PARANÁ
Reconhecimento de solidez fiscal e investimento público recorde marcaram 2024 no Paraná
Publicado em
21 de dezembro de 2024por

Se o Paraná já era um modelo de gestão fiscal, o ano de 2024 veio para consolidar essa imagem e confirmar o Estado como um dos mais competitivos, eficientes e confiáveis de todo o país. Entre reconhecimento internacional, avanços em rankings nacionais e investimentos recorde, foram diversas conquistas ao longo do ano.
Como aponta o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, o Paraná mostrou ao Brasil a força de sua gestão fiscal, como os diferentes sistemas de classificação apontaram — bons resultados que, segundo ele, são um sinal de que o Estado está no caminho certo. “São resultados que ilustram todo o trabalho e o esforço do Governo do Estado de fazer uma administração consciente e responsável”, diz. “É um trabalho contínuo de constante aperfeiçoamento”.
Além de ter sido confirmado como a quarta maior economia do país e a maior da Região Sul pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná também celebrou outros resultados igualmente positivos. É o caso do Ranking de Competitividade entre os Estados, que destacou as contas paranaenses como uma das melhores do Brasil. O levantamento realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) apontou o Estado como dos mais sólidos em termos fiscais, ocupando a 8ª colocação na lista geral — com destaque para a terceira posição conquistada no critério de Solvência Fiscal.
O índice é um dos nove pontos analisados pelo ranking dentro do pilar da Solidez Fiscal e considera a relação entre a dívida consolidada líquida (DCL) e sua receita corrente líquida (RCL) ao longo do ano. Em linhas gerais, é um indicador que mensura o quanto a dívida do Estado consome da sua receita: quanto melhor o indicador, mais recursos ficam livres para executar políticas públicas e investimentos.
E, nesse ponto, o Paraná apresentou um avanço bastante expressivo, saltando cinco posições em comparação a 2023, indo da oitava para a terceira melhor solvência do País.
De acordo com a diretora do Tesouro Estadual, Carin Deda, esse crescimento é reflexo de uma gestão planejada que busca melhorar as condições de pagamento e reduzir o saldo devedor da dívida pública constantemente. “Com uma dívida consolidada líquida cada vez menor em relação à receita corrente líquida, o Paraná se consolida como um estado financeiramente sólido e confiável, além de apresentar uma das menores DCLs do País”, afirma.
Este resultado deixa o Estado atrás apenas do Mato Grosso e do Espírito Santo e reflete o grande esforço de gestão da dívida ao longo dos últimos anos. Para o diretor-geral da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), Luiz Paulo Budal, isso expõe a responsabilidade do Paraná de controle da dívida e do controle fiscal, que permitiram chegar a um estágio de dívida negativa — ou seja, com disponibilidade financeira superior à dívida de longo prazo.
“Fizemos a lição de casa para termos um Estado realmente eficiente e responsável”, destaca Budal. “Hoje, o Paraná tem uma situação muito mais confortável do que no passado, reflexo do trabalho que construímos até aqui. E isso tem permitido mais investimentos para o cidadão”.
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NOTA A – O controle e a boa administração de suas finanças permitiram também ao Estado conquistar em 2024 a tão celebrada Capag A+, nota máxima da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) que classifica a capacidade dos estados brasileiros de honrar seus compromissos financeiros. Trata-se de uma espécie de selo de qualidade da União que atesta a capacidade de pagamento do Paraná.
A principal vantagem disso é que, com a classificação máxima, é possível ter acesso a financiamentos com juros mais baixos. Além disso, o Paraná deixa de ter um limite de valor para a obtenção de empréstimos que têm a União como sua garantidora e conta com espaço fiscal para operações de crédito que pode chegar a 12% da Receita Corrente Líquida (RCL). Isso significa um maior acesso a crédito, inclusive internacional, para grandes investimentos, por exemplo.
“Essa foi uma conquista histórica que obtivemos neste ano, fruto de muito esforço e responsabilidade”, destaca Norberto Ortigara. “É reflexo da boa gestão econômica que o Governo do Paraná vem adotando ao longo dos últimos anos e um passo importante para novas oportunidades e mais desenvolvimento para o futuro”.
RECONHECIMENTO INTERNACIONAL – E não foi apenas no Brasil que esse bom trabalho foi reconhecido. Em 2024, o Estado também melhorou aos olhos de agências internacionais, como no caso da Fitch Ratings, que elevou o perfil de crédito paranaense.
