NOVA AURORA

PARANÁ

Programações de Ano-Novo encerram 2024 e movimentam o turismo do Paraná

Publicado em

O Paraná se prepara para um final de ano recheado de celebrações e comemorações, com eventos de réveillon distribuídos por várias regiões. Com apoio do Governo do Estado, os eventos fazem parte do calendário da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão responsável pela promoção comercial do setor turístico. As festividades celebram a chegada de 2025 com muita alegria, além, é claro, de impulsionarem o turismo e fortalecerem a economia local.

Organizadas pelas Prefeituras, as programações incluem luzes, músicas, decorações temáticas, atividades e shows de fogos (em alguns municípios). Os eventos reforçam o papel do turismo como um motor de desenvolvimento econômico, impulsionando o comércio local e gerando empregos.

Curitiba, Maringá, Londrina, Guarapuava, Foz do Iguaçu e Porto Rico são boas indicações de municípios para acompanhar a virada de ano, todos com programações próprias, que se aliam às opções e atrativos turísticos locais.

Leia Também:  Com apoio da PrFilm Commission, longa-metragem tem set de gravações no MON

Além de celebrar a virada do ano, as festividades dão aos paranaenses e aos visitantes a oportunidade de conhecerem mais das experiências e pontos turísticos de cada localidade. De shows da virada em grandes praças a quermesses e festas familiares, as celebrações contam com ampla diversidade. Confira outros municípios com programações de ano novo.

LITORAL – Os municípios do Litoral se destacam como principais destinos procurados por turistas e moradores para acompanhar a virada do ano. As cidades da região prometem encantar os visitantes com atrações musicais, shows de fogos e vistas privilegiada para o mar, uma excelente forma de passar o réveillon no Paraná.

NOROESTE – Em Atalaia, o Show de Réveillon acontece entre 28 de dezembro e 1º de janeiro, é uma das principais atrações, reunindo moradores e turistas em clima festivo. Já Campo Mourão celebra a Quermesse de Caravaggio no dia 29 de dezembro. O evento une elementos religiosos e culturais, trazendo música, gastronomia e a tradicional confraternização que marca o período.

Leia Também:  Campanha da Secretaria da Saúde marca o Setembro Amarelo no Paraná

Na cidade de Jardim Olinda, o pré-réveillon está marcado para o dia 30 de dezembro, enquanto Santa Isabel do Ivaí promete animar o público nos dias 30 e 31.

No último dia de 2024 acontecem programações em Planaltina do Paraná e Santa Mônica, com festas que prometem encantar com música e confraternização, atraindo visitantes e movimentando a economia local.

No dia 31 também acontecem programações de réveillon como a virada de ano de Diamante do Norte; o Show da Virada de Marilena; a Festa de Réveillon de Mariluz; e a Virada de Guairaçá.

NORTE E NORTE PIONEIRO – Em Santa Amélia e no município de Leópolis, as festas estão programadas para o dia 31 de dezembro, estendendo-se até a madrugada do primeiro dia de 2025. Congonhinhas também comemora o ano novo, iniciando as festividades no dia 30.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Estado lança edital para professores do ensino fundamental atuarem nos EUA

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Com apoio da PrFilm Commission, longa-metragem tem set de gravações no MON

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA