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Investimentos do Lote 6 vão garantir o crescimento do Paraná, diz Ratinho Junior

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Os R$ 20 bilhões em investimentos previstos para o Lote 6 das concessões rodoviárias vão garantir que as obras e melhorias necessárias para que as estradas do Paraná atendam o crescimento do Estado pelas próximas décadas. Foi o que afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta quinta-feira (19), após o Grupo EPR arrematar, na B3, em São Paulo, um novo lote de concessões.

A concessão, que engloba 662 quilômetros de estradas das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, completa todo o eixo da BR-277, desde a fronteira com o Paraguai e a Argentina, até o Porto de Paranaguá, contemplando alguns dos mais importantes polos produtivos do Estado.

“A região que este lote atende é a que mais vai crescer no Estado até 2050, de acordo com as projeções do Ipardes, graças à força do agronegócio, das cooperativas e do setor produtivo em geral. Por isso estes investimentos, que são os maiores da América Latina em malha rodoviária, são fundamentais para atender a esta demanda”, afirmou Ratinho Junior.

O trecho acumula o maior volume de obras de todos os seis lotes do pacote de concessões do Paraná, com mais de 460 quilômetros de duplicações. A proposta vencedora ofereceu um desconto de 0,08% na tarifa de referência, o que, na prática, significa um valor de pedágio ao usuário cerca de 30% mais barato do que o que seria praticado pelo contrato anterior se as tarifas antigas ainda estivessem vigentes.

De todos os investimentos previstos, R$ 12,6 bilhões serão aplicados em grandes obras (Capex) e R$ 7,4 bilhões em manutenção e operação (Opex) das estradas. O lote engloba as rodovias BR-163, BR-277, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483. Além das duplicações, o contrato prevê contornos, viadutos e passarelas nas estradas, que passam por mais de 30 cidades do Estado.

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“Este leilão, pelos valores envolvidos, era o mais desafiador do nosso pacote de concessões. Mas construímos um modelo de concessão em que temos a garantia de que serão realizados, com empresas que têm condição financeira e capacidade técnica para realizar as obras previstas dando descontos justos nas tarifas”, disse o governador.

EXEMPLO – Ao todo, o pacote de concessões do Paraná engloba 3,3 mil quilômetros de rodovias e mais de R$ 50 bilhões em investimentos, divididos em seis lotes. Em 2023, os dois primeiros leilões garantiram contratos de R$ 18,7 bilhões em investimentos em mais de mil quilômetros de estradas. No Lote 3, arrematado no início de dezembro, estão previstos mais R$ 16 bilhões em investimentos. Outros dois leilões serão realizados em 2025, completando o pacote.

Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, o modelo escolhido para as concessões de rodovias paranaenses serve de exemplo para o restante do País, já que garantem grandes volumes de obras e impulsionam o desenvolvimento regional. “Com estes investimentos, o Paraná vai ser cada vez mais um estado mais forte, que vai seguir dando bons exemplos para o País”, afirmou.

Além de capacitarem as rodovias paranaenses para viagens mais seguras e ágeis, as duplicações previstas no pacote de concessões têm potencial de induzir outros investimentos pelo Estado, gerando emprega e renda. “Quando você duplica uma rodovia, cada real investido gera uma externalidade positiva na economia que gera investimentos privados naquela região até cinco vezes maiores”, disse o ministro.

OBRAS – Com os 462 km de duplicações previstos para o Lote 6, toda a BR-277 terá faixas duplas, uma demanda antiga da população e do setor produtivo paranaense. O contrato também prevê obras importantes no perímetro urbano de Cascavel, na ligação entre Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu e na conexão entre o Oeste e Guarapuava, por exemplo.

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Mesmo com este volume de aportes, algumas praças de pedágio terão desconto de quase 40% nas tarifas. Na praça de pedágio de São Miguel do Iguaçu, o desconto comparado com a antiga tarifa reajustada a valores atuais chega a 38,3%. Nas praças de Laranjeiras do Sul e de Cascavel, os descontos nas mesmas comparações são de mais de 34%

“É um modelo que alia obras de mobilidade para o setor produtivo, que salva vidas com estradas mais seguras e ainda diminuem os custos para quem transita por estas rodovias, com tarifas mais justas. Tudo isso, em processos totalmente transparentes”, afirmou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

SUDOESTE – A região Sudoeste também está incluída no Lote 6, estreando em concessões rodoviárias. Entre as obras estão a duplicação de 141 km de rodovias entre Cascavel e Pato Branco, por exemplo.

“É uma região que por muitos anos ficou fora das concessões, mas que agora receberá um grande volume de investimentos, se conectando à BR-277. Isso dá garantia de competitividade e dignidade a longo prazo para os moradores da região, corrigindo uma questão histórica, que afetou o Sudoeste por muitos anos”, afirmou o secretário de Planejamento, Guto Silva.

Também estão previstas as obras de construção do novo Contorno de Lindoeste e de Marmeleiro, além de duplicações em Realeza, Pato Branco, Vitorino e Francisco Beltrão.

Fonte: Governo PR

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Transfusão de sangue imediata no local do acidente salvou vida de criança de 5 anos

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Primeira paciente pediátrica do Paraná a receber transfusão de sangue no próprio local do acidente, a menina Maria Laura Ferraz, 5 anos, vai receber alta nesta quinta-feira (26), após 14 dias internada no Hospital Universitário de Maringá, 12 deles na UTI. Ela vai reencontrar a mãe, Luciana, de 36 anos, que também ficou internada sete dias na UTI do mesmo hospital e recebeu alta na última quinta-feira (19).

Ambas voltavam de uma consulta médica da menina na cidade de Carlópolis, no dia 12 de dezembro, quando o veículo da prefeitura de Jabuti em que estavam se envolveu em um acidente grave com outro veículo na BR-153, perto de Ibaiti, que vitimou duas pessoas. Dois helicópteros, além de uma ambulância por terra, foram acionados para resgatar as vítimas. Com lesões graves no intestino, fígado e baço, Maria Laura não podia esperar: necessitava de uma transfusão de sangue imediata para ter condições de chegar ao hospital. O que foi feito na aeronave e a salvou.

“Esse equipamento de transfusão de sangue no próprio local fez toda a diferença para minha filha. Não fosse isso, minha família teria um Natal com muita tristeza, chorando a perda da nossa filha. Posso dizer sem dúvida nenhuma que minha filha nasceu de volta graças a esse equipamento”, comemora o pai da menina, o gerente de supermercado Josilei Ferraz, de 40 anos.

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O resgate de Maria Laura foi feito pela equipe do doutor Maurício Lemos, coordenador médico da operação aeromédica de Maringá. Ele lembra que quando chegou ao local do acidente, o batimento cardíaco de Maria Laura estava muito acelerado pela perda de sangue na região da barriga. “Até então, eu não havia transfundido nenhuma criança no local do acidente, apenas adultos. Mas ali não tinha escolha. Ou eu fazia a transfusão de sangue, ou a menina ia morrer pela gravidade em que ela se encontrava”, ressalta o médico, que visitou Maria Laura no hospital nesta quarta-feira (25) de Natal.  “Foi emocionante visitar essa menina, porque eu a vi morrendo e agora ela está pronta para voltar para casa graças ao procedimento que fizemos naquele momento exato”, relata Lemos.

Desde que o sistema foi implantado, a base de Maringá havia realizado 42 transfusões de sangue na aeronave que opera o sistema. Nenhuma, até então, em criança. “Naquele momento, avaliei todos os critérios técnicos e ela tinha condições de passar pelo procedimento. Tanto que quando passei o sangue ela já começou a estabilizar, o que permitiu que chegássemos até o hospital onde ela foi atendida”, explica Lemos.  

A diretora estadual da Rede de Atenção às Urgências, Giovana Fratin, enfatiza que a hemotransfusão maciça – como é chamado o processo – melhora a condição do paciente até a chegada ao hospital de referência. Portanto, é muitas vezes a diferença entre a vida e a morte do paciente. “São muitas ações dentro de uma estratégia de atenção à saúde, realizada pelo governo do Paraná, entre elas esse caso da hemotransfusão no pré-hospitalar”, aponta.

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SERVIÇO AEROMÉDICO – O atendimento aeromédico do Paraná é reconhecido nacionalmente. Operado pelo Sistema Estadual de Regulação de Urgência, cobre todo o estado com cinco bases estratégicas localizadas em Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.

Além de atender vítimas de trauma, o serviço realiza transporte de órgãos para transplantes, sendo uma peça-chave no sistema de saúde estadual.

A base de Maringá também se destaca por ser a primeira do Paraná a empregar hemotransfusão em vítimas graves diretamente na cena de trauma.

Até novembro, o serviço aeromédico do Paraná havia atendido 3.292 pacientes no ano de 2024. Em 2023, o estado registrou um recorde histórico, com 4.003 atendimentos. Além de resgates e transferências, esses números incluem o transporte de órgãos, reforçando o papel essencial do serviço na saúde pública.

“Sob a liderança do governador Ratinho Junior, estamos alcançando marcas históricas na rede de cuidado em urgência e emergência do Paraná. Há dois anos, esse esforço nos levou a atingir a cobertura total do território paranaense pelo Samu. Esse resultado assegura um atendimento ágil e eficiente, reforçando nosso compromisso com a missão de salvar vidas”, destaca o secretário de Saúde do Estado, Beto Preto.

Fonte: Governo PR

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