O Perfil de Crédito Individual (PCI) do Paraná avançou de bbb- para bbb, representando uma melhora na percepção do mercado na sua capacidade de solvência, seja em relação à sua liquidez como no próprio gerenciamento da dívida pública. Esse é o maior nível que um estado brasileiro pode alcançar, já que a metodologia da agência impede que as notas estaduais ultrapassem o nível nacional.
Como afirma a Fitch em seu relatório, isso sinaliza o bom momento de controle fiscal paranaense, principalmente na capacidade do governo de cumprir suas obrigações financeiras. E este novo selo de qualidade e confiança recebido — desta vez de âmbito internacional — pode atrair investidores e financiamentos em condições mais favoráveis, beneficiando o desenvolvimento de novos projetos.
INVESTIMENTO RECORDE – Ao mesmo tempo em que o controle fiscal foi destaque para o Brasil e o mundo, outra conquista marcou o Paraná internamente: o valor recorde investido pelo Estado. Entre janeiro e outubro de 2024, foram mais de R$ 5,3 bilhões empenhados.
Os empenhos correspondem à reserva de dinheiro do orçamento destinada para o pagamento de bens e serviços contratados — ou seja, são aqueles valores já separados e que são liberados à medida que as obras e demais serviços avançam.
Com isso, o resultado de 2024 já é 55,7% maior do que o valor reservado no mesmo período em 2023, quando o Governo do Estado empenhou R$ 3,4 bilhões. Isso representa um crescimento de R$ 1,9 bilhão em um ano, o maior crescimento em valores absolutos do país. Apenas para ter uma noção do que isso representa, somente este aumento já é superior ao valor investido por 12 estados brasileiros entre janeiro e outubro de 2024.
Olhando para o histórico do próprio Paraná, esses R$ 5,3 bilhões também representam o maior valor investido dos últimos 24 anos, mesmo quando se leva em conta os valores reais, ou seja, considerando a inflação de todo o período consultado.
De acordo com um levantamento realizado pela assessoria econômica da Secretaria da Fazenda (Sefa), o Estado teve um salto de 214,2% desde 2000 nesses investimentos — ou seja, mais do que o triplo registrado na época. O último pico apresentado havia sido em 2022, quando registrou R$ 4,71 bilhões ao longo de cinco bimestres.
Para Norberto Ortigara, o investimento é a forma de o Governo do Estado devolver ao cidadão os bons resultados de uma gestão eficiente das finanças. “O investimento tem a condição de mudar a realidade, de gerar oportunidades e tirar problemas históricos que nos afetam”, afirma Ortigara. “Fizemos, estamos fazendo e faremos todo o esforço de devolver mais recursos para a sociedade na forma de investimento público”.
DE OLHO EM 2025 – Se os números de 2024 foram bastante positivos, 2025 deve manter esses bons resultados. Prova disso é que a Proposta de Lei Orçamentária (PLOA) para o próximo ano já prevê um aumento de 60% nos investimentos. O texto descreve, ao todo, R$ 6,3 bilhões de todo o orçamento para diferentes áreas. Em valores absolutos, são R$ 2,4 bi a mais.
Desse montante, um terço deve ser destinado para obras de infraestrutura e transporte. São mais de R$ 2,1 bilhões alocados para melhorias em rodovias, asfaltamento e construção de novas vias — o que deve transformar o Paraná em um grande canteiro de obras. Isso inclui, por exemplo, a construção da Ponte de Guaratuba e a duplicação de rodovias como a PR-317 e a Rodovia dos Minérios, mas também de outros que devem começar nos próximos meses.
Além disso, a PLOA 2025 apresentada pela Sefa garante ainda outros R$ 2,1 bilhões para a contratação de bens e serviços para todas as áreas do governo e mais R$ 1,4 bilhão na compra de equipamentos. Fecham a conta mais R$ 700 mil dedicados a outros tipos de investimentos.
Fonte: Governo PR

PARANÁ
1 em cada 4 alimentos da agricultura familiar destinados às escolas do Paraná são orgânicos
Published
1 hora agoon
18 de abril de 2025By

Pães caseiros, frutas, verduras e sucos naturais. Esses foram alguns dos alimentos orgânicos na alimentação escolar dos estudantes da rede estadual de ensino no último ano. A maior parte dos ingredientes é proveniente da agricultura familiar – 20 mil famílias paranaenses fornecem, para as escolas, mais de 10 mil toneladas de alimentos anualmente. Cerca de 1,4 mil dessas famílias atendem a demanda de orgânicos, que representa mais de 2,7 mil toneladas ou 25% de todos os produtos que vêm da agricultura familiar.
Em 2025, esse percentual tende a aumentar. O Governo do Paraná prevê incluir novos alimentos orgânicos ao cardápio. O processo de aquisição de leite e iogurte natural orgânicos já está em andamento.
