NOVA AURORA

PARANÁ

Escola de Gestão do Paraná bate recorde com mais de 80 mil certificados emitidos em 2024

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Escola de Gestão do Paraná, alcançou um novo marco em 2024 ao emitir 80.889 certificados de conclusão em cursos e capacitações promovidos ao longo do ano. O número representa um crescimento de 7% em relação a 2023, quando 73.499 certificados foram emitidos, consolidando o segundo recorde consecutivo na oferta de capacitações.

Vinculada à Secretaria da Administração e da Previdência (Seap), a Escola de Gestão do Paraná desempenha um papel estratégico na qualificação de servidores públicos estaduais. Em 2024, a plataforma atingiu 170 mil usuários cadastrados e 436 cursos oferecidos gratuitamente. Os cursos abrangem áreas como agricultura e meio ambiente, assistência social, educação, ferramentas digitais, gestão e administração, infraestrutura e logística, inovação, liderança, saúde e bem-estar, segurança pública, além de sistemas e legislação.

A diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano Justus, destacou a importância do trabalho contínuo para ampliar o alcance das capacitações. “Os números expressivos que alcançamos em 2024 refletem o compromisso em oferecer formações de qualidade e acessíveis a todos os servidores. Estamos construindo um Estado mais eficiente e preparado, com profissionais capacitados para enfrentar os desafios da gestão pública”, afirma.

Leia Também:  "Conexões": Balé Teatro Guaíra reúne coreógrafo francês, valsa e dança contemporânea

Além dos cursos regulares, a Escola mantém uma parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) para a oferta de bolsas de estudo em programas de pós-graduação nas universidades estaduais. Neste ano, 716 servidores públicos foram beneficiados, distribuídos em cursos como Gestão em Turismo, Economia Rural, Gestão Pública e Licitação e Contratos.

“Essa parceria é fundamental para fortalecer a qualificação técnica dos servidores e incentivar a aplicação prática do conhecimento na gestão pública”, destaca o secretário da Administração, Claudio Stabile.

MAIS PROCURADO – Em 2024, o curso com o maior número de certificações foi o de Segurança Escolar, que registrou 4.276 certificados emitidos. A capacitação é voltada principalmente aos profissionais que atuam em escolas e o escopo do Batalhão de Policiamento Escolar Comunitário.

A Escola de Gestão possui um catálogo permanente com mais de 100 cursos gratuitos à disposição de servidores e toda a comunidade. Acesse AQUI.

Leia Também:  Paraná tem o maior saldo de empregos de janeiro a julho desde 2021

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Bombeiros militares do Paraná disputam mundial de salvamento veicular em Portugal

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Turistas do cruzeiro foram recepcionados com ações culturais e sociais em Paranaguá

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA