-PR disponibiliza 50 cursos autoinstrucionais no site para os servidores e magistrados que queiram se capacitar. “Tudo isso só foi possível com o trabalho árduo e abnegado de todos os nossos servidores e colaboradores durante esse período. Nosso time trabalhou severamente para que esses resultados fossem alcançados”, celebra o desembargador.
Outra conquista destacada pela Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR) foi o cumprimento de todas as metas em relação à capacitação para a obtenção do Selo Diamante, do Conselho Nacional de Justiça. “Isso nos enche de orgulho, pois são metas que têm indicadores bem altos. E nós sempre conseguimos atingir esses números ao longo dos anos”, conclui o desembargador Ramon de Medeiros Nogueira.
Reconhecimento e perspectivas
O encerramento da gestão 2021/2024 reafirma o compromisso da Ejud-PR com a qualidade e inovação no ensino judiciário. Com um trabalho pautado pela transparência, inclusão e eficiência, a Escola se consolida como referência nacional, contribuindo para um Judiciário mais acessível e preparado para atender às demandas da sociedade paranaense.
Fonte: TJPR
Justiça
TJPR aprova a 3ª edição do Plano de Logística Sustentável 2021-2026
Published
4 horas agoon
4 de abril de 2025
TJPR APROVA A 3ª EDIÇÃO DO PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL 2021-2026
Documento visa estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade no Judiciário paranaense durante o período
03/04/2025
Atualizado hoje
Foi aprovada, na segunda-feira (31/03), a 3ª edição do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (PLS-TJPR) ciclo 2021-2026. O plano traz uma atualização da segunda edição, com o objetivo de estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade no uso dos recursos utilizados no Tribunal, buscando uma melhor eficiência do gasto público e da gestão dos processos de trabalho.
A elaboração do PLS-TJPR resultou do trabalho integrado do Núcleo Socioambiental do Departamento de Planejamento e da Comissão de Gestão Socioambiental do TJPR com diversas unidades. O plano inclui metas socioambientais constantes no Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Paraná, ciclo 2021-2026, e outras metas associadas aos indicadores.
Entre os objetivos do plano estão: promover a transparência das despesas públicas, estimular a internalização da sustentabilidade na cultura e nas práticas organizacionais, servir como instrumento de governança nas contratações públicas, reduzir o impacto negativo das atividades do TJPR por meio da gestão adequada dos resíduos, e promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho e a capacitação do corpo funcional.
As diretrizes da proposta estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (ODS) e à Resolução nº 400/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O documento está integrado, ainda, ao Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Paraná 2021-2026 e apresenta indicadores de desempenho mínimos para avaliação do desenvolvimento ambiental, social e econômico da instituição.
Além disso, o PLS ainda estabelece metas a serem alcançadas na instituição até o ano de 2026, como:
- Reduzir em 10% o consumo de papel per capita até 2026;
- Reduzir gradativamente em 30% o consumo de copos descartáveis per capita;
- Manter o não fornecimento de água envasada descartável;
- Espera-se um aumento gradativo de até 10% em relação à linha de base de 2019;
- Destinar adequadamente 75% dos resíduos produzidos nas obras novas, reformas e manutenções, com um aumento de 5% ao ano.
Confira o Plano de Logística Sustentável do TJPR 2021-2026 na íntegra clicando aqui.
Fonte: TJPR

Relatório aponta desafios no crédito rural e oportunidades para exportação

MT realiza conferência sobre etanol de milho e discute desafios do setor

Angélica e Ingrid Guimarães são flagradas batendo papo durante treino: ‘Fofoqueira’

Mato Grosso realiza conferência sobre etanol de milho e discute desafios do setor

Mato Grosso enfrenta o caos, sem caminhões e com preços despencando
PARANÁ


Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina
As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas...


Com foco em IA, BRDE Labs apresenta empresas e conceito da edição de 2025
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a HOTMILK, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do...


OSP no MON, fim do Festival de Curitiba e visita noturna a museu marcam a agenda cultural
Com destaque para música, espetáculos, literatura e artes visuais, a agenda cultural desta semana traz uma programação diversa e inclusiva...
POLÍCIA


PCPR apreende 2,5 quilos de skunk após ação de cão farejador em Clevelândia
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu nesta quarta-feira (2) cerca de 2,5 quilos da droga skunk em Clevelândia, no...


PCPR prende homem em flagrante por violência doméstica em Pontal do Paraná
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 26 anos, pelo crime de violência doméstica. A...


Polícia Militar do Paraná deflagra Operação CME I, em Curitiba
Nesta quinta-feira (03), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Comando de Missões Especiais (CME), deflagrou a Operação...
ENTRETENIMENTO


Angélica e Ingrid Guimarães são flagradas batendo papo durante treino: ‘Fofoqueira’
Angélica, de 51 anos, treinou na manhã desta quinta-feira com Ingrid Guimarães, de 52. As artistas combinaram os looks e se...


Sabrina Sato e Nicolas Prattes retomam treinos após lua de mel: ‘Com meu Nicolas’
Toda viagem chega ao fim, até mesmo a lua de mel! Depois de dias de descanso e romance, Sabrina Sato, 44,...


Leandra Leal se despede da Rede Globo após 30 anos e declara: ‘Não é um fim’
Leandra Leal, de 42 anos, anunciou, nesta quinta-feira (3), o fim de seu contrato com a Globo. Em uma publicação...
ESPORTES


Flamengo inicia Libertadores com vitória sobre Deportivo Táchira
Nesta quinta-feira (03.04), o Flamengo iniciou sua trajetória na fase de grupos da Libertadores com uma vitória por 1 a...


Empate na Libertadores: Bahia e Internacional dividem pontos em Salvador
Nesta quinta-feira (03.04), no embate que marcou a primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, o Internacional e o...


Palmeiras estreia na Libertadores com vitória suada em Lima
Na tarde desta quinta-feira (03.04), o Palmeiras fez sua estreia na Libertadores de forma eletrizante, conquistando uma vitória apertada por...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ4 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
ENTRETENIMENTO7 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025
-
POLÍCIA7 dias ago
Polícia Militar do Paraná abre concurso público com 2.000 vagas