Pela primeira vez, o Governo do Paraná participa com recursos próprios do montante utilizado para a contratação de produtos da agricultura familiar. A lei federal que esteve anteriormente em vigor limitava o valor para compras desse tipo a um teto de R$ 100 milhões. A partir da vigência da nova Lei de Licitações (nº 14133/2021), recursos estaduais também poderão ser aportados para esse fim, e o Governo do Paraná já destinou um adicional de R$ 175 milhões a essas contratações, chegando a R$ 275 milhões.
“No último ano, todas as escolas estaduais do Paraná receberam algum alimento orgânico, como frutas, arroz, legumes e tubérculos. Com a nova lei de licitação, pudemos estimular a participação de mais famílias de agricultores em nossa chamada pública. Ampliamos a oferta de alimentos oriundos da agricultura familiar aos nossos estudantes da rede pública do estado”, diz Eliane Teruel Carmona, diretora-presidente da Fundepar, responsável pela gestão estadual do programa voltado à alimentação escolar.
Os alimentos orgânicos são servidos pelo Governo do Paraná desde 2011, porém a quantidade e a variedade de opções vêm sendo ampliadas nos últimos anos, com a contribuição de iniciativas como o programa Paraná Mais Orgânico, que orienta os agricultores familiares com interesse em investir na produção orgânica.
Mais de 195 mil estudantes da rede pública estadual de ensino têm frutas, hortaliças, legumes, temperos e tubérculos 100% orgânicos na alimentação escolar. Eles representam cerca de 20% dos estudantes da rede e estão distribuídos em 209 escolas de dez municípios do Paraná: Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campo Magro, Cerro Azul, Curitiba, Doutor Ulysses, Mandirituba, Pinhais, São Mateus do Sul e Tijucas do Sul.
Além dos orgânicos provenientes da agricultura familiar – em maioria frutas, legumes e tubérculos –, também fazem parte do cardápio da alimentação escolar o arroz e feijões orgânicos, adquiridos via licitação. Com mais de 700 toneladas consumidas no ano passado, o arroz orgânico está presente em escolas de todos os 399 municípios paranaenses.
CARDÁPIO – A equipe de nutricionistas da Fundepar reavalia as opções de cardápio da alimentação escolar a cada 2 meses, de modo a garantir sempre a segurança alimentar e nutricional dos estudantes.
Frutas, verduras e legumes são servidos todos os dias nas escolas da rede pública estadual, para cerca de 1 milhão de alunos. Uma média de 100 gramas por dia de proteína animal também é calculada para compor o cardápio do bimestre de cada aluno. A alimentação escolar é responsável pelo suprimento de pelo menos 30% das necessidades alimentares dos estudantes.
“Sabemos que o rendimento escolar dos estudantes está diretamente relacionado à segurança alimentar e à qualidade nutricional das refeições. Por isso, todo investimento que fazemos em alimentação escolar é também um investimento no aprendizado dos nossos alunos em sala de aula”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
O acesso dos estudantes a uma alimentação mais saudável na escola, com alimentos de qualidade e distribuídos em refeições balanceadas, é prioridade para a equipe de nutricionistas da Fundepar e também funciona como uma medida educativa dentro do universo da comunidade escolar.
A Fundepar possui uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa-PR) no sentido de realizar a análise de resíduos de agrotóxicos nas amostras de alimentos a serem adquiridos e garantir que as exigências da legislação sejam cumpridas em todas as compras.
“Mais do que garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes no período em que ficam na escola, estamos pensando no incentivo a hábitos que todos podem cultivar ao longo da vida: o de buscar alimentos mais saudáveis, para uma vida mais equilibrada e feliz”, diz a nutricionista Responsável Técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar da Fundepar, Andréa Bruginski.
CHAMADA PÚBLICA – A seleção dos produtos da agricultura familiar dispensa o procedimento licitatório, pois é feita por meio de chamadas públicas: os critérios são estabelecidos no edital de convocação exclusivo para agricultura familiar, publicado no site da Fundepar e aberto ao credenciamento das associações, cooperativas e dos produtores interessados.
As prioridades de seleção incluem fornecedores que mantenham proximidade a uma comunidade escolar, associações que possuam mais de 50% de agricultores assentados da reforma agrária, indígenas ou quilombolas e, por fim, se dentro dessas propostas há produção de alimento orgânico. Caso o fornecedor tenha interesse em ofertar um orgânico, ele manifesta esse diferencial no processo da chamada pública e envia a certificação que comprova a produção diferenciada.
Fonte: Governo PR